Ícone do site HypeScience

Aparelhos de monitoramento eletrônico poderiam substituir as prisões atuais?

Acabar com as prisões e permitir que os condenados fiquem em casa pode não ser uma idéia tão maluca assim. Com aparelhos de monitoramento, como o BI ExacuTrack AT, que fica no tornozelo do usuários, oficiais poderiam observar cada movimento do “presidiário”.

Pode parecer uma medida radical, mas temos que levar em consideração o estado das prisões atuais. Elas são ineficientes, já que o presidiário, na maior parte dos casos, não sai do local “recuperado” e, além disso, custam muito para o governo – ou seja, para nós, contribuintes.

Com o aparelho é possível monitorar aonde um presidiário está – se ele está em alguma localização proibida (como em um parque público) ou se ele está onde deveria (trabalhando, por exemplo, já que seria possível empregar o condenado).

É óbvio que esse tipo de pena só seria considerado para presidiários de comportamento comprovadamente não violento, que não apresentariam riscos sérios para a sociedade se mantidos do lado de fora das grades.

Nem todo mundo vai concordar em ter um criminoso preso apenas em por uma penitenciária virtual, mas quando alguém é preso, uma enorme quantidade de dinheiro dos seus impostos é destinada para que ele seja enviado a uma prisão e para que ele seja mantido lá. Com aparelhos como o BI ExacuTrack AT criminosos não-violentos (que teriam contato com condenados de comportamento agressivo na prisão) são monitorados e podem contribuir com a sociedade trabalhando, cumprindo sua pena dessa forma. [Gizmodo]

Sair da versão mobile