A maior estrela já descoberta no universo está morrendo

Por , em 20.10.2013

W26, uma supergigante vermelha 1.500 vezes maior do que o nosso sol, é a maior estrela conhecida no universo.

Agora, novas observações revelam que ela está morrendo. Observar esse processo poderia ajudar os cientistas a entenderem como esses objetos enormes abastecem o cosmos com ingredientes necessários para a formação planetária e, possivelmente, até mesmo para a vida.

A W26 está entre centenas de milhares de estrelas que compõem um aglomerado conhecido como Westerlund 1, a maior congregação de estrelas na Via Láctea, a apenas 16 mil anos-luz da Terra.

Enquanto investigavam Westerlund 1, os cientistas da Real Sociedade Astronômica (Inglaterra), liderados por Nick Wright, fizeram uma descoberta inesperada: uma enorme nuvem de gás hidrogênio ionizado cercando a W26 (são as áreas verdes brilhantes na imagem abaixo).

Essa “aura esmeralda” da W26 a diferencia da maioria das outras estrelas no aglomerado, que aparecem em ouro avermelhado.

ku-xlarge

Segundo os pesquisadores, esta é a primeira nebulosa ionizada já descoberta em torno de uma supergigante vermelha.

Investigações de acompanhamento que vão analisar a nebulosa com imagens de alta resolução podem fornecer aos astrônomos um olhar sem precedentes de como a W26 e outras supernovas potencialmente reabastecem o meio interestelar com os materiais necessários para a formação de planetas rochosos como a Terra, possivelmente dando origem à vida em si.

As conclusões dos pesquisadores serão publicadas na última edição da Monthly Notices da Royal Astronomical Society, e podem ser lidas de forma gratuita (em inglês) no arXiv. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,67 de 5)

14 comentários

  • Maiquel Machado:

    Pois é pessoal acho que a VY Canis Majoris perdeu o posto faz tempo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_known_stars
    UY Scuti

    • Cecílio Andrade:

      O que ocorre é que a VY Cão Maior está perdendo massa equivalente a trinta terras por ano, formando uma grande nebulosa em sua volta.

    • Cecílio Andrade:

      Devido a essa nebulosa fica difícil calcular seu real tamanho que era de aproximadamente de 2000x raio do sol.

  • José De Almeida:

    Todas as estrelas estão morrendo? Enquanto se vive caminha para a morte. Até as estrelas.

  • Alex R.M:

    ja q ela está tão distante assim, na verdade, ja está extinta. pois o telescopio q à observou, viu como ela era a 16 mil anos atra.z

    • Marcelo Ribeiro:

      Isso é um segundo na vida de uma estrela.

  • Rodrigo Pimentel:

    A VY Canis não é mais a maior estrela do universo

  • Mariano Bonfim:

    A maior de todas é a VY Canis Majoris,não essa noob aí!

    • Luciano Oliveira:

      Esta atrasado meu jovem, faz tempo que VY Canis Majoris perdeu esse posto.

  • Luís Tony Correia:

    Então faria sentido dizer que todos os planetas do sistema solar, e o sol, são resultado da reação de uma estrela bem maior? :F

  • Chico Lobo:

    Até onde eu sei e estudei e acompanhei na mídia especializada, a maior estrela já mensurada pela ciência astronômica e astrofísica é a “YV CANIS MAJOR” com mais de UM BILHÃO de vezes maior que o Sol, e não esta apontada nessa reportagem.

    A mídia de modo geral é mal informada e geralmente descompromissada com a verdade… publica coisas absurdamente distantes da realidade por pura especulação e sensacionalismo de imprensa.

    É preciso sempre ter muito cuidado com o que reproduzimos dela, pois podemos levar avante inverdades científicas que servem mais para causar polêmicas desnecessárias do que informar e esclarecer fatos concretos.

    • Cecílio Andrade:

      A VY Cão Maior perde massa equivalente a 30 terras por ano, por isso fica difícil calcular seu real tamanho que era de 2000 raio.

  • johnnymatiello:

    Mas a maior estrela do universo não é a VY Canis Majoris?
    As informações na internet lhe garantem tal título, veja-se:
    “A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol. O diâmetro da superstar equivale a nove vezes a distância da Terra ao Sol!”
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-maior-estrela-do-universo

  • Evandro Melo:

    Perae, que eu saiba a maior estrela conhecida é a VY Canis Majoris, na constelação de cão maior. Não é?

Deixe seu comentário!