Amizade colorida: jovens pensam que estão preparados, mas se decepcionam

Por , em 30.07.2011

A amizade colorida, também conhecida como “amizade com benefícios”, pode ser divertida para quem deseja não se comprometer seriamente. Mas as decepções com esse tipo de relacionamento podem surgir e ser muito dolorosas se não estivermos preparados.

Atualmente, essas relações de amizade – que evoluem para o sexo casual – são retratadas em diversos filmes, como o “Sexo sem Compromisso”, de 2010, e “Amizade Colorida”, recém-lançado. Mas essa situação vai além do cinema, fazendo parte do cotidiano de jovens com maior frequência do que nunca.

O maior problema surge quando uma das pessoas começa a ter sentimentos mais fortes pelo outro e deseja mais do que sexo casual. Por mais que muitas pessoas vejam vantagens na amizade colorida, alguns se sentem melhores e mais seguros em um relacionamento estável, que tenha um contexto social mais óbvio e comum.

Um levantamento nos EUA buscou entender esse comportamento nos jovens. Mais de 14 mil estudantes universitários com idades entre 18 e 27 anos foram entrevistados, sendo 66% mulheres e 75% brancos.

Dois terços dos participantes do estudo se disseram “ligados” à alguém em algum período, embora eles pudessem tirar suas próprias conclusões para definir essa ligação (em diferentes culturas e faixas etárias, isso poderia significar qualquer coisa, desde beijos até sexo casual). Cerca de um terço dos entrevistados disseram que a conexão incluía coito vaginal.

Embora a pesquisa tenha questionado os relacionamentos e experiência sexual dos estudantes, ela não foi capaz de avaliar o raciocínio dos jovens por trás dessas ações. Por isso, em uma segunda pesquisa, com cerca de 120 estudantes universitários, os jovens discutiram longamente questões sobre relacionamentos, desejos e relações sexuais.

Aproximadamente dois terços dos estudantes responderam que o fim de um relacionamento com um amigo colorido foi ocasionado depois que um dos participantes queria algo mais sério, se envolvendo de maneira mais profunda.

É normal acreditar que amizades coloridas são situações simples de lidar, sem emoções ou compromissos. Mas a realidade normalmente é bem diferente. A amizade com benefícios não deixa de ser um relacionamento que envolve sentimentos – e nem seria possível, ou mesmo agradável, se não envolvesse. Afinal, relações sexuais sem nenhuma emoção seriam como sexo com um robô.

Muitos participantes do estudo acreditam que “relacionamentos reais” exigem muito tempo e trabalho para valer a pena neste momento de suas vidas. Para a maioria dos jovens (cerca de 89%), o casamento, compromissos sérios e crianças é um desejo, mas apenas para o futuro. Enquanto isso, eles querem experimentar outras relações, para que estejam prontos na hora de procurar um compromisso.

A amizade colorida pode ser uma maneira criativa de uma pessoa compreender a si mesma e aprender a se relacionar. Mas a amizade com benefícios tem seu preço, em algum momento. Os benefícios podem se tornar estresse, se a pessoa não estiver preparada para essa forma de relacionamento. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • Linda:

    Faz tempo que eu tinha muita atração por um colega de trabalho, desde que ele entrou no meu serviço.. e ele por mim, mas fomos aguentando pq sempre achei q a amizade muda depois de ficar! Ele sempre me contou das meninas q ele pega e eu idem, e os dois davam conselhos um pro outro… E acabamos que ficamos neste fds, e agora estamos completamente sem assunto um com o outro, pois a maioria dos nossos assuntos era sobre nossos peguetes, e agora os dois tão sem graça de falar algo.. Sei q ele é ciumento e ele sabe sou tbm, mesmo q nao queremos compromisso nenhum…E pior que nao sei se ele me quer de novo! Ele ta super timido comigo e eu tbm…E eu quero ele de novo, nossaaa adorei ficar com ele… mas com consciencia de nada a sério pois ele é um galinha rs…

  • Carla:

    Eu entrei nesse jogo e me apaixonei …
    Agora ele alem de n me procurar mais a n ser pro sexo … e eu n aprendi a falar não ainda … eu sofro.

  • Mochileiro:

    Não vejo qual é o problema sobre esse tipo de pratica, se ouver um concentimento de ambas as parte por que não? Agora se alguem levar isso para o lado mais sentimental… bem ele foi avisado desde o inicio que seria so sexo non?

    E os puritanos que me desculpem: sexo é bom, é saudavel e todo mundo faz! Uns mais que outros é verdade, mas nem por isso é motivo para “condenar” essa atitude.

  • Quem não curte?:

    Cada um deve curtir o que quiser com quem quiser e ninguém tem direito de julgar.

    Se está bom para as duas partes mandem ver. Sejam amigos, namorados ou o que quiserem. Curtam enquanto for gostoso, conversem quando não for mais gostoso e se respeitem como seres humanos.

    E se desse relacionamento surgir o amor… Curta em dobro!

  • Edison:

    Narcismo YEAH!!!
    Já vimos muitas reportagens de pessoas se apaixonando por robôs ;p. Seria sexo de robô com robô que ai sim, não teria sentimentos.

    • Edison:

      Narcisismo oO ;p

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    O tal famoso “Amor de verão”, começa sempre bem quentinho…+ qndo uma das partes se envolve + do q o devido, fica td complicado. As mulheres têm + probabilidades de sairem prejudicadas nesses tipos de relacionamentos.

  • xd:

    E so deixar claro que a relacao e so Prazer (SEXO!)

  • Glauco:

    Eu me decepcionei… promiscuidade não leva a nada…

  • Elisabeth Cardoso dos Santos:

    Vivemos em constante desenvolvimento.É através da aprendizagem que amadurescemos.Em qualquer momento da vida é, e será sempre um momento para questionamentos.O que as pessoas precisam é arcar com as responsabilidades dos seus atos.

  • pedro Sergio:

    esses jovens só pensam em si mesmo em sua própria felicidade! e não pensam em fazer o outro feliz (a) na realidade existe muito egoismo nessa relação a dois! um tem que completar o outro! a cultura de cada pessoa é diferente! mais o objetivo tem que ser o mesmo! nós nascemos para servir e não ser servido!

    • …:

      Não concordo, acho que só seria egoísmo se você soubesse que seu parceiro “colorido” tem sentimentos mais fortes por você e mesmo assim continuasse uma relação física com ele.

      Talvez muitos nunca tenham experimentado essa relação de prazer mútuo dos dois lados, sem maiores sentimentos envolvidos. É muito bom quando os dois lados sabem o que estão fazendo. Agora, quando começa a ficar sério o casal tem que ter maturidade e liberdade de conversar e ver o que é melhor pros dois. Tanto nessa relação de ‘amigos com benefícios’ quanto em qualquer namoro, casamento, etc.

  • Deep:

    Nós humanos precisamos mesmo é de mais honestidade ao lidar com nossa sexualidade!

    Sexo por prazer não é algo desprezível! Sexo por atração, por curiosidade ou memso por esporte também não deveriam ser!

    Com as devidas precauções – contraceptivas e também psicológicas, talvez principalmente estas – muito mais pessoas poderiam se beneficiar do sexo ao invés de mitificá-lo.

    (r)Evolução sexual já!

  • Dean:

    AHOEAOuah , Isso é mais uma desculpa esfarrapada desses jovens mongos pra transar loucamente com varios parceiros.

    ‘-‘ Existem pessoas e existem pessoas!.

Deixe seu comentário!