Amazônia com menor desmatamento em 23 anos

Por , em 8.12.2011

O desmatamento da nossa parte da floresta amazônica baixou para o menor nível nos últimos 23 anos, em julho desse ano. A declaração é do governo, que atribui a queda a uma maior luta contra a devastação ilegal.

Dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que a destruição da porção brasileira da maior floresta tropical do mundo caiu 11%, atingindo 6.236 quilômetros quadrados no período analisado, de 12 meses.

Isso é menos do um quarto da área destruída em 2004, quando o desmatamento para a pecuária extensiva e plantações de soja atingiu seu pico.

O Brasil reforçou o monitoramento e a polícia na Amazônia, mas a queda nos níveis também se deve à crise econômica mundial, que reduziu a demanda e os preços das importações de produtos primários.

A melhora em 2010 e 2011 mascarou casos complicados em alguns estados, como em Rondônia, onde o desmatamento dobrou. Já no estado fazendeiro do Mato Grosso, o desflorestamento aumentou 20%.

“Alguns estados ainda são muito sensitivos”, afirma a Ministra do Meio Ambiente, Isabel Teixeira. “Rondônia precisa ser esclarecida, precisamos entender o que causou essa mudança em seu perfil”.

Duas grandes hidrelétricas estão sendo construídas em Rondônia, aumentando a economia local e atraindo trabalhadores migrantes.

A queda no desmatamento talvez regrida devido a aprovação ontem (7), pelo Senado, da reforma no Código Florestal, que para alguns ambientalistas significa uma diminuição nos esforços de preservação.[Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Ezio José:

    Pessoas se preocupam com a Belo Monte. Por outro lado não estão nem aí com a divisão do Estado do Pará. Isto sim é grave!
    A divisão daquele Estado fará necessário recursos para manter novas corjas de políticos que surgirão e outros que para lá migrarão como o Sarney que foi para outra região para não perder a boquinha de Senador.
    Com a divisão daquele Estado será necessário levar o desenvolvimento amplo e isto será necessário o desmatamento de nossa floresta.
    PENSEM NISTO! Esqueçamos a Belo Monte.

  • Evandro:

    Bem, não sei por quanto tempo esta história vai funcionar. Economia crescendo, população crescendo, consumo por alimentos crescendo. Logo, precisa-se de mais areas pastagem, plantação… é inevitavel. Assim como foi nos EUA, Europa.

    Alternativas: diminuir a população, diminuir o consumo, diminuir a atividade economica.

    Ou seja, vão desmatar. E o Governo vai ajudar, contanto que seja um desmatamento Legal. E nisto, se pode ver claramente, a decepção dos Ambientalistas, da forma como o Governo tem tratado as Leis sobre desmatamento.

    Não vivemos num video-game, que podemos fazer o “cógido de comida infinita”.. precisamos produzir mais, e para isso, mais terras.

    É triste ver que pouco se fala sobre isso, alias fala mais sobre o duvidoso Aquecimento GLobal do que sobre isso, que realmente é mais EMERGENCIAL e URGENTE, que pode causar um grande caos sobre o mundo nas próximas 2 décadas, que é a carência de alimentos.

    Muitos intelectuais, concordam que nas próximas décadas, chegará um momento em que a distribuição de alimentos terá que ser racionalizada. As farras alimentares de rodizio de carne, está chegando ao fim. Aproveite enquanto pode.

  • Gui Melo:

    Será?

  • Cherry:

    E agora que abaixou a taxa de desmatamento , o governo quer construir la o que segundo ele seria a maior hidrelétrica do mundo a de Belo Monte , belo monte de m…. que é esse governo…

    • PredadorXD:

      Vai estudar geografia!!

  • EltonPaes:

    E tem que ser ZERO!!
    E as partes desmatadas, aqueles enormes campos cheio de nada!!!
    Tem que prender esses fdp, e mandar replantar tudo de novo!!
    Miseráveis que só pensam em dinheiro!!

  • Curioso:

    Não agradeçam a este governo.

    Agradeçam à pressão da comunidade internacional.

    • Ezio José:

      Pressões nunca deixaram de existir por parte de comunidade internacional e nacional. Por que só nos últimos governos as providências estão sendo tomadas?

  • Eddy:

    Ah tá!!!! Parte da minha indignada lista é:
    ∞ Por isso não precisamos nos pre-ocupar mais com a Amazônia!!!?
    ∞ Podemos deixar acontecer Belo Monte!!!! Mesmo existindo alternativas limpas de produção energética?
    ∞ Podemos deixar yankees, Ingleses e Japoneses continuar ensinando inglês e leis para nossos mal tratados índios no atrasado plano de desapropriação com vaselina das riquezas naturais e soberania brasileira. Veja esse vídeo de 1 min do Vilas Boas http://www.youtube.com/watch?v=wiyAK4iURYw , ou vai mais fundo e monta uma campanha nacional para alertar essa desgraça?
    ∞ Podemos seguir deixando que Inglaterra que não produz Nióbio continuar taxando o metal no mercado internacional e as exportações “oficiais” sendo um ninharia quando o Brasil poderia emitir uma moeda baseada somente nesse metal?
    ∞ Podemos seguir deixando que yankees continuem ensinando nas suas escolas que a Floresta Amazônica é território de proteção internacional?
    ∞ Podemos deixar que 30% das terras são de donos estrangeiros? http://www.youtube.com/watch?v=IFtbMo9T21Q&feature=related
    ∞ Podemos seguir gostando tanto de samba e carnaval (que está bem apesar de tudo) e fazer que nossa Amazônia se transforme em um grande campo de futebol?
    ∞ Podemos seguir deixando uma política de recessivos governar nossa Amazônia? http://www.youtube.com/watch?v=OBQ10CSlBC0
    ∞ Podemos seguir comendo em Mac Donalds? http://www.youtube.com/watch?v=HG5peyxrZmw
    ∞ Como diz Arnaldo Jabor: O brasileiro é babaca!!!! E aí? Somos babacas mesmo?

Deixe seu comentário!