Ícone do site HypeScience

Álcool pode combater Artrite Reumatóide

A Artrite Reumatóide é uma doença “nova”, que começou a ser estudada mais a fundo apenas nos anos 80. Por essa razão, os tratamentos ainda são pouco mais do que experimentais, a maioria dos médicos ainda não sabe exatamente como lidar com ela e ainda não há uma cura definida, apenas remédios que aliviam o sofrimento dos pacientes. Mas o estudo de um hospital britânico quer oferecer uma alternativa aos portadores da doença: bebidas alcoólicas.

Quem tem artrite reumatóide enfrenta uma luta diária pelo bem-estar. Trata-se de uma doença auto-imune (em que as células do corpo atacam outras células sem motivo aparente), que se caracteriza pela inflamação constante das articulações. Quase todos os dias, o portador acorda com os joelhos inchados e doloridos, mal consegue se locomover, e só é capaz de andar normalmente depois de algumas horas. Quando vai se deitar, à noite, está com o corpo perfeito. Dorme, e quando acorda no dia seguinte, lá estão as articulações inchadas de novo.

Diante desse quadro desanimador, não é de admirar que os cientistas estejam empenhados em achar um alívio aos portadores. Para começar, o estudo do Hospital Roterham, no Reino Unido, afirma que o álcool já pode ser uma prevenção à Artrite Reumatoide: aqueles que são abstêmios têm quatro vezes mais chances de contrair a doença do que aqueles que se servem de uma bebida três vezes por semana.

Mas o álcool também traz vantagens para aqueles que já sofrem com a Artrite. Os pesquisadores descobriram que os pacientes que bebem têm sintomas mais leves em comparação aos que não bebem.

Isso pode parecer uma tremenda injustiça da natureza para os abstêmios. Eles cuidam do corpo, não colocam uma gota de álcool na boca, e aqueles que maltratam o fígado têm maior alívio em uma doença que eles nada fizeram de mal para contrair! Por isso, os cientistas explicam que a situação não é tão simples assim: não se torne um bêbado inveterado na esperança de se livrar dos males da Artrite Reumatoide.

A pesquisa só analisou quantos dias por mês os pacientes beberam, mas não a quantidade. Assim, é claro que eles não recomendam que se encha a cara todo dia, porque o efeito só vai até certo ponto. Mas alguns estudos afirmam que é uma relação de proporção: quanto mais se bebe, mais se amenizam os sintomas.

Contudo, há outros perigos, como o de misturar o álcool com os medicamentos usados para tratar a doença (em geral, corticóides fortíssimos), combinação que pode causar sérios danos ao fígado.

Além disso, tudo o que se tem até agora são testes de causa e consequência: compararam abstêmios com pessoas que bebem e descobriram uma menor chance e incidência da doença no segundo grupo. Mas ainda não se sabe os motivos disso, embora a maioria dos médicos acredite que seja algo relacionado com a imunidade: como o álcool abaixa nossa imunidade de anticorpos, talvez também abaixe a auto-imunidade, responsável pela artrite, mas ainda não há comprovações.

Os médicos ainda afirmam, com segurança, que beber não o torna livre de contrair Artrite Reumatóide. Ela pode chegar até você por fatores genéticos (a hereditariedade é o mais forte), hormonais e ambientais. A bebida alcoólica pode ajudar, mas não é um elixir da boa saúde. [CNN]

Sair da versão mobile