Ícone do site HypeScience

A mão biônica está a cada vez “mais mão”

O campo das próteses de órgãos tem evoluído muito nos últimos tempos e facilitado a vida de muita gente. Agora, saiu aí uma boa notícia para quem não tem uma das mãos: a mão mioelétrica. Desenvolvida por uma empresa tecnológica da Grã-Bretanha, a nova prótese estará disponível no mercado em junho.

Já existem mãos biônicas semelhantes, em que se podem contrair os dedos. O novo diferencial é a articulação de pulso que a mioelétrica vai oferecer. Além disso, alguns controles que antes eram feitos na base de cabos USB agora são com computador sem fio. E as facilidades para o usuário não terminam aí: o novo modelo permite uma maior mobilidade para funções difíceis, tais como segurar objetos e digitar.

Um vídeo que mostra a mão biônica em ação pode ser visto abaixo. Basicamente, funciona da seguinte forma: os músculos do braço são ligados à superfície na ponta da mão mioelétrica. As contrações são registradas por um chip, que entende o comando do músculo e contrai a mão em resposta.

E se você está imaginando que vai encontrar pessoas na rua com uma mão metálica prateada, enganou-se. As mãos serão revestidas com uma pele artificial de silicone, em dezenove tons de cor diferentes. Quem estiver por perto pode nem perceber que a pessoa ao lado tem uma mão artificial. [Daily Tech]

Sair da versão mobile