Ícone do site HypeScience

Anestesia: sono ou coma?

Pesquisadores dizem que, em vez de um sono profundo, a anestesia geral é mais como um coma induzido reversível, ou um coma farmacológico.

Os cientistas passaram três anos explorando as semelhanças e diferenças entre anestesia, sono e coma. Eles disseram que, enquanto médicos e pacientes geralmente descrevem a anestesia geral como “dormir”, há diferenças significativas entre os estados, com apenas um pouco de sobreposição entre os estados mais profundos do sono e as fases muito mais leves da anestesia.

O sono geralmente envolve mover-se através de uma série de fases. Na anestesia geral, os pacientes são normalmente levados a uma fase ou estado específico, e mantidos lá durante a cirurgia. Esta fase mais se assemelha com o coma. O cérebro se torna muito, muito tranquilo. A atividade dos neurônios vai sendo umedecida dramaticamente, o que também ocorre no coma.

Um especialista em recuperação de coma disse as duas lesões no cérebro não são parecidas, mas estudar o modo como as pessoas saem da anestesia pode ser usado como um modelo para prever as etapas de sair de um coma. A recuperação da anestesia é muito mais rápida, mas existem indícios de que alguns dos mecanismos desse circuito têm alguma sobreposição com o coma.

Isso poderia conduzir a ferramentas de monitoramento e diagnóstico para avaliar o estágio de recuperação de uma pessoa em coma, o que poderia ser usado para desenvolver novas estratégias para ajudar os médicos a trazer pacientes de volta à consciência.

O estudo também deve dar uma nova visão sobre a compreensão da anestesia geral. Os anestesiologistas sabem como manter a segurança de seus pacientes nos estados de anestesia geral, mas a maioria não está familiarizada com os mecanismos do circuito neural que lhes permitem desempenhar as suas funções de suporte de vida. [Reuters]

Sair da versão mobile