Ícone do site HypeScience

As 7 mais estonteantes cavernas do mundo

As cavernas alimentam boa parte do turismo mundial, talvez pela qualidade ‘alienígena’ particular a cada um destes estranhos ambientes. Conheça as sete mais excepcionais cavernas que você certamente gostaria de visitar.

7. Caverna Dongzhong

Esta caverna na China não é especialmente fascinante até você considerar que dezenas de crianças do ensino primário atendem a suas aulas ali dentro. A Dongzhong (que literalmente significa “dentro da caverna”) é uma escola na vila Miao, no interior de Ziyun, sudoeste da província Guizhou, na China. A escolha foi construída em uma enorme caverna natural do tamanho de um hangar, entalhada no interior de uma montanha ao longo de milhares de anos pelo vento, água e vibrações sísmicas.

6. Caverna do Fantasma

A “Cueva del Fantasma”, na Venezuela, é tão grande que dois helicópteros poderiam caber confortavelmente em seu interior e aterrissar aos pés uma cachoeira elevada onde recentemente foi descoberta uma nova espécie de sapo.

5. Caverna Majlis al Jinn

Majlis al Jinn é a caverna com a segunda maior câmara do mundo. É localizada em uma área remota do planalto Selma a cerca de 1600 metros de altitude, em Omã. O acesso é através de um buraco no chão, utilizando cordas. A profundidade interna fica entre 120 e 150 metros e a área é de impressionantes 60 mil m2. A pirâmide de Giza, a maior do Egito, caberia dentro da câmara.

4. Cavernas de gelo Eisriesenwelt

Há muitas cavernas de gelo pelo mundo, mas as cavernas Eisriesenwelt, na Áustria, são as maiores conhecidas pelo homem, pois se estendem por extraordinários 40 km. Apenas uma porção dos labirintos é aberta aos turistas, mas é o suficiente para hipnotizar os visitantes com o trabalho da Mãe Natureza. Cavernas de gelo possuem um ar diferente das demais cavernas, como se não fossem deste mundo, e nós estamos apenas de visita em outro planeta, estudando suas profundezas.

3. Fantastic Cave Pit


Clique para ampliar

A Fantastic Pit é, em realidade, uma furna com quase 180 m de profundidade, a maior furna dos EUA continental. É um rapel fantástico, pois leva quase oito segundos para uma pedra atingir o fundo.

2. Caverna Waitomo Glowworm

Na Ilha do Norte da Nova Zelândia, a caverna é conhecida por ser a moradia de uma espécie de verme bioluminescente (Arachnocampa luminosa). Estes animais tecem um ninho de seda no teto da caverna, onde se penduram. Em seguida a larva brilha para atrair a presa, para que se enrosque em seus fios. O teto da caverna, coberto de larvas, é uma visão magnífica. As larvas mais famintas brilham mais forte do que aquelas que já comeram.

Centenas de fios descem do teto e, apesar de serem muito belos, seu propósito é funesto: capturar a presa como uma linha de pesca. A luz azulada fantasmagórica é o resultado de uma reação química dentro de uma cápsula especial na cauda do verme. Os insetos voadores parecem ser irresistivelmente atraídos pela luz e ficam presos nas linhas grudentas.

1. Caverna dos cristais

A caverna mexicana “Cueva de los Cristales” fica a 290 metros de profundidade e é conhecida como a “Capela Sistina dos cristais”. Ela contém os maiores cristais naturais conhecidos pelo homem, que chegam a 11 metros de comprimento. [Fontes: 1 2 3 4]

Sair da versão mobile