Adolescente saudável é adolescente feliz

Por , em 5.03.2012

Se beber, fumar e comer porcaria for só uma fase passageira para o adolescente revoltado, melhor. Um novo estudo diz que adolescentes que tem esse comportamento são significativamente mais infelizes do que os mais saudáveis.

A pesquisa mostra também que a idade de 12 a 13 anos é crucial, quando os jovens se afastam dos hábitos saudáveis e começam a se envolver em comportamentos de risco.

A pesquisa, que utilizou informações de um estudo de longo prazo em 40.000 lares britânicos, analisou as respostas de 5.000 jovens entre as idades de 10 a 15 anos quanto aos seus comportamentos relacionados à saúde e níveis de felicidade.

12% dos adolescentes com 13 a 15 anos declararam que fumavam em comparação com 2% dos de 10 a 12 anos de idade. Os números de consumo de álcool foram ainda mais impressionantes, com 8% dos adolescentes de 10 a 12 anos relatando ter bebido algo alcoólico no último mês, subindo para 41% entre os de 13 a 15 anos de idade.

A pesquisa mostrou também que entre as idades de 13 e 15, quando os jovens têm mais autonomia sobre suas escolhas de estilo de vida, o consumo de alimentos torna-se menos saudável e sua participação em exercícios físicos reduz.

Apenas 11% dos que tinham 13 a 15 anos relataram o consumo de 5 ou mais porções de frutas e legumes por dia, e mesmo entre os de 10 a 12 anos, menos de um quinto relatou comer frutas e legumes 5 ou mais vezes por dia.

Os resultados mostram que:

  • Os jovens que nunca beberam qualquer bebida alcoólica tinham entre quatro e seis vezes mais chances de ter níveis mais elevados de felicidade do que aqueles que relataram algum consumo de álcool.
  • Jovens que fumavam eram cerca de cinco vezes menos propensos a ter pontuações altas felicidade em comparação com aqueles que nunca fumaram.
  • Maior consumo de frutas e vegetais e menor consumo de batatas fritas, doces e refrigerantes foram ambos associados com alta felicidade.
  • Quanto mais horas de esporte os adolescentes participavam por semana, mais felizes eram.

Os pesquisadores acreditam que comportamentos pouco saudáveis como fumar, beber álcool e não fazer exercício estão intimamente ligados com a felicidade (substancialmente mais baixa) entre os adolescentes, mesmo quando fatores sócio-demográficos, tais como sexo, idade,renda familiar e escolaridade dos pais são levados em conta.

“O que esta pesquisa nos mostra é que os jovens de todo o espectro social não estão comendo alimentos saudáveis e estão começando a consumir álcool em tenra idade. Isso leva a problemas mais tarde, consequências de longo prazo para a saúde e bem-estar na idade adulta. Ajudar os jovens a reduzir escolhas prejudiciais à saúde pode reduzir o número de adultos em risco de doença crônica por causa de seu baixo bem-estar”, disse Cara Booker, uma das coautoras da pesquisa.[ScienceDaily]

5 comentários

  • Mario:

    em tempos de PT a Perda é Total.

  • Vitor:

    Que matéria mais óbvia.

  • ALAN:

    Felicidade demais faz mal a saúde.

  • Igor:

    Álcool não foi feito para ser ingerido por humanos, não sei como alguém consegue gostar daquilo, alguns bebem “socialmente“ mas isso eh pura fraqueza de personalidade, só pq todos fazem isso, a GRANDE maioria não resiste ao efeito manada, e acaba aderindo ao álcool, mas na minha opinião ele serve melhor pra limpar privadas doq para ser ingerido, só causa destruição de vidas, nada mais, a unica circunstância em que bebo eh quando minha namorada me pede muito, mas isso eh pq eu simplesmente não consigo negar um pedido dela xD.

  • haha:

    Bebo socialmente e sou muito feliz!

Deixe seu comentário!