Ícone do site HypeScience

Assista este helicóptero se desintegrar sozinho

Geralmente, uma aterrissagem de helicóptero é um momento quase solene, no qual o imponente veículo desloca o ar debaixo de si e para de girar as hélices suavemente quando toca o chão. Não foi o que aconteceu na última quarta feira (dia 22), em Belém, no Pará. Após descer ao solo, um helicóptero do Corpo de Bombeiros do estado começou a tremer intensamente e a se desmanchar!

Foi o próprio Corpo de Bombeiros que registrou, em vídeo, este inusitado acontecimento. Segundo informações da Agência de notícias Pará, havia quatro pessoas a bordo, mas nenhuma delas teve ferimentos graves, e foram encaminhadas a exames médicos por precaução.

O que se vê no vídeo é impressionante. Imediatamente após o pouso, o helicóptero começa a sacudir com violência. Depois de cerca de quinze segundos, tamanha é a força da “chacoalhada” que o helicóptero começa a se desintegrar. As portas se desprendem, o bico da aeronave salta para a frente e a cauda se parte em duas. Só com o helicóptero em frangalhos é que os bombeiros se aproximam para verificar as avarias.

O motivo do acidente, segundo especialistas, é uma anomalia mecânica chamada de “ressonância de solo”. Tal fenômeno acontece quando as vibrações do helicóptero direcionadas ao solo acabam se voltando contra ele mesmo. Este fluxo contrário tem um impacto tão poderoso que faz o veículo se despedaçar. [Agência Pará]

Sair da versão mobile