Acidente de moto fez o coração desse cara RODAR DENTRO DE SEU PEITO

Por , em 6.01.2015

Essa não é uma notícia sensacionalista. É sensacional mesmo.

De acordo com um relatório recente feito no New England Journal of Medicine (NEJM), o coração de um homem foi parar do lado direito do peito em virtude de um acidente de moto. Nem preciso dizer que o caso é extremamente raro.

Como isso aconteceu?

Um homem de 48 anos de idade foi levado ao departamento de emergência de um hospital italiano após sofrer um acidente de moto e acabar com um trauma torácico. Na sequência de um exame para reunir informações sobre a sua frequência cardíaca, a equipe médica teve fortes suspeitas de que ele poderia estar apresentando um caso de dextrocardia, em que o coração está situado no lado direito do corpo, e não no esquerdo – como na maioria das pessoas.

Diagnóstico na mosca

Radiografias de tórax subsequentes e uma tomografia computadorizada demonstraram que o coração tinha girado 90 graus para a direita. Ele também tinha sofrido outras lesões, incluindo múltiplas fraturas de costela e pneumotórax, que é uma coleção de ar na cavidade pleural que faz com que o pulmão entre em colapso. Após a realização de uma tomografia computadorizada, eles descobriram que a artéria pulmonar, a aorta, os dois átrios e dois ventrículos tinham mesmo rodado para a direita.

É quase inacreditável

“Este é um achado anatômico muito interessante, e muito incomum”, disse o Dr. Gregory Fontana, presidente do departamento de cirurgia cardiotorácica do Hospital Lenox Hill, em Nova York, que não estava envolvido no caso. Ele também disse, espantado como todos nós, que nunca tinha visto nada parecido com aquilo.

De acordo com Fontana, a compressão do ar que foi espremido para fora dos pulmões em virtude do acidente provavelmente foi a responsável por empurrar o coração e o fazer rodar – e não o impacto do acidente em si.

Vivo e passando bem

O homem passou por drenagem torácica e 24 horas depois seu coração foi revertido para sua posição original. Infelizmente, ele também teve que ter seu baço removido em um procedimento de emergência.

Uma investigação após esses procedimentos descobriu que, apesar do trauma, que constringiu temporariamente os seus vasos sanguíneos, o coração do homem não pareceu ter sofrido qualquer dano.

Esse caso com certeza entra para a série de “enigmas da medicina”.[iflscience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!