O continente africano é o mercado de celulares que mais cresce no mundo, perdendo em tamanho apenas para a Ásia. Nos últimos cinco anos, o número de clientes cresce quase 20% anualmente.
Até o fim de 2012, o número total de clientes será de 735 milhões. O motivo desse crescimento, para alguns analistas, deve-se ao alto custo e baixa qualidade das linhas fixas no continente.
Peter Lyons, um dos diretores da GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis), que possui o padrão de telefonia móvel mais popular do mundo, afirmou à BBC que a quantidade de usuários de celulares na África, no fim de 2011, atingiu 649 milhões.
E isso quer dizer que mais da metade da população pode ser encontrada longe de um fixo. “Isso equivale a 65%. De cada 100 pessoas, 65 possuem algum tipo de conectividade portátil”, comentou.
Mas o continente ainda não atingiu o padrão de tecnologia que estamos acostumados. Em uma declaração, a GSM afirmou que 96% dos usuários são pré-pagos, com pouca presença ainda de sistemas de trocas de dados.
Grande mercado
O Quênia fez algo parecido com a redução dos impostos sobre automóveis no Brasil, reduzindo em 16% as taxas sobre os celulares. Com isso, as vendas subiram mais de 200%.
Mas a Nigéria ainda é a linha de frente no número de clientes de celular: mais de 93 milhões, o que representa 16% do continente, afirma a GSM.
Já a África do Sul, um dos mais desenvolvidos da região, tem a maior penetração de banda larga móvel – 6%. Em segundo lugar vem o Marrocos, com 2,8%.
“A indústria portátil na África está explodindo, e ainda há espaço para muito desenvolvimento”, comentou Lyons. Para comprovar, ele disse que 36% das pessoas nos 25 maiores mercados africanos ainda não possuem acesso ao celular.
“Para tirar vantagem total desse potencial, os países precisam desenvolver mais base aos serviçoes de banda larga, e também introduzir reduções de impostos para as indústrias”, afirmou.
A GSM comentou que os países devem desenvolver escopo suficiente para tecnologias como 3G, HSPA (High-Speed Packet Access) e LTE (Long Term Evolution), que são inovações nos padrões de comunicação portátil e transmissão de dados.[BBC]