Ícone do site HypeScience

As leggings podem realmente engordar?

Se há uma peça do vestuário feminino que quase todas as mulheres consideram fofa, prática e confortável é a legging. No entanto, esse item básico tão querido pode ser completamente descartado do guarda-roupa de todas as mulheres do mundo, se for confirmado um boato recente de que as populares calças elásticas podem fazer você engordar.

Segundo Sammy Margo, fisioterapeuta britânico, a legging pode ter um lado negativo. “Ela segura e apoia o quadríceps (músculo da coxa), glúteos e músculos do núcleo em sua barriga, e faz o trabalho que os músculos deveriam fazer”, diz ele. Como resultado, os músculos podem relaxar e “se desligar”, não ficando tão esbeltos e firmes como deveriam.

Em suma, as leggings deixam os músculos “preguiçosos”, o que resulta em pernas e barrigas flácidas e sem definição. E o pior de tudo, elas realmente podem fazer você engordar, enfraquecendo seus músculos e aumentando sua gordura corporal.

Ainda assim, nem todo mundo será vítima da legging. Pode haver um lado negativo em usá-las, mas nem todos os especialistas concordam que ela pode fazer você engordar. “Isso é ridículo”, afirma a Dr. Jana Klauer, especialista em perda de peso. “Não há nada nas leggings que causam qualquer mudança dentro do músculo ou na gordura da perna”.

Ela afirma que se o seu estômago e pernas são flácidas, com certeza é porque você está comendo demais ou não se exercitando o suficiente. Esqueça, baby: não adianta culpar as leggings ou dizer que elas afetam suas pernas positiva ou negativamente; elas são neutras.

A especialista admite que uma legging demasiado apertada em uma pessoa mais robusta pode enfatizar a gordura, mas a roupa em si não pode tornar ninguém gordo ou magro.

Quanto à ideia de que os músculos “se desligam e relaxam” quando usamos leggings, a nutricionista e fisiologista americana Felicia Stoler diz que não há credibilidade para essa declaração de uma perspectiva anatômica ou fisiológica.

“Nossos músculos funcionam quando os usamos, não quando o pomos em determinado vestuário”, explica. Segundo ela, a roupa não tem impacto sobre a utilização das fibras musculares, seja uma legging, uma calça jeans ou qualquer outro tipo.[MSN]

Sair da versão mobile