A população local da praia de Muriwai, região norte da Nova Zelândia, compareceu em peso para conferir o que tem sido chamado de Monstro de Muriwai. A enorme massa de tentáculos negros com conchas tem causado pavor nas pessoas mais impressionáveis.
As primeiras imagens da criatura foram feitas pela moradora local Melissa Doubleday, que relata que encontrou o ser vivo ainda se mexendo. “Na verdade achei que era uma baleia encalhada quando me aproximei, foi tão estranho. Parece minhocas com conchas que nunca vi antes e com essas criaturas engraçadas que ficam saindo delas”, descreve.
Já a moradora Rani Timoti disse que o objeto definitivamente parece estar vivo. “Tem um cheiro de podre e quando você olha de perto tem essas minhoquinhas que se mexem”, diz ela.
De acordo com a Sociedade de Ciências Marinhas da Nova Zelândia, o objeto é provavelmente um tronco de árvore coberto com pedunculata, um crusácio marinho filtrador que se fixa sobre uma superfície dura como rochas ou objetos flutuantes.
Há várias espécies de pedunculatas, mas esta específica parece ser Lepas anatifera, que se fixa à superfície com um pé carnudo chamado pedúnculo, que chega a ter 80 cm de comprimento. O resto do corpo desse animal é chamado apitulum (ou unha), que é revestido por várias conchas calcárias.
@GordonRamsay may be interested in these goose barnacles found in abundance today on #Achill beach We're following the recipe tonight. pic.twitter.com/JYb79B3ZrI
— Achill Heinrich Boll (@BollAchill) November 14, 2016
Infelizmente para essas criaturas, uma vez que elas se fixam em alguma superfície, ficam ali por toda a vida, sem conseguir se mudar para outro local. Eles produzem um tipo de cimento que os fixa permanentemente na superfície.
“Tudo nele morreu agora, e tem um cheiro muito ruim. Fui lá ontem para dar outra olhada”, relatou Doubleday em seu Facebook.
Esta não é a primeira vez que objetos marinhos estranhos emergem no litoral da Nova Zelândia. No último mês de novembro, depois do forte terremoto de magnitude 7.8 que sacudiu o país, o leito oceânico de uma praia foi erguido acima do nível da água, expondo textura e criaturas interessantes.
[Science Alert]