A ponte de água flutuante

Por , em 8.02.2014

Ela nos hidrata e é uma delícia mergulhar nela em um dia quente de verão. Mas o fato da água ser o composto químico mais importante do planeta não significa que nós sabemos tudo sobre ela. Prova disso é que, poucos anos atrás, uma nova propriedade totalmente imprevista foi descoberta: É possível formar pontes flutuantes de água usando alta voltagem.

Quando um campo elétrico de alta voltagem é aplicado (no caso do vídeo 30 mil volts) uma ponte se forma entre os dois recipientes e é como se desafiasse a gravidade.

Cientistas descobriram que a água estava sendo transportada em um recipiente para o outro. A corrente elétrica altera a densidade da água mudando a estrutura do líquido próximo ao bico dos recipientes. A temperatura da água aumenta gradativamente dos 20 até 60ºC. Neste ponto a ponte se partia. [YouTube, Phys.org e dica de Cesar Grossmann]

• Luhan Outl:

um defeito dos cientistas é eles sempre falarem de algo como se soubessem do que estão falando, só para justificar anos de estudo que não levaram a nada

• Mario M. Junior:

Na verdade a água possui equilíbrio iônico e não conduz eletricidade, são os sais nela dissolvidos que a faz conduzir.