A tristeza faz bem para você, afirmam cientistas

Por , em 15.01.2009

Quando um dos maiores poetas da nossa literatura, Vinícius de Moraes, escreveu “Que todo grande amor só é bem grande se for triste / Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer / Pois todos os caminhos me encaminham pra você”, nem imaginava que sua canção tinha embasamento científico.

Atualmente, há uma certa obsessão pela busca da felicidade e da satisfação. O problema é que a tristeza é um sentimento comum e benéfico para o ser humano. Evitá-la por meio de drogas e tratamentos pode não ser uma boa idéia.

Estudiosos de psicopatologias estão preocupados com essa tendência de evitar o sofrimento com remédios. A depressão tem atingido o ser humano a milhares de anos e, segundo especialistas, tem ajudado na evolução de espécie e no amadurecimento de indivíduos.

O professor de psiquiatria Jerome Wakefield afirmou que a tristeza nos ajuda a aprender com nossos erros. “Acredito que uma das funções das emoções negativas intensas é de parar o nosso funcionamento normal. Assim podemos nos concentrar em algo diferente”, afirmou.

Também podemos tomar a tristeza como um empecilho psicológico para que evitemos cometer os mesmos erros mais de uma vez. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,60 de 5)

5 comentários

  • Zenildo Britto Junior:

    Eu sou uma pessoa triste que sempre esta chorando ou brigando com deus;até parece que é coisa de familia quando minha mãe erra pequena sofreu muito,eu comecei a sofrer quando eu nasci, tive que corta um pedaço da lingua,tive problema no coração e ossos fracos. 🙁
    A Fé tem que ser maior,e temos que sempre acreditar e sonhar pra tentar sermos felizes.

  • Jucileide:

    tristeza; as pessoas pesebem no olha de cada ser hurmano não acho que tristeza faz bem pra ninguem, ao contrario faz mal todo ser vivo.

  • Clement:

    A tristeza, quando corretamente vivenciada, é sempre benéfica!
    Digo corretamente, quando há respaldo moral, ético e naturalmente espiritual envolvido.
    O problema é a bomba de sociedade capitalista de consumo que vivemos, onde os valores estão invertidos e parar no tempo, ainda que para o nosso bem, é visto de forma totalmente desprezível e negligenciável.

  • Sr. Destino:

    Tem toda a razao inclusive no final onde ele fala: Também podemos tomar a tristeza como um empecilho psicológico para que evitemos cometer os mesmos erros mais de uma vez…..Isso e verdade e como todo amor tem suas tristezas uma delas aconteceu e esta presente ate hoje, eu simplesmente eu era apaixonado por uma linda moca que ate hoje ainda o vejo , mas o que aconteceu e que muito antes eu era jovem e rebelde e com essa rebeldia eu me afastei desta linda moca durante 4 anos, sinceramente tentei voltar com ela e tento ate hoje mas nao tenho sua resposta e ate pq tinha descoberto que ela ja tem alguem especial, ate hoje choro e sofro pelo erro cometido que fiz, o erro? o erro de ter me afastado delas, sao 2 mocas,sao irmas e ainda por cima gemeas,mas o que eu queria e quero e somente ter o amor de 1 delas…..(tristeza)….

  • Beths Loureiro:

    (…) Então a doença mais comum nos ultimos tempo faz bem pra saúde???
    Como medir um grau de tristeza pois muitos depressivos cometem suicidios… Existe um limite de tristeza que faz bem, pra depois ela começar a fazer mal????

Deixe seu comentário!