Ícone do site HypeScience

Aneurismas causam sintomas?

Uma dúvida muito comum sobre aneurismas é se eles provocam algum sintoma, que possa revelar se uma pessoa possui ou não as protuberâncias nas artérias.

Definir os aneurismas como protuberâncias nas artérias parece ser pouco – o que os torna tão letais é que eles podem estourar. Eles possuem sintomas sim, mas as reações do corpo variam dependendo da localização do aneurisma.

Aneurismas localizados na aorta na região do peito (a aorta é a artéria que leva o sangue do coração para outras partes do corpo) podem causar falta de fôlego, voz rouca, dores nas costas e dores no ombro.

Aneurismas na aorta, mas na região do abdômen, podem causar dor na região do estômago, complicar a sua digestão e deixá-lo com falta de apetite.

Os temidos aneurismas cerebrais podem produzir dores de cabeça, dores no seu pescoço e na face, e complicar a sua visão e capacidade de fala. Aneurismas ventriculares (localizados no coração) podem causar batimentos irregulares, dores no peito e falta de fôlego.

Por sorte, os aneurismas podem ser detectados com alguns exames físicos, raios x e ultrasom. O tamanho e a localização do aneurisma também vão determinar o método de tratamento – aneurismas no peito, normalmente, são operados imediatamente enquanto aneurismas abaixo do estômago são observados. Se eles crescerem, os médicos sugerem a operação.

As operações de aneurisma estão se tornando menos invasivas. Os procedimentos mais modernos usam um tubo de poliéster dentro de um cilindro de metal, que desvia a corrente sanguínea do corpo, impedindo que ela passe pelo aneurisma e voltando para a sua circulação.

A maioria dos aneurismas é causada por falta de proteínas que dão mais força à artéria aorta – elas, normalmente, se deterioram com a idade. Ter mais do que 60 anos, ter placas nas artérias, pressão alta, fumar, ter infecções nos vasos sanguíneos e ter alguma anormalidade congênita aumentam suas chances de ter um aneurisma.

Mas um diagnóstico antecipado juntamente com novos métodos de cirurgia estão prevenindo o rompimento dos aneurismas. Então se você está desconfiado que está com um aneurisma, procure um médico sem atraso. [LiveScience]

Sair da versão mobile