Uma boa notícia para os amantes brasileiros de livros: a Amazon irá abrir no quarto trimestre uma livraria digital aqui no país.
As negociações ainda estão em andamento mas, segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, as expectativas são boas. Para começo de conversa, a Amazon já assinou contrato com cerca de 30 editoras brasileiras e pretende construir um catálogo de mais de 10.000 livros digitais em português antes do final do ano, segundo uma fonte não divulgada.
Para garantir um crescimento rápido, é provável que a empresa venda o modelo básico de Kindle (seu e-reader) por menos de 500 reais. Os livros digitais deverão custar em torno de 70% do preço de suas versões impressas.
A loja online – que deverá vender apenas e-books – é um primeiro (mas importante) passo para entrar no mercado brasileiro de livros. Se tudo der certo, a empresa deverá futuramente vender edições impressas também.
Quem conhece o mercado nacional sabe, porém, que isso não vai ser fácil: mão de obra cara, sistema de impostos complexo e problemas logísticos vão dificultar as coisas.
Os brasileiros são responsáveis por 1% das vendas da Amazon no mundo todo. Acha pouco? No Reino Unido e na Alemanha, onde a empresa já opera localmente, os índices são de 2,3% e 1,3%, respectivamente.
E aí, Amazon, vai encarar?[Reuters]