Agência de Segurança dos EUA junta mais informações que uma enorme biblioteca a cada seis horas

Por , em 13.05.2011

Mais uma curiosidade envolvendo a morte de Osama Bin Laden. A Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), durante os dias em que só se falava na morte do terrorista, reuniu, a cada seis horas, mais informações do que todo o acervo da Biblioteca do Congresso daquele país. A NSA é o órgão responsável por reunir informações sobre “pessoas de interesse”, como Bin Laden. Ele é, por natureza, um acumulador de e-dados.

Esses dados incluem transcrições de ligações telefônicas e vídeo e áudio de vigilâncias, além de muitas fotografias. “O volume de dados que eles têm juntado é enorme”, disse o diretor de inteligência, John V. Parachini. “Uma crítica que podemos fazer ao nosso sistema é que somos obcecados por colecionar informação. Nós buscamos tudo e não poupamos tempo, nem dinheiro, para entender tudo o que temos e como podemos agir sobre isso”.

A lei americana proíbe a divulgação do orçamento do NSA, mas é possível imaginar que é bem caro e difícil analisar tanta informação. No momento eles estão focados em palavras-chave como “bomba”, e quaisquer conversas entre pessoas procuradas como era Bin Laden. Eles também devem prestar muita atenção para poder encontrar e desvendar linguagens em código. Não deve mesmo ser fácil trabalhar na NSA, pelo menos os salários devem ser bem altos. [PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • Rodrigo Paim:

    1º É incrível saber que muitas pessoas aqui acham que isso é novidade ?

    2º Parem de dizer que é o fim da privacidade, a NSA tem mais coisa pra fazer do que bisbilhotar e-mails de pessoas comuns, ou seja, relaxe, sua mulher não vai ficar sabendo que tu entra em site porno, quem não deve não tema, mas se és terrorista ou espião, ai sim cuidado.

    3º Até parece que só NSA faz isso, a diferença é que eles são melhores, e dispõem de um orçamento maior, e consequentemente muito mais equipamento.

  • idpol:

    Imagino o fim dessas pessoas – afinal são arquivos “vivos”. Bem merecido, já que vivem bisbilhotando a vida de todos. E estão acima da “lei”. Não foi atoa que liberaram a internet e as comunicações móveis.

  • rafel:

    eles estão entre nós. são os observadores

  • HUGO SM:

    Caros leitores:

    Tendo visto que moderação de este site não funciona,tomei a liberdade de acrescentar comentários no intuito de ver no futuro menos besteirol e mais opiniões que acrescentem alguma coisa.
    Lamento se tiver pecado por soberba,mais uma dose de “Semancol” não faz mal a ninguém.

  • luciana:

    Surprêsa nenhuma. No Brasil Também existe a agência de inteligência que inspetora a vida das pessoas por amostragem. Pode até ser que estejam lendo alguns comentários deste e outros sites.

    • HUGO SM:

      Huahuahua!! imagino “uma agencia de inteligencia”Brasileira agindo imersa dentro burocracia e a corrupção e só sinto vontade de dar risada.

    • prego mestre:

      burrocracia, preguiça, soberba, corrupção, briga interna de “egos” e muito homossexualismo.

  • Comentário ruim:

    O fim da privacidade

  • Carlos Machado:

    estou com medo de comentar que eu era a favor do Bin Laden… vai que eles estao me rastreiando… hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  • Bere:

    Acho q eles devem saber q eu baixei um filme pela net. FBI ta de olho em mim. medo

    • HUGO SM:

      Comentário totalmente inecessário n°1

    • HUGO SM:

      Mais uma,quem estaria de olho não seria o FBI e sim a CIA ou as outras tantas “agencias” intervencionistas do Império.
      O FBI trata de assuntos internos.

  • Cesar:

    Lembra a Stazi da Alemanha Oriental. A quantidade de informações armazenadas sobre os cidadãos (basicamente todo mundo estava encarregado de espionar todo mundo) era enorme.

    Mas ainda há o “Echelon”, um suposto sistema de monitoramento da Internet que deveria filtrar comunicação que se parecesse com “conversa de terrorista”. Qualquer comunicação eletrônica.

    • HUGO SM:

      Caro Cesar sempre antenado ,adoro seus comentários.

      Graças a Deus o Echelon filtra as conversas e etc,mais depois submete aos “Serviços de inteligencia”!!!!(hahahaha) por amostragem para avaliação dos “humanos”(imagino o tipo de pessoa que se submete a fazer esse trabalho sujo e medonho).
      Ou seja que ao final das contas não serve para p…. nenhuma a não ser investigar algum desavisado que teve a desgraça de escrever “bomba” numa receita culinária.
      Mais como sempre digo “O Big Brother”está ai a espreita e o “Império do mal” no é devaneio de xiita.

Deixe seu comentário!