Ícone do site HypeScience

Airbag para pedestres é criado pela Volvo

A Volvo vai lançar o primeiro airbag comercial projetado para proteger os pedestres, em vez dos motoristas, em um acidente de carro.

Essa é apenas uma das muitas características de segurança inteligentes de seu mais recente modelo de carro, o Volvo V40 compacto.

A almofada de ar para pedestre infla através de um terço do para-brisas e levanta a parte de trás do capô do carro, logo que o para-choques detecta uma colisão com uma pessoa.

Essa tecnologia poderia reduzir os encontros fatais entre carros e humanos. Por exemplo, nos EUA, essas colisões compõem 12% de todas as mortes no trânsito, e mais de 25% na China.

“O V40, o carro mais compacto dessa linha, tem como principal característica a segurança”, disse Thomas Broberg, consultor de segurança sênior da Volvo.

“Também é embalado com mais sistemas de apoio inteligentes do que qualquer Volvo anterior. Esse é mais um passo importante em direção à nossa visão de que ninguém deveria morrer ou sofrer lesões graves em um carro novo da Volvo até 2020”, completa.

A Volvo planeja que o airbag atue apenas como uma última defesa contra ferir ou matar pedestres. O carro possui outras características para impedir colisões.

Por exemplo, um “sistema de detecção de pedestre” avisa o condutor com ruído alto e luz intermitente se ele está indo em direção a uma pessoa. Mesmo que o motorista não reaja a tempo, o carro pode frear automaticamente.

Esse sistema usa o radar para detectar pedestres na frente do carro e prever se eles entrarão no caminho do carro. Um similar sistema de “aviso de colisão” também pode frear se detectar que o motorista está se dirigindo para um provável acidente de carro, evitando o desastre, mesmo com diferenças de velocidades dos veículos de até 35 quilômetros por hora.

O novo carro também inclui um sistema de controle de alerta que usa uma câmera e sensores para medir o quão bem o motorista permanece em sua faixa correta. Se o sistema detecta padrões de condução inseguros, alerta o motorista cansado com um som e um símbolo de xícara de café, sugerindo uma pausa da estrada.

O carro também pode ajudar motoristas inexperientes, encontrando locais de estacionamento grandes o suficiente para o carro, além de manobrar automaticamente. O motorista recebe instruções passo-a-passo e animações, e só precisa controlar a velocidade do carro.

Os carros da Volvo não rivalizam com os carros inteligentes de autocondução da Google ainda, mas incluem sistemas inteligentes capazes de tornar a experiência de dirigir mais agradável e menos perigosa.

Resumindo, os sistemas de segurança da Volvo são projetados para alertar sobre ameaças, intervir em situações críticas se necessário e, em algumas situações onde a colisão é inevitável, atenuar as consequências. [LiveScience]

Sair da versão mobile