AIDS: Anticorpos artificiais conseguem vacinar contra o vírus em macacos

Por , em 19.05.2009

Pesquisadores podem estar no caminho para desenvolver a vacina contra a AIDS. A técnica consiste num anticorpo artificial levado para dentro do corpo através de um vírus. As moléculas do sistema imunológico sintético imunizaram macacos contra a versão animal do HIV, SIV. Apesar de levar anos até que a adaptação para os seres humanos seja feita, as portas estão abertas para o que pode ser a futura prevenção para esse vírus incurável.

O vírus da AIDS atinge justamente as células que deveriam proteger o corpo dos vírus, os leucócitos. Além disso o corpo fica impossibilitado de produzir anticorpos, que são partículas do sistema auto-imune que atacam e destroem as células invasoras.

A equipe de pesquisa, liderado por Philip Johnson do Hospital Infantil da Philadelphia, fez três diferente versões de um fragmento de DNA que produz anticorpos artificiais. O DNA foi colocado em um adenovírus, que infecta pessoas e macacos.

O experimento começou com a aplicação desse DNA em macacos, ao passo que deu-se início a produção de anticorpos nos animais. Após isso, foi injetado nas cobaias o vírus SIV. Uma injeção foi o suficiente para que seis dos animais não fossem infectados e os três que foram nunca desenvolveram a doença, apesar de portadores do vírus.

Apesar de ainda não ser o suficiente para ter resultados positivos na medicina humana, é um conceito muito promissor, diz o Dr. Peggy Johnston, chefe do Departamento de Vacina contra HIV no Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas. [Reuters]

Infelizmente os avanços sempre barram em ensaios clinicos; chega-se as vezes até duvidar se já não existe uma cura que é ocultada pelos interesses das industria farmaceutica em continuar abastecendo paises como o Brasil.
    Há tantos avanços paralelos mas lamentavel que cada qual corra de forma separada.
    Talvez se cada cidadao pudesse sentir na pele, por 1 semana, o drama que é ser soropositivo, com certeza essa cura já teria sido manifestada aos 4 cantos do mundo.
    Porém, outros interesses são mais impostantes do que a vida do proximo.