Ícone do site HypeScience

Aperto de mão firme é sinal de vida mais longa

Segundo cientistas, se as pessoas reclamam que seu aperto de mão é muito forte, isso é um bom sinal: sua vida, provavelmente, será mais longa.

Pesquisadores da University College of London compararam o equilíbrio, a força do aperto de mão e a habilidade de se levantar de uma cadeira de pessoas mais velhas com o risco que elas tinham de morrer de forma prematura. Aqueles que se saíram melhor tinham uma saúde melhor, no geral.

De acordo com os cientistas, esses testes simples podem ajudar médicos a identificar pessoas saudáveis daquelas que devem ser investigadas em busca de alguma doença.

A pesquisa, que analisou, em maior parte, pessoas acima dos 60 anos, descobriu que aquelas com o aperto de mão mais fraco tinham 67% a mais de chances de morrer mais cedo do que aquelas com a mão mais firme e forte.

Em outras comparações, outras ligações similares foram encontradas: os idosos que caminhavam mais lentamente,por exemplo, tinham o triplo de probabilidade de morrer mais cedo do que aqueles mais ágeis.

Mesmo que os resultados possam parecer óbvios, já que doenças e o declínio próprio da idade causam uma fragilidade maior, muitas pessoas no teste não demonstravam sinal nenhum de doença – a não ser essa fragilidade.

Os responsáveis pelo estudo agora tentam fazer com que médicos adotem o “exame do aperto de mão” para comprovar problemas de saúde mais graves em seus pacientes. [BBC]

Sair da versão mobile