Enquanto estudava para uma prova de História, Nick D’Aloisio imaginou como seria bom se um aplicativo para celular “quebrasse” textos na internet em “porções” menores, facilitando sua leitura em telas pequenas. Colocou a mão na massa e, dois anos mais tarde, a ideia lhe rendeu uma fortuna – literalmente.
D’Aloisio lançou o aplicativo Trim It, que usa um algoritmo para resumir textos em 400 caracteres – se o usuário quiser ler na íntegra, basta um toque. A ideia recebeu suporte da empresa Horizons Ventures e, em seguida, de outros investidores, como o ator Ashton Kutcher, a artista Yoko Ono e o empresário midiático Rupert Murdoch.
Quatro meses após o lançamento da versão atual do aplicativo (Summly), em novembro de 2012, o suporte financeiro e o sucesso entre usuários (o Summly havia sido baixado quase 1 milhão de vezes) atraíram a atenção do Yahoo, que comprou o aplicativo e chamou o estudante para trabalhar com eles. Os detalhes do acordo não foram divulgados oficialmente, mas, segundo o blog de tecnologia AllThingsD e a Reuters, teria rendido a D’Aloisio em torno de US$ 30 milhões – aproximadamente R$ 60 milhões.
“Se você tem uma boa ideia, ou se acha que há uma lacuna no mercado, apenas vá e lance, porque há investidores espalhados pelo mundo procurando por empresas para investir”, aconselha o rapaz, que começou a estudar programação aos 12 anos e pretende fazer faculdade na área de Ciências Humanas.[Reuters, AllThingsD, Slash Gear]