Ícone do site HypeScience

Adoçantes artificiais podem elevar o nível de açúcar no sangue

Parece senso comum que os alimentos rotulados “sem açúcar” não teriam nenhum efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. Mas às vezes eles têm.

A maioria dos adoçantes – sacarina, aspartame e sucralose, por exemplo – oferecem a doçura do açúcar sem as calorias do mesmo. Eles não contêm carboidratos e, portanto, não têm nenhum efeito sobre o açúcar no sangue. Mas alguns adoçantes por vezes rotulados “sem açúcar” na verdade contêm um substituto chamado de alcoóis de açúcar.

Eles estão cada vez mais presentes em produtos rotulados diet, como biscoitos, balas e chocolates. Isso pode ser um problema para quem realmente precisa comprar alimentos sem açúcar.

Os alcoóis de açúcar levam seu nome a partir de sua estrutura, que parece um cruzamento entre uma molécula de álcool e açúcar, mas tecnicamente não é nenhuma. Apesar de eles fornecerem menos calorias do que o açúcar normal – em geral 1,5 a 3 calorias por grama, contra 4 calorias por grama de açúcar – eles ainda podem aumentar ligeiramente o açúcar no sangue.

Segundo as autoridades de saúde, uma maneira de contá-los é contar metade dos gramas de álcool de açúcar em um produto como carboidrato, uma vez que somente cerca de metade do teor de álcool de açúcar é realmente digerido. Você pode identificar alcoóis de açúcar em um ingrediente procurando por palavras que terminam em “-ol”, como o sorbitol, maltitol e xilitol. E em alimentos rotulados “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar”, a contagem precisa de álcool de açúcar deve ser indicada separadamente sob as informações nutricionais. [NewYorkTimes]

Sair da versão mobile