Foi encontrada uma versão de madeira do monumento muito próxima ao círculo de pedras original. Usando radares os arqueólogos encontraram um fosso circular a menos de um quilômetro de distância de Stonehenge.
O círculo de pedras, segundo estimativas de especialistas, data do período neolítico – de 2 mil a 4 mil anos atrás. A descoberta de uma nova estrutura na região, construída na mesma época, pode modificar a maneira com que Stonehenge é considerado.
A estrutura não foi escavada, mas estima-se que seu diâmetro seja de 25 metros de comprimento (apenas 5 metros a menos do que o Stonehenge). Vince Gaffney, arqueólogo responsável pela descoberta, acredita que sua equipe irá descobrir ainda mais detalhes, já que as pesquisas na região vão continuar.
Segundo Gaffney isso reforça a idéia de que o Stonehenge não está “sozinho” – a sua volta teriam outras estruturas cerimoniais usadas pelos antigos habitantes do lugar.
Ainda não se tem certeza sobre qual é o uso exato de Stonehenge. Alguns acreditam que era uma espécie de santuário onde sacrifícios eram realizados. Outros afirmam que era um observatório astronômico da antiguidade. E você, caro leitor, qual é sua teoria? [Reuters]