Ícone do site HypeScience

Agora é possível montar sua mão robótica em casa

Esta é uma prótese como nenhuma outra: ela é o resultado do sonho do carpinteiro sul-africano Richard Van As, que perdeu os dedos em um acidente. Descontente com as próteses que o mercado oferecia, ele resolver fazer sua própria prótese, e, para isto, voltou-se para as impressoras 3D.

Com a ajuda de Ivan Owen, projetista de acessórios e bonecos robóticos, os dois trabalharam por vários meses, trocando desenhos e anotações até conseguir um projeto que funcionava. Faltava uma impressora 3D.

A empresa nova-iorquina MakerBot ouviu falar do projeto e ficou tocada e inspirada o suficiente para doar duas impressoras do novo modelo MakerBot2. Graças a sua generosidade, a dupla conseguiu criar protótipos rapidamente e, em pouco tempo, a Robohand se tornou uma realidade. A um custo de US$ 150 (cerca de R$ 300), ela é bastante competitiva no mercado de próteses e está mudando a vida das pessoas.

Apesar de inicialmente projetada para amputados, a invenção serve para todos tipos de casos. Em particular, ela está ajudando crianças que sofrem da síndrome da banda amniótica, que acontece quando membros ou partes do corpo do feto ficam presos em fibras amnióticas no útero, acarretando amputações congênitas ou desenvolvimento limitado dos membros.

Crianças nascidas sem dedos podem experimentar segurar algo pela primeira vez graças à Robohand, como pode ser visto no vídeo abaixo.

E, como se isto não bastasse, Richard fez upload dos arquivos e manuais da Robohand gratuitamente no Thingiverse. Modelos tanto para a mão direita e esquerda estão disponíveis para download. O projeto continua, mesmo sem ter capital. Atualmente, o financiamento é feito por “crowdfunding”. Se você quiser colaborar, pode visitar a página do site Indiegogo para fazer uma doação.[Fine Print NYC]

Sair da versão mobile