Ícone do site HypeScience

As memórias da adolescência são as melhores?

Se alguém chegasse para você, leitor, e perguntasse quais foram os momentos mais marcantes da sua vida, em qual fase estaria a maioria deles: infância, adolescência ou vida adulta?

De acordo com estudo feito recentemente pelo psicólogo Steve Janssen, nós guardamos muito mais memórias entre os 10 e 20 anos do que em outras fases da vida. Assim, lembranças desta época tendem a ser mais marcantes, significativas e influentes.

Esse fenômeno é conhecido como reminiscence bump (“elevação de lembranças”) e foi objeto de vários estudos psicológicos. No caso da pesquisa de Janssen e sua equipe, os participantes (619) foram questionados sobre quais seriam, para eles, os cinco melhores jogadores de futebol de todos os tempos.

Ao analisar os dados, os pesquisadores notaram que a maioria dos jogadores listados estavam no auge de suas carreiras quando os participantes eram adolescentes. Isso seria explicado pelo fato de que eles conseguiam se lembrar dessa época com mais facilidade. Por curiosidade, os três jogadores mais listados foram Pelé, Maradona e Johan Cruyff (da Holanda).

Janssen diz que isso ocorre em relação a outros temas: “Os filmes a que você assiste entre os 15 e 20 anos serão seus favoritos”, sugere. Para ele, não se trata necessariamente de juízos de valor, mas de haver mais lembraças para analisarmos.

“Nós percebemos que, nessa fase, sua memória funciona muito bem: você guarda informações com muito mais facilidade”, explica Janssen.

E vocês, leitores, o que acham? De qual época são suas memórias mais marcantes?[Medical Xpress] [Academia.edu]

Sair da versão mobile