Airbag para pedestres é criado pela Volvo

Por , em 12.03.2012

A Volvo vai lançar o primeiro airbag comercial projetado para proteger os pedestres, em vez dos motoristas, em um acidente de carro.

Essa é apenas uma das muitas características de segurança inteligentes de seu mais recente modelo de carro, o Volvo V40 compacto.

A almofada de ar para pedestre infla através de um terço do para-brisas e levanta a parte de trás do capô do carro, logo que o para-choques detecta uma colisão com uma pessoa.

Essa tecnologia poderia reduzir os encontros fatais entre carros e humanos. Por exemplo, nos EUA, essas colisões compõem 12% de todas as mortes no trânsito, e mais de 25% na China.

“O V40, o carro mais compacto dessa linha, tem como principal característica a segurança”, disse Thomas Broberg, consultor de segurança sênior da Volvo.

“Também é embalado com mais sistemas de apoio inteligentes do que qualquer Volvo anterior. Esse é mais um passo importante em direção à nossa visão de que ninguém deveria morrer ou sofrer lesões graves em um carro novo da Volvo até 2020”, completa.

A Volvo planeja que o airbag atue apenas como uma última defesa contra ferir ou matar pedestres. O carro possui outras características para impedir colisões.

Por exemplo, um “sistema de detecção de pedestre” avisa o condutor com ruído alto e luz intermitente se ele está indo em direção a uma pessoa. Mesmo que o motorista não reaja a tempo, o carro pode frear automaticamente.

Esse sistema usa o radar para detectar pedestres na frente do carro e prever se eles entrarão no caminho do carro. Um similar sistema de “aviso de colisão” também pode frear se detectar que o motorista está se dirigindo para um provável acidente de carro, evitando o desastre, mesmo com diferenças de velocidades dos veículos de até 35 quilômetros por hora.

O novo carro também inclui um sistema de controle de alerta que usa uma câmera e sensores para medir o quão bem o motorista permanece em sua faixa correta. Se o sistema detecta padrões de condução inseguros, alerta o motorista cansado com um som e um símbolo de xícara de café, sugerindo uma pausa da estrada.

O carro também pode ajudar motoristas inexperientes, encontrando locais de estacionamento grandes o suficiente para o carro, além de manobrar automaticamente. O motorista recebe instruções passo-a-passo e animações, e só precisa controlar a velocidade do carro.

Os carros da Volvo não rivalizam com os carros inteligentes de autocondução da Google ainda, mas incluem sistemas inteligentes capazes de tornar a experiência de dirigir mais agradável e menos perigosa.

Resumindo, os sistemas de segurança da Volvo são projetados para alertar sobre ameaças, intervir em situações críticas se necessário e, em algumas situações onde a colisão é inevitável, atenuar as consequências. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • RODRIGO CESAR BANHARA:

    Rafael, o carro no Brasil soh eh caro pq as montadoras acham que o brasileiro eh bobo. Se houvesse uma mudanca drastica na forma como as pessoas aceitam estes precos, as coisas mudariam. Se as pessoas parassem de comprar carros, ai eh que eu queria ver o que seria delas. Uma semana, duas semanas, um mes sem vendas e ai eles perderiam muito lucro.

  • junior:

    Meus parabéns para quem teve esta ideia!

  • Domo:

    Que bom, posso esmigalhar minha pernas e fraturar minha bacia mas o resto fica ok.

  • Leandro Santos:

    Só resta saber, quem vai querer pagar mais caro por um caro que pode salvar a vida do pedestre?

  • alx:

    Tecnologia deve ser super caro, mais nada que umas reunioes não ajudem a diminuir o custo, mais fica mais barato do que atropelar alguem por ai kkkkkkkkkkkkkkk, falta saber se esse sensor funciona em crianças

  • Bom Senso:

    Nossa! Espero muito que isso dê certo e vire padrão para todos os novos carros. Pena que esse carro deverá ser uma fortuna.

  • Rafael Bastos:

    Bem, ao longo de toda nossa história automotiva apenas algumas empresas fazem seus segmentos de veículos se preocupando não apenas com o conforto mais também com a segurança de quem está dentro e fora do carro. Infelizmente aqui no Brasil pagamos muito caro por veículos peculiares e de tão simples que podemos chamar os modelos básicos de carroça! Nos países da Europa, Continente Asiático, Américo do norte os carros mais simples já saem de fabrica com Air Bag e freios ABS, aqui nos temos que esperar até 2015 (se não me engano, pode corrigir se estiver errado) para as montadoras fazerem seus veículos populares com este item. o que vai acontecer? Se Já pagamos em um Celta 2 portas básico (básico mesmo ) Km em torno de R$ 23.000,00 imagina quanto irá custar com estes itens (obrigatórios) a mais!! fico muito triste ao ver o caminho econômico que estamos cada vez mais afundando! Obs.: o Mesmo Celta aqui mesmo na America do Sul Argentina, Bolívia, custa R$ 16.000,00 ) Km. Brasil sil sil!!!!!

  • Khajiit:

    Primeiro carro que presta, adoreeei

  • Angel M.:

    Ah finalmente alguém pensando nos menos favorecidos!
    Muito boa essa idéia =)

    • ColdZeiss:

      A Volvo foi, é e sempre será a fabricante que mais investe em segurança em seus carros. Lembro quando meu avô disse a uns 15 anos atras que ele gostaria ter comprado um carro dessa marca, pois na época ela já levava esse titulo. Ela pode não ter inventado a maioria dos sistemas de segurança, mas itens que consta nos mais luxuosos modelos, você acha também nos mais simples.

    • bifrost:

      Só porque a pessoa é pedestre, não quer dizer que seja “menos favorecida”. A iniciativa é boa para proteger todas as classes sociais que eventualmente forem atropeladas por este carro. 🙂

Deixe seu comentário!