As meninas são mesmo ruins de matemática ou a culpa é do professor?

Por , em 10.04.2012

Só de entrar numa classe de ensino superior de engenharia, matemática, física, já dá para notar que mulher é um item raro, uma espécie em extinção.

Voltando um pouquinho atrás nos níveis de educação, temos a famosa afirmação de que “mulher não é boa em matemática”, que parece corroborada pelo fracasso feminino nas escolas de ensino fundamental e médio.

Agora, uma nova análise revela que as avaliações sobre os alunos feitas por professores de matemática do ensino médio têm um viés de gênero.

Os professores claramente tendem a classificar meninas brancas com habilidades matemáticas inferiores aos alunos brancos, mesmo quando as notas e resultados de testes das meninas são comparáveis aos dos meninos. Sacanagem, não? E nós que pensávamos durante todo esse tempo que as mulheres eram ruins de conta mesmo…

“Nós encontramos evidências de uma tendência consistente contra as mulheres brancas, que apesar de ser relativamente pequena em magnitude, sugere que os professores mantêm a crença de que a matemática é mais fácil para os homens do que para mulheres”, disseram as autoras do estudo, Catherine Riegle-Crumb e Melissa Humphriess, da Universidade do Texas, EUA.

O estudo começou em 2002, e analisou uma parcela nacionalmente representativa de alunos americanos do ensino médio, coletando informações dos alunos, pais, bibliotecários e professores. Mais dados serão coletados esse ano.

Segundo as pesquisadoras, o preconceito dos professores contra meninas brancas pode muito bem ser algo de que eles não estão conscientes. É normalmente sutil, mas está definitivamente presente.

Os dados também mostram que a maioria dos professores avalia as habilidades matemáticas de minorias masculinas e femininas como mais baixas (por exemplo, negros e latinos, seja mulher ou homem), quando suas notas realmente são mais baixas, mas isso não constitui um viés, porque os dados apoiam as avaliações dos professores.

No entanto, isso não significa que os estudantes minoritários estão livres de estereótipos negativos. Pesquisas anteriores sugerem que a raça desempenha um papel nas expectativas dos professores sobre os alunos.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

119 comentários

  • Krypthus:

    Apesar de eu odiar o feminismo, tbm odeio machismo, um e o paralelo do outro, aqui ta cheio de feminazis e machistas burros, voces machistas nao entendem que seu machismo alimenta o feminismo, quanto mais forte o feminismo fica mais sexista e discriminatorio para o homem, ele fica, o problema e que alem do machismo ser a fonte de energia do feminismo, os machistas substimam essa ameaça, feminismo um dia sera pior que o nazismo, feminismo e comunismo!

  • Nayara Barbosa:

    Nossa nada haver, sempre fui boa exatas, tanto q faço engenharia, e pelo menos nunca senti esse tipo de distinção dos meus professores, mas lembrando realmente eles costumavam ficar surpreendidos quando eu tinhas respostas q os “garotos bons em exatas” não tinham, acho sinceramente q isso é fruto de uma sociedade muito machista, não sou feminista esquerdista, mas a capacidade feminina não é menor q a masculina

    • Krypthus:

      Tbm faço engenharia, la tem poucas mulheres mesmo, mas nao por culpa do machismo e pq a maioria das mulheres nao se interessa por engenharia, nao vejo essa discrinaçao dita pelas feministas, acho que e mentira, eu sou pardo e nao sofri nemhuma discriminaçao tbm.

      A realidade e que as mulheres nao sao ruins em matematica, mas a maioria delas nao se interessam por matematica, por isso que existe poucas engenheiras ja que engenharia e matematica sao casadas.

      as feministas gostam de botar a culpa de tudo nos homems e usar o machismo como desculpa para tudo, quem e feminista politica, contribui para fama das mulheres nao serem boas em matematica, por que para ser feminista politica tem que ter faculdade na area de humanas, e nao na exatas, entao feministas parem com essa hipocrisia, toma vergonha na cara e vai estudar engenharia ou fisica, vai contribuir muito mais para o crescimento e valorizaçao das mulheres nessas areas do que ser feminista esquerdista e nao querer saber de matematica, dps que as engenheiras que tanto estudaram conquistam algo as feministas que nada fazem por essa area vao dizer que foi elas que conquistou… Hipocritas…

  • José Marcello Vertemati Pinto:

    Esse texto não faz o menor sentido. Então a nota das meninas é menor por causa do preconceito do professor? A nota na verdade é igual, mas existe uma percepção que seja menor do que o preconceito? O que explica existirem menos mulheres na engenharia?

    • Ruan Rodrigo:

      sabe aquele 9,5 que vira 10 por que o aluno é bom? esse julgamento depende do professor, e o preconceito afeta isso.

  • KamedaK:

    Eu tentei não ir, mas os comentários do Daniel e EduG metendo a real nas sexistas, digo feministas foi arrasador.

  • lorota:

    Disse bem!

  • Caleido:

    De qual resposta vc ta falando?

  • Bob:

    É eu sei como é, me sentia injustiçado quando minha prima e eu eramos pequenos sempre protegiam ela -de mim as vezes, kkk- e ajudavam ela a fazer tudo, assim ninguem melhora, logico. Mas eu li uma reportagem uma vez, é puramente por causa da ideia que a sociedade tem das meninas, colocaram macacões rosa e azul misturado em bebes meninos e meninas e mesmo sendo meninos, aqueles que estavam de macacão rosa foram tratados mais “delicadamente” pelos adultos que foram testados na experiencia.
    Não entendo…se é pra ser tudo igual, tem que ser tudo igual, sem desrespeita-las, mas igual.

    • Daniel:

      As mulheres necessitam de mais cuidados principalmente pela fragilidade física e emocional.

  • Caleido:

    Pois é, mas a questão é que ao invés de os pais criarem suas meninas para serem fortes e “ganharem o mundo” continua-se – em grande maioria – mantendo os antigos padrões culturais de educação e depóis falam que as mulheres não tem ‘capacidade’. E o que você falou neste ponto está certo. É muito complicada essa questão da mulher hoje, toda essa transição do papel que se ocupava antes e do que elas ocupam agora faz com que tudo esteja bagunçado e confuso do jeito que esta, sem as mulheres saberem direito o que fazer e sem os homens saberem como deveriam reagir. Mas daqui a um tempo isso provavelmente vai se estabilizar, quando a sociedade perceber que se as pessoas querem ser todas “iguais”, devem ser assim vistas em tudo, apenas respeitando-se as particularidades imutaveis de cada um, sem dizer que um é melhor que o outro por isso ou por aquilo.
    E é normal que agora, depois de um passado desigual, na tentativa de criar uma situação igualitária hajam falhas e fique tudo mais desigual ainda, mais é só enquanto as pessoas aprendem a lidar com tudo isso – e essas coisas demoram um bocado ^^

    • Daniel:

      Faz parte da dualidade Universal: Força e fragilidade. Os homens são fortes e as mulheres são frágeis! Homens vão desbravar o mundo e mulheres vão desbravar a casa!

    • Caleido:

      PORQUE ESSA MANIA DE CONTINUAR FALANDO DE CASA E COZINHA PRA MULHER??! Raios, hoje em dia uma coisa nao é mais associada a outra.

    • Daniel:

      KKKKKKKKKK… vê se não apela Caleido. Na pré historia o homem ia pra selva caçar e morrer e a fêmea ficava na caverna com a cria. hoje o macho vai pra selva de pedra das cidades trabalhar (e morrer) e a mulher fica em casa… com a cria. Mas como hoje as mulheres estão saindo para “caçar(trabalhar)” elas enfrentam as consequências de um território dominado pelos homens há milênios. Por isso tem dificuldades em se destacar nas áreas ditas masculinas: Força física e inteligência lógico/matemática. Essas consequências são principalmente emocionais visto que são muito emotivas. Os homens tiveram que desenvolver a inteligencia para se safar dos perigos da selva e criar ferramentas para facilitar sua aquisição de alimentos. Os macho foram mais estimulados e pensar, logo dominam o mundo até hoje. As mulheres naquela época se preocupavam apenas com a cria equanto que os homens tinham todo tempo do mundo para bolar estratégias e ferramentas. Naquela época as fêmeas tinham uma gestação atrás da outra e não tinham tempo de desenvolver a inteligência lógico/matamática, mas tiveram muito tempo para desenvolver inteligencia afetiva/emocional. Isso foi fundamental para os bebês da época e para protegê-los dos tragloditas machos que as disputavam. Você deve estar pensando que eu não gosto de mulheres, mas é totalmento o contrário, eu as amo. Não consigo imaginar um mundo sem mulheres. Se eu não gostasse de mulheres eu não teria as duas que tenho, minha esposa e uma amante. Mas não conta pra ela…

    • Carla Alcantara:

      É, os homens falam, enquanto as mulheres fazem.

    • Daniel:

      Não. A frase está errada. O certo é “Os homens dominam e as mulheres assistem”.

    • Ruan Rodrigo:

      parabéns pro seu machismo vestido de rosa.

  • Daniel:

    Edug, as mulheres são mestres em linguagem com doutorado em fofoca… kkkkkkkkkkkk

  • Daniel:

    Olha os homens fazendo mais história aí gente!!!!! Detalhe, é na área de humanas!

    https://hypescience.com/como-superar-um-transtorno-obsessivo-compulsivo/

  • Daniel:

    Mulheres tem tanta vocação para cuidar que se você entrar num curso de enfermagem mais de 90% são mulheres. Isso é muito nobre. E depois dizem que sou machista! Homens criam e mulheres cuidam. Homens e mulheres são dois lados de uma mesma moeda. São a dualidade da existência: quente/frio, dia/noite, preto/branco/, positivo/negativo, alto/baixo, homem(ativo)/mulher(passivo), enfim. Acho que entenderam. não tem como fugir disso.

    • Lidi Valadares:

      Hum, que engraçado. Lá em casa essa sua regrinha sexista não funcionou. Desde cedo na escola eu ajudava meu irmão bagunceiro e péssimo em matemática. Detalhe que eu sou 2 anos mais nova mas a partir da quarta série nos colocavam na mesma sala por saberem que éramos irmãos. Ele tomou 2 “bombas” e acabei o alcançando. Resultado: Me formei em ciências contábeis e ele em gastronomia.

      “homem(ativo)/mulher(passivo” Já ouviu falar de gay? rsrs
      Se liga cara , cada um é cada um. Não é pq existem características comum a homens que todos os homens são do mesmo jeito. Da mesma forma, as mulheres.

  • Daniel:

    Querido Caleido

    Acho que você tem sérios problemas com sua masculinidade, se é que você é homem. Para saltar de seu posto de macho dominante e defender as mulheres como defende chego a duas conclusões: Ou você é uma mulher ou tem fortíssimos desejos inconcientes de ser uma. Ou de repente você seja uma gazela saltitante. Talvez tenha sido criado pela vovó.

    • Caleido:

      Daniel, meu bem, eu sou uma menina, Caleido é só o meu apelido para esse site. E com certeza você é que deveria ter sido criado pela sua avó, porque quem sabe ela te ensinasse um pouco mais de respeito para com as mulheres, porque isso é que é ser homem, e não ser covarde assim se achando o todo poderoso e não respeitando os diferentes – inclusive pelo seu preconceito para com homens que gostariam de ser mulheres. 🙂 Beijos Querido, boa sorte nos tombos que levar na vida.

    • Daniel:

      Respeito as mulheres, por isso sou rodeado por elas. E você tem razão, elas são muito diferentes mesmo. Não tem nada de igual homens e mulheres. Mulheres em seus devidos lugares.

    • Caleido:

      Você não entende Daniel que o problema do que você fala é mais COMO você fala do que propriamente O QUE você fala.
      “Mulheres em seus devidos lugares.” – Olha que conotação horrivel isso tem.
      Se um americano falasse “Brasileiros nos seus devidos lugares”, você não se sentiria humilhado?

    • Caleido:

      O que?? Que que você tá falando?! Porque cerebro masculino?

    • Caleido:

      E em resposta ao seu comentario que diz:

      “Frase de efeito de Margaret Thatcher. Andou indo ao cinema?
      Eu vejo nessa frase uma pontinha de inveja da ex primeira ministra, pois os homens são muito superiores na oratória, que nada mais é do que a expressão verbal de sua maior capacidade de racionalização. E a racionalização do mundo é a base de tudo o que conhecemos hoje: tecnologia, ciência, política, artes, etc.
      Portanto, a frase correta seria:
      “Homens pensam, mulheres e homens fazem””

      Os homens não são superiores na orátória, todos sabem que (por causa da formação de seus cérebros) as mulheres têm muito mais desenvoltura com a fala e para formular seus discursos. Se você ainda não tinha essa informação, tenho alguns títulos de livros para te passar.

    • Caleido:

      O que que eu falei que faz você pensar assim?

    • Caleido:

      Não dava mais para responder naquele então estou respondendo aqui:
      “Entenda aquilo mais como um blêfe para ver qual seria sua reação. Não posso provar nada…”

      Hahahahaha, vc é doente cara? kkkk …

    • Caleido:

      “Não vou estragar sua alegria… deixa como está.”

      Minha alegria? Deixa como esta? Eu hein, não tem mais o que responder então fica falando coisas sem sentiddo só pra ter a ultima palavra é?

  • Caleido:

    O que eu acho interessante é: porque publicas tantas matérias investigando as “habilidades superiores do homem nisso e naquilo” e não botam logo ai matérias sobre tudo em que os homens são piores em que as mulheres? Tem um monte de coisas.
    E aliás, não é regra que a nota dos meninos seja maior em matematica. Durante os meus anos de escola, no ginásio, duas meninas eram as melhores em matemática e no colegial foi uma garota que teve primeiro lugar na olimpiada de matematica. Isso porque elas gostavam e se dedicavam a isso. Quem não gosta de algo não vai se dedicar e portanto não vai ficar bom naquilo. É uma quastão de gosto. Agora, se os hormonios afetam os gostos dos seres, ai a culpa não é de ninguem, cada um vai ser bom naquilo que gosta.

    • Daniel:

      Diz aí em que os homens são piores que as mulheres? Os homens são bons em quase tudo. O que eu acho abominavel é um homem fazer cirurgia e virar mulher. Tem que ser muito extraterrestre em querer deixar de ser homem dominador para ser mulher. É normal que as mulheres morrem de vontade de ser homem, mas o contrário é insanidade. As meninas podem se destacar na escola em matemática, mas quem vai descobrir aquela teoria revolucionária com certeza será um homem, com raríssimas exceções será uma mulher.

    • Caleido:

      Insanidade? Então os seres do sexo masculino estão loucos porque existem mais homens querendo ser mulher do que o contrario.

    • Daniel:

      Se enganou de novo Baby. Macho em sã consciência jamais vai querer ser preza, será sempre o predador!

    • Caleido:

      Ah e só uma duvida que não tem nada a ver com o assunto, Daniel, suas iniciais são DVR?

    • Daniel:

      Não entendi!

    • Caleido:

      Apenas perguntei se o seu nome é Daniel V. R., sem duplo sentido, é só uma pergunta.

    • Daniel:

      Não, meu nome não é Daniel V R, é Daniel C.

    • Caleido:

      Não não peço nada a você, e de que lavagem cerebral você esta falando que “não param de bajular mulheres e desqualificar os méritos e importância do gênero masculino”?
      Eu infelizmente não estou encontrando esses materiais.

  • Juliani:

    Sim, eu me preocupo com minha aparência, mas eu me preocupo muito mais com a escola, tanto é que já passei noites fazendo trabalhos, ao invés de ir para baladas ficar se esfregando em qualquer moleque, como gente da minha idade já faz. Se vocês não perceberam que o mundo logo será dominado pelas mulheres, voltem a frequentar a escola, por favor. Não perceberam que preconceito pode te matar? E falo sério, é só ligar a televisão em algum dos telejornais.
    E eu, com 12 anos, não sou um exemplo de aluna, mas me dedico muito mais que os meninos que eu vejo por aí, ouvindo funk e achando que os pais, tios, avós irão sustentá-los eternamente. O mundo está piorando, culpa de quem? Homens machistas. Que por muitos anos, nos impediram de frequentar a escola, nos tratando como objetos que tem um dever somente: cuidar da casa e dos filhos. Nos impediram de até mesmo atravessar a rua desacompanhadas.
    Ainda respondendo alguns dos cometários acima, videogames não queimam neurônios, não se usados para algo útil. O computador também não causa esse prejuízo. O problema é que a internet, é mais usado para ver pornografia do que para pesquisas ou coisas úteis à sociedade. Mulheres não são tímidas e quietas, nós somos do jeito que somos, não é à toa que os melhores alunos da minha classe são 1/2 meninas. Acreditem, quem você estão criticando aqui, um dia serão suas chefes. Tenham ao menos respeito.

    • Daniel:

      Como é que é? O mundo será dominado pelas mulheres? KKKKKKKKKKKKK… Como vai ser, as mulheres vão transformar o mundo numa grande cozinha ou num grande salão de beleza. KKKKKKKKKK. Porque você acha que o mundo está piorando? Acho que já sei. Porque as mulheres estão querendo dominar ele! Mas, coitadas, nunca vão conseguir superar o macho dominador. Você acha que o mundo hoje é pior que na idade média? Se estivéssemos na Idade média nem aqui você estava escrevendo. Acorda querida, o mundo está cada vez mais maravilhoso. Os homens dominam cada continente do Planeta.

    • Caleido:

      No Japão, a única pessoa que não tem que se curvar diante do imperador é o professor, e eles dizem que isso é porque se não houvessem professores, nunca haveriam imperadores. Então seja mais respeitoso no jeito como você fala porque enquanto um monte de pai foge por ai da responsabilidade de criar os filhos, é uma mulher que cria e sustenta todas as crianças. Se você gosta tanto de atacar as mulheres dizendo que só porque não é o nome delas que aparece assinando uma teoria ou uma invenção o papel que todas as mulheres em torno do infeliz que fez a descoberta representaram na vida dele tem menos peso, sua mãe, coitada, não fez direito o que ela tinha que fazer…

    • Daniel:

      A responsabilidade pela criança cabe ao pai e a mãe. Abomino homem que sai correndo dessa responsabilidade, mas os cuidados com a cria cabe a mulher estando ela com um macho do lado ou não. O macho ali do lado é só um acessório, principalmente financeiro. Eu não ataco as mulheres só as coloco em seus devidos lugares ou seja, na condição de mulher. E é muito digno ser mulher. Afinal, são vocês que deram a luz aos gênios homens da história. Quer mais dignidade que isso? Minha mãe fez direitinho o que tinha que fazer: me fez homem.

    • Caleido:

      Concordo com a sua frase final. Provavelmente as mulheres que se destacam nas areas de pesquisa ou desenvolvimento de novas tecnologias e etc são aquelas que não pretender ter em sua vida o que a grande maioria das mulheres espera para o seu futuro: ter uma familia.
      Como é isso o que as outras querem, já planejam um futuro em que não haverá tempo para perambular nesse deserto como você mesmo disse, então, de que adiantaria mergulhar em algo na época de faculdade que dali a uns 10 anos teria que ficar de escanteio para dar lugar para a familia. Isso tudo faz com que escolham carreiras e profissoes em que possa adaptar-se tudo, não por falta de força de vontade de mudar o mundo. Eu por exemplo, queria muito fazer medicina, mas escolhi uma profissão em que eu pudesse ter mais flexibilidade de horario e mais mobilidade porque minha prioridade é estar proxima dos filhos que ainda terei, mas antes de chegar o dia de escolher a faculdade, passei minha adolescencia lendo textos cientificos e medicos e estudando, por prazer, textos psiquiatricos e biológicos. Se eu não ligasse para familia, teria tudo para ficar sentada numa cadeira pesquisando a cura das doenças pro resto da vida.

      E numa outra postagem você falou “Quanto tempo elas precisam ainda?”. Sabe, é o mesmo que você falar: os negros já deixaram de ser escravos ha mais de um seculo e ainda não tiveram tempo para terem tanto destaque em tudo como os brancos. É pura idiotice dizer algo assim, seja sobre mulheres, negros ou qualquer outro tipo de classificação. A grande maioria de todos esses seres ai que você citou é tudo homem branco e rico(devido à forma como a sociedade vêm funcionando há muuito tempo), chega-se onde eles chegaram mais por causa de condições (em diversas questões)do que por quem eles são.

    • Caleido:

      Olha, se vc acha que esta tudo bem para os negros nos Estados Unidos, acho que vc deveria estudar um pouco mais.
      E de qualquer forma, eles tem um presidente negro como nós temos uma presidenta mulher(não importa o que você venha a falar sobre a eleição de dilma, se não fosse para ser não seria, não importa o quanto empurrassem.)
      E wtf a primeira parte da sua resposta? Você esta respondendo a que exatamente?
      E é lógico que uma mulher tipo Joana D’arc, não é bem vista. É a tal da questão do preconceito, que começou toda a briga.

  • Daniel:

    Pô moderação liberem meus comentários!!!

    • Caleido:

      Não liberem moderação, ele é muito machista e sem fundamento. Como é homem não tem o raciocínio das ciências humanas então não consegue pensar com profundidade nos assuntos.

    • Daniel:

      Ciências humanas não precisam de muito raciocínio, por isso está cheio de mulheres lá!

  • Daniel:

    Querida Cristianne,

    Passar noites a frente de vídeo game não queima neurônio. Muito pelo contrário, estimula-os. É por isso que os meninos são mais espertos. É por isso que a maioria dos que passam horas no vídeo game são homens. Homens gostam de desafio, de vencer batalhas, matar inimigos. Homens gostam de estimular o cérebro, de pensar. Coisa de quem domina o mundo. Mulheres não gostam de pensar, gostam de sentir. Mulheres gostam de estimular a visão, viver de aparência. Não é a toa que mulheres são ligadas a aparência e beleza, afinal é esse é um dos atributos mais forte delas. E é com esses atributos que elas fisgam o partidão e se sobressaem no meio. As meninas são mais comportadas, contidas, o que dá um falso ar de inteligência. Os meninos se expõem mais. Enfim, as diferenças são enormes. Mulheres não são iguais aos homens. Não é machismo é biologia. Não tem como fugir disso.

    • Gilberto M.:

      Mulheres são diferentes dos homens. Nem melhores, nem piores.

    • Caleido:

      Então me diga, se os meninos gostam tanto de pensar, vencer batalhas e são mais espertos porque tantos meninos são desleixados, bagunçados, vão mal na escola – as vezes por nem se esforçarem no “desafio”, são esquecidos e perdem as coisas, são sem noção e tomam tantas atitudes sem pensar – inclusive as de covardia?
      E o que você acha da teoria do condicionamento? Existem muitas meninas que, se estimuladas pelos pais a jogar videogame, por exemplo, adoram jogar e jogam muito melhor que meninos. Da mesma forma que hoje em dia vemos alguns meninos sendo estimulados a prestarem mais atenção em seus sentimentos e principalmente na sua aparencia – ainda mais depois do surgimento do justin bieber. (nada conta ele, pra deixar claro)
      Outras questões de diferenças entre homens e mulheres como maior gosto pela violencia e lutas por parte dos meninos, tem a ver com seus hormonios naturais, agora o raciocinio ou o pensar e os estudos é uma questão de condicionamento. Como as pessoas podem querer falar que meninos são mais inteligentes se os pais das crianças dão de presente bonecas e cozinhinhas para as meninas e brinquedos de montar e mini microscópios para os meninos? É uma questão de criação, cultura e condicionamento se você for analisar as meninas que são estimuladas pelos pais a pensar!
      Da mesma forma que uma criança que anda de skate desde os 3 anos aos 16 anda muito melhor do que uma que começou aos 12, um menino que cresceu ouvindo o pai lhe contar sobre motor, freio, vela e etc vai saber muito mais sobre carro do que uma garota que o pai não falava nada sobre isso mas a mãe dava dicas da cozinha.
      Vá ler livros sobre criação infantil que você vai ver que sua opinião é muito machista, de senso comum e sem fundo cientifico.

    • Daniel:

      Na minha época as meninas mal sabiam segurar o controle do video game. E olha que tinha só um botão.

      (Da mesma forma que hoje em dia vemos alguns meninos sendo estimulados a prestarem mais atenção em seus sentimentos e principalmente na sua aparencia). Já notei o surgimento de um bando de garotos afrescurados sem virilidade nenhuma. Parecem umas moçoilas, gazelas saltitantes. Não se fazem mais machos como antigamente. Esses moçoilas quando chegam a casar a mulher manda neles. Viram capachos de esposa. Arrrrg!

      Os pais estão certíssimos em dar bonecas e cozinhazinhas para as meninas. Bom que elas vão se acostumando a cuidar do filho e do marido.

    • Caleido:

      Bom se você diz que ao se casar elas precisam cuidar dos filhos e do MARIDO, (como acontece mesmo) então você adimite que mesmo sendo adultos e “super inteligentes, superpoderosos e fortes” os machões ai precisam de uma mamãe pra sempre e não conseguem cuidadar de si próprios. Preciiisam desesperadamente de mulheres para cuidadr deles, enquanto mulheres solteiras cuidam da casa das crianças e do sustento, tudo sozinhas. É dificil, mas se viram perfeitamente. Pra que falar tanto “como o cérebro masculino é melhor” se nunca cuidam de si mesmos. Os que moram sozinhos e têm recursos, mandam a roupa suja na lavanderia, pagam arrumadeira e cozinheira ou compram comida congelada. Se agora as mulheres conseguem fazer o trabalho FORA de casa, porque os homens ainda tem dificuldade de fazer o trabalho DENTRO de casa??
      Ta cheio de criança com Sindrome de Asperger que sabe fazer operações matematicas complexas desde os 2 anos de idade e aos 10 não consegue manter um diálogo ou limpar o proprio traseiro.
      De que adianta se vangloriar? Enquanto o geniozinho fica lá estudando, a mamãe vem trazer leite com biscoito pra ele. Queria ver se ele tivesse que tomar conta de um monte de coisa e fazer tudo por si se ele ia ter tempo pra estudar tanto.

    • Daniel:

      Qurido Cacá, vou responder por partes.

      Você diz: “Bom se você diz que ao se casar elas precisam cuidar dos filhos e do MARIDO, (como acontece mesmo) então você adimite que mesmo sendo adultos e “super inteligentes, superpoderosos e fortes” os machões ai precisam de uma mamãe pra sempre e não conseguem cuidadar de si próprios.”

      Resp: Nós conseguimos cuidar de nós mesmos, mas afinal pra que termos esse trabalho se temos um mulher que pode e vai fazer isso pra gente? Essa mamãe que nós precisamos tem uma grande vantagem: ela foi feita para nos dar prazer sexual. Eis mais um atributo das mulheres. Dar prazer aos homens.

      Você diz: “Preciiisam desesperadamente de mulheres para cuidadr deles, enquanto mulheres solteiras cuidam da casa das crianças e do sustento, tudo sozinhas. É dificil, mas se viram perfeitamente.”

      Resp: Mulheres cuidam da casa, das crianças perfeitamente porque foram talhadas para isso. Já disse isso uma vez e vou dizer outra: a vocação da mulher é cuidar. E elas tem mais é que tomar conta da casa e das crianças sim.

      Você diz: “Pra que falar tanto “como o cérebro masculino é melhor” se nunca cuidam de si mesmos. Os que moram sozinhos e têm recursos, mandam a roupa suja na lavanderia, pagam arrumadeira e cozinheira ou compram comida congelada. Se agora as mulheres conseguem fazer o trabalho FORA de casa, porque os homens ainda tem dificuldade de fazer o trabalho DENTRO de casa??”

      Resp: Mas afinal de contas porque um homem em sã conciencia vai perder seu tempo fazendo esse tanto de coisa se temos mulheres para fazer? Não temos tempo de fazer serviços de mulher. Estamos ocupados transformando o mundo e revolucionando nosso modo de vida. Por isso pagamos mulheres para lavar, passar, cozinhar. Serviço doméstico é atribuição de mulheres. Mas tem um monte de macho que perde tempo e faz esse tipo de serviço também. Homens gostam de usar o cérebro e esse tipo de serviço feminino não precisa de cérebro, afinal as máquinas de lavar e os fogões já vem com manual de instrução. Lembre-se, não temos dificuldade em fazer o trabalho dentro de casa, o que acontece é que temos mulheres para fazer esse trabalho monótono.

      Você diz: “Ta cheio de criança com Sindrome de Asperger que sabe fazer operações matematicas complexas desde os 2 anos de idade e aos 10 não consegue manter um diálogo ou limpar o proprio traseiro. De que adianta se vangloriar? Enquanto o geniozinho fica lá estudando, a mamãe vem trazer leite com biscoito pra ele. Queria ver se ele tivesse que tomar conta de um monte de coisa e fazer tudo por si se ele ia ter tempo pra estudar tanto.”

      Resp: As mulheres tem obrigação de cuidar dos geniozinhos. São eles que melhoram o mundo para vivermos melhor. Então a mulher, mais uma vez, entra com a parte do cuidado. Isso é muito nobre. Não há nada mais nobre do que cuidar dos gênios. Homem tem que estudar mesmo e as mamães e esposas tem que cuidar deles. Isso não quer dizer que eles não sabem se cuidar, o lance é que temos vocês mulheres para fazer esse serviço e nos dar prazer.

    • Caleido:

      Sim, ótimo, as atividades “tipicamente masculinas” esta cheia de homens dominando mesmo, é o que eles adoram, o que vivem e se dedicam. Mas e as “tipicamente femininas”? Vai me dizer que está cheio de homens campeões também?

    • lorota:

      Não diria que são “comportadas” e “contidas”, mas cínicas e fingidas!

    • lorota:

      E faz muito tempo que diversos estudos comprovam que jogar videogame faz bem para a inteligência, eu mesmo sintia isso. Essa cristianne é muito da desinformada.

  • Daniel:

    Como diz o EduG: “Cadê os gênios femininos do século passado?” Cadê as criadoras das “Apple” da vida. Cadê as criadoras das “Microsoft” da vida. Cadê as criadoras das “DELL”, “Facebook”, “Google”…. enfim! Sem mais comentários. Elas estão muito ocupadas com maquiagens, fofocas e chapinhas nos cabelos. Os homens sempre dominarão o mundo (e as mulheres).

    • Cristianne:

      Bom Daniel eu não sei se vc ja parou para prestar atenção nas aulas de historia. O fato é que infelizmente nos mulheres fomos subjulgadas tratadas com desrespeito e por muito tempo não podemos frequentar a escola por mero preconceito e ai da mulher que se atrevesse a ir contra seu pai e exigisse ir a escola, e estes fatos fizeram com que ficassemos atrazadas em relaçao aos homens nesse sentido. Bom mais como vc pode ver mesmo com essa desigualdade fomos inteligentes e guerreiras a ponto de assumirmos a presidencia do Brasil que hoje é a quinta potencia mundial.Concordo que sem o Lula a Presidenta Dilma não teria se elegido mas quando o Lula começou sua carreira politica foi reprimido pela ditadura e quando aDilma começou foi reprimida pela ditadura e pelo preconceito machista mas mesmo com esse preconceito não desistiu, e hoje chegou onde chegou! E mais usamos maquiagem,chapinha,gostamos de moda,mas isso não me empediu de ser uma das melhores alunas que ja passaram pela minha escola ou deque minha melhor amiga fosse amelhor aluna que ja passou porla, ou ainda mesmo de que minha irmã que veio do suburbio e que sempre estudadou em escola publica entrar no coltec a segunda melhor escola tecnina de minas gerais e umas das melhores do Brasil ou deter entrado na Puc minas e ganhado bolsa integral por causa de suas notas no enem sendo que a Puc é uma excelente faculdade, estando entre as melhores do Brasil, e ela não tem conhecimento de nenhum dos colegas homens de escola dela que continuaram a estudar que fizeram faculdade. Posso ter apenas 15 anos mas ja mais do que provei que posso superar qualquer aluno da minha escola. Mas não acho que isso é por que sou mulher, mas porque que sou um ser humano que sabe correr atras do seus objetivos!
      E sei que se aisten foi quem foi pq correu atras dos seus objetivos e Cleopatra mesmo de uma forma não taolegal mas conquistou oque conquistou pq correu atras dos seus objetivos.
      Então enfim não somos separados por sexo no ramo da inteligencia e sim pq quem somos perante a vida, aqueles que não fraquejam, que nao desistem conseguem oque querem não importa se sejam homens ou mulheres e sim guereiros!

    • Gilberto M.:

      Vai fundo, garota. Não desista. Você brilhará. Sempre haverá opiniões como as do Daniel, não deixe a raiva te dominar. Seja condescendente com eles.

    • Daniel:

      Enrustido detected…

  • Daniel:

    Cara Victória

    Eu não disse que as mulheres não foram importantes, eu disse que não foram protagonistas. As mulheres tiveram muita importância em seu devido lugar: como COADJUVANTES. Qual importância maior em dar a luz aos homens gênios da história?

    A nossa presidente é mulher, mas ela esta no poder graças a um homem: LULA. Sem Lula não teria se elegido, ou seja, o protagosnista de toda essa história é um homem.

    Mecânicas de trincheiras, carregadoras de mantimentos e mensageiras de códigos secretos são trabalhos de coadjuvantes. Os protagonistas estavam lá na frente de batalha conquistando territórios, criando estrátégias (a única estratégia que mulher se sai bem é a sexual dando golpe do baú nos imbecís) , construindo e engenhando novas armas, pilotando complexos aviões que os HOMENS criaram. A maioria das mulheres que estavam nas guerras estavam na cozinha cozinhando pros homens e nas enfermarias remendando os homens. Na enfermaria elas eram enfermeiras e os homens, médicos. O fato da mulher ser coadjuvante na história da humanidade não é desvalorização é o papel delas, é o lugar delas. Os homens são protagonistas não só das coisas boas, as ruins também, infelismente. Não há como subjugar o macho na natureza. Quando isso acontece há um desequilíbrio. Os machos não aceitam submissão e até matam por isso. Os machos tem que dominar sempre. Somos predadores e mulheres reprodutoras. Além de ser a pura realidade sempre vai ser assim. Existe um certo concenso entre as feministas de que as mulheres estão “tomando” o lugar dos homens. Que ledo engano delas. Não passa de ilusão. Quando uma mulher sobe um degrau um homem sobe cinco. Afinal, quem constroi de destroi o mundo, são os homens. Até Deus é um substantivo masculino. Os grandes mestre espirituais são homens.

    • Cristianne:

      A e ja havia me esquecido sou estremamente vaidosa sim, pretendo ser modelo sim, mas cumpro com minhas obrigaçoes escolares com muita dedicaçao se precisar passar noites em claro estudando fico e ja fiquei sem o menor problema so que ao inves de nas horas vagas passar meu tempo em frente um video game queimando meus neoronios,passo ele cuidando da minha saude e beleza pq como por exemplo ter um corpoem forma não é so beleza é primeiro saùde1

    • Ana Matos:

      Tanto preconceito!?
      “Quando uma mulher sobe um degrau um homem sobe cinco. Afinal, quem constrói de destrói o mundo, são os homens”.
      Aparentemente, quando uma mulher arrogante desce um degrau, o homem arrogante desce cinco.
      Tens todo direito de pensar como pensas, afinal a maioria pensa como tu. De que serve o homem inventar novas tecnologias se depois é usada de forma errada? De que serve o progresso tecnológico, quando este é feito à custa da vida de outras pessoas, da vida dos animais, da vida do nosso planeta terra?

      Não presumas o futuro, porque não fazes a mínima ideia de quem vai estar no comando. Uma coisa é certa, quem vai estar no comando é quem souber preservar e valorizar a vida em vez de bens materiais.

      É verdade que as mulheres sempre ficaram em segundo plano porque desde o inicio elas foram subjugadas pelo homem. As poucas sociedades antigas que concederam valor ao sexo feminino, eram sociedades que valorizavam mais a paz e a vida do que a guerra.

      As crenças e a maneira de pensar é que dão origem a comportamentos e ações. As mulheres durante milhares de anos foram inferiorizadas, marginalizadas, levadas a acreditar que eram inferiores e portanto possuíam uma capacidade menor do que a dos homens. Estas crenças ainda hoje são passadas para as gerações seguintes quer através dos homens quer através das mulheres. Infelizmente, uma boa parte das criticas às capacidades intelectuais do sexo feminino vêm das próprias mulheres que receberam crenças de inferioridade como herança das gerações anteriores. As mulheres são as suas piores criticas e inimigas porque se inferiorizam a elas próprias e passam as suas crenças negativas para as outras mulheres e isso é visível principalmente no ensino. Isto não é de admirar depois de tantos anos de marginalização em todas as áreas da vida, sobretudo nas áreas intelectuais e criativas.
      A história do elefante bebé que ficou preso a uma árvore e continuou lá preso mesmo depois de adulto, quando podia partir as amarras facilmente, reflete bem a força do condicionamento sobre o comportamento.
      Apesar de milhares de anos de condicionamento negativo sobre as suas capacidades, as mulheres em poucos anos têm vindo a se destacar e a marcar presença nas várias áreas do conhecimento. Como sabemos as mudanças não acontecem de um dia para o outro e a mulher ainda está a aprender a posicionar-se num mundo onde ela foi dominada e inferiorizada durante muito tempo. No entanto, o homem e a mulher só vão viver em igualdade e harmonia, quando os valores do mundo mudarem e o Ser-Humano aprender a amar e a respeitar o próximo.

  • Victória:

    As mulheres só não foram boas em estudos antes por isso:
    1.”Certos idiotas” as impuraram para se casarem jovens:
    2.Os machistas continuam sendo burros,homens inteligentes são aqueles que sabem o valor das mulheres;
    3.MULHERES QUE FIZERAM A MUDANÇA NA HISTÓRIA:
    -Marie curie(se não conhecem,estudem)
    -EM muitas guerras as mulheres fizeram vários trabalhos:
    . Mecânicas de trincheiras
    . carregadoras de mantimentos de longas distancias
    . mensageiras de códigos secretos do governo
    . espias de longo prazo
    . etc…
    4.APRENDAM A VALORIZAR,ALGUNS JÁ PERCEBERAM,SE VOCÊ NÃO,TOME AÇÃO!!!

  • Daniel:

    As meninas quando chegam na adolescência começam a se preocupar com aparência, maquiagem, beleza, corpo e a inteligência vai pro brejo. Depois tem que lutar pra achar um homem rico para sustentá-la. Mulheres e máquinas não combinam. Mulheres tem menos equilíbrio emocional logo tomam mais decisões erradas. Mulheres tem menos coordenação motora e noção de espaço. homens são estimulados desde pequenos a avançar e mulheres a recuar. Homens são encinados a desbravar e mulheres a cuidar.O perigo é mais nocivo às mulheres. É mais que fato que ninguém gosta de admitir e sempre será taxado de preconceito, mas os homens se saem melhor diante dos perigos da natureza pois são mais fortes e mais inteligentes(entenda-se por inteligência capacidade física e psicológica). Somos nós que protegemos as mulheres e ninguém nos protege. Mulheres tem milhares de neurônios a menos. Para cuidar da cria não há necessidade de muitos neurônios. As mulheres não tem dificuldade de lidar com um quesito fundamental ao ser dominante: A Estratégia. Mulheres não são boas em estratégia. Os homens sempre se destacarão mais do que as mulheres e não é por machismo. Somos biológiacamente programados para dominar o meio e assim vem sendo ao longo da história da humanidade. Vocês podem perceber que os grandes nomes da humanidade, quem revolucionou e quem destruiu o mundo, foram so homens. As mulheres podem ter toda liberdade que quiserem, mas o homem jamais perderá o posto de dominante. Não é machismo, é biologia. É o homem que possui a maior “arma simbólica” de dominio do meio: “ O FALO”.

    • malu:

      não acha que generalizou demais? porque se o que você falou sobre mulheres é uma verdade absoluta, eu e milhões de mulheres no mundo não somos!
      na natureza, sexo é um detalhe para reprodução. nos primórdios, ambos precisavam ser espertos para fugir de predadores. algo tão perfeito como a natureza não distinguiria macho e fêmea com esse vosso ponto de vista. para saber disso, apenas investigue machos e fêmeas de qualquer outra espécie e diga-me se há diferença considerável entre o cérebro deles.
      é bom abrir os olhos para as falhas humanas do passado, o machismo das épocas que definiu esses valores que você apresenta.

    • Daniel:

      Sim, você e milhões de mulheres no mundo são como na definição sim, mas pensam que não são. Caso contrário o desequilíbrio do meio baterá à sua porta. Vários grupos do movimento feminista pregam que as mulheres devem ser iguais aos homens, mas jamais serão. O sonho da mulher é ser homem. Eis a mola mestra do feminismo. As mulheres tem inveja dos homens desde tenra infância quando descobrem que não tem um pê/nis para brincar. Acham que já nasceram castradas, punidas. Uma mulher poderá chegar a ser a presidente da Galáxia, mas sempre será aquele ser passivo, sem o falo e que sempre sofrerá a ação na hora do sexo. Nada simboliza mais a passividade/fragilidade feminina do que o se/xo. É a mulher que recebe o “falo”, sofre a sangria, recebe o esperma, recebe a gravidez, recebe as dores do parto, recebe depressão pós-parto, recebe licença maternidade, recebe pensão e imóveis se separar, enfim. Quer um ser mais passivo e necessitado de assistência do que mulheres? Elas são frageiszinhas, coitadas. Tem que estar sendo escoradas a todo tempo. Até depois da relação amorosa tem que dar assistência, nem dormir em paz podemos. Homens e mulheres são diferentes. Os homens são feitos para ação e mulheres para passividade. É assim que funciona. É a dualidade feminino/masculino. “homens estão para escritórios como mulheres estão para cozinha”. “A casa do homem é o mundo, o mundo da mulher é a casa”.

    • Lulu:

      Meio indigesto isso que vc escreveu…

    • Daniel:

      A realidade é muito indigesta! Não é a toa que religião é o melhor anti-ácido, infelizmente.

    • Caleido:

      Olá Daniel, encontrei Dez erros em argumentos do seu texto.
      Bom, vamos lá:
      1º – “As meninas quando chegam na adolescência começam a se preocupar com aparência, maquiagem, beleza, corpo e a inteligência vai pro brejo.” – As meninas se voltam para a feminilidade para competir com as outras, se mais bonitas e consequentemente “conseguir o melhor homem” num modo de falar meio animalesco, e isso meu caro amigo, é uma “estrategia de sobrevivencia” antiga, do tempo que a mulher dependia do homem mais forte para trazer a melhor caça. E é claro para não ficarem masculinas e parecidas com seres que em maioria são tão…bom não vem ao caso.
      2º – “Mulheres tem menos coordenação motora e noção de espaço.” – Meninos normalmente são mais estimulados a praticar esportes na infancia, isso melhora essas habilidades. Mas pega uma patinadora artistica e bota do lado de um jogador de futebol…hah, muito mais coordenação e noção de espaço.
      3º – “Homens são encinados a desbravar e mulheres a cuidar.” – Ensinados! Já disse tudo Daniel,(apesar de ter escrito ensidados errado…VIVA A INTELIGENCIA MASCULINA, por isso o mundo esta como esta, porque até hoje foi ‘governado’ por homens) pelo visto você já sabe então que se ensinar um homem e uma mulher igual eles terão habilidades com a mesma competencia.
      4º – “Somos nós que protegemos as mulheres e ninguém nos protege.” – Ninguém protege vocês?? Ta cheio de homem que se não tivesse uma mulher que cuidasse dele ia morrer de fome, afundado no proprio lixo, e só não ia perder a cabeça em algum lugar porque ela ta grudada no pescoço. Alem de morrer de gripe porque não sabe nem se cuidar. Perceba que o homem e a mulher são complementares, um não é melhor que o outro – vocês vêm com a força física mas a mulher vem com todas essas habilidades que resolvem problemas a força física não vence.
      5º – “Para cuidar da cria não há necessidade de muitos neurônios.” – Tá cheio de homem macho que não consegue tomar conta dos proprios filhos nem por meia hora. E não é por falta de paciencia não, eles pegam um bebê no colo e ficam perdidinhos, tentam bater nos filhos pestinhas de oito anos e não fazem ideia de porque nao se comportam. E francamente, 90% dos que se dizem machos são uns boiolinhas: desmaiam na hora do parto enquanto a esposa está morrendo de dor dando a luz.
      6º – “Mulheres não são boas em estratégia.” – Não precisa de estratégia para contornar maridos idiotas, filhos endiabrados, tarefas domesticas e ainda os desafios que aparecerem durante a jornada de trabalho? (que finalmente foi PERMITIDO ás mulheres trabalharem fora, que só não trabalhavam antes porque mãos pesadas e burras as seguravam dentro de casa – por insegurança e medo é claro).
      7º – “Vocês podem perceber que os grandes nomes da humanidade, quem revolucionou e quem destruiu o mundo, foram so homens.” – Primeiro, destaque para ‘destruiu’. Viu, até você admitiu que vocês fazem muita M****. E como disse no 6º item, as mulheres não eram permitidas (à força)nao só a não trabalhar como também não estudar. COMO VOCÊ QUER QUE ALGUÉM QUE NÃO TEVE A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR DESCUBRA UMA TEORIA FÍSICA OU CONSTRUA UMA MÁQUINA???
      8º – “As mulheres podem ter toda liberdade que quiserem, mas o homem jamais perderá o posto de dominante.” – Até o último século, o mundo foi regido pela força. A partir do momento que ele for regido pelo pensamento, as mulheres poderão ocupar um outro papel nessa história.
      9º – “Não é machismo, é biologia.” – Essa frase só pode ser aplicada a coisas que se dão em cada indivíduo exclusivamente devido à testosterona ou devido ao estrógeno. Não a competencias cognitivas que se dão devido a estudo e dedicação.
      10º – “É o homem que possui a maior “arma simbólica” de dominio do meio: “ O FALO”.” – SIM CLARO! A melhor arma! Aquela que estupra mulheres, viola criancinhas e muitas outras coisas ótimas que temos em nossa sociedade…

      Acorda!

    • Daniel:

      Caleido

      Vamos por partes:

      1º – Sim, você tem razão, as meninas se preocupam com aparencia para competir umas com as outras para vez que fica com o melhor macho. Isso é estratégia de sobrevivencia, pois elas não tem capacidades de arcar com a própria sobrevivencia. Sempre precisarão de um macho por perto para dizer como devem se comportar. Isso não mudou muito hoje, só que em vez de força o macho de hoje tem inteligência, mesmo assim as fêmeas precisam do macho para norteá-las, já que inteligencia não é o forte delas.

      2º – Mulheres não precisam de coordenação motora. Os homens já tem o suficiente que dê pra eles e sobra pra elas. Mulher precisa de coordenação motora o suficiente para apenas se maquiar. Mais que isso é desperdício.

      3º – Homens e mulheres nunca terão abilidades com a mesma competência. Principalmente se essa competência for força física. Os homens são mais fortes fisicamente, portanto mais competentes em áreas que exigem força( e inteligência também). Os nossos pais são muito espertos em estimular os meninos desde cedo a desbravar o mundo. Eles sabem que as mulheres não dão conta do recado.

      4º – Pensando bem não morremos de fome porque tem sempre uma mulher na cozinha cozinhando pra nós, seja em casa ou nos restaurantes. Concordo com você. Homens e mulheres são complementares. Homens entram com força física e inteligencia e mulheres com força emocional e vocação para cuidar.

      5º – Homens não são bons para tomar conta dos filhos. Isso é vocação da mulher. Tanto é que quando o casal se separa a cria fica com a mãe. Mais uma vez eu repito. A vocação da mulher é cuidar. Machos tem pavor de partos. Mulheres não desmaiam porque foram feitas para sentir dor. E machos não gostam de assistir partos. Machos gostam de ser a causa dar mulheres terem partos, se é que você me entende. Aliás, a grande maioria dos partos são feitas por homens.

      6º – Mulheres não precisam de estratégia para contornar maridos idiotas, filhos endiabrados, tarefas domesticas. Elas precisam apenas serem elas mesmas. Não há necessidade de querer ser igual aos homens. Aliás, o sonho da mulher é ser homem. Uma das estratégia que as mulheres são boas é na administração do estojo de maquiagem.

      7º – Sim, homens fazer merd… Já disse, dominamos o mundo pelo lado bom e pelo lado ruim. Mulheres também fazem cagadas. Principalmente quando estão dirigindo. Mulheres não querem descobrir teorias fisicas e muito menos construir máquinas. Mulheres e máquinas não combinam. Os homens são PHD em tudo isso. Não tem como mulheres competir com eles.

      8º – A partir do momento em que o mundo for regido pelo pensamento aí é que os homens dominarão mais ainda. Afinal pensar é um atributo muito mais forte nos homens. As mulheres são craques em sentir. O mundo do pensamento vem sendo regido pelos homens há milênios desde os filósofos da aintiguidade até hoje.

      9º – Repetindo: Não é machismo, é biologia!

      10º – Os homens que cometem essas atrocidades são muito poucos. A mídia da muita enfase nesse tipo de notícia porque vende. Macho que é macho de verdade abomina esse tipo de agressão. Mas infelismente alguns homens dominam pela força e violência e não pela nobre capacidade intelectual. Mais um infeliz exemplo da dominação do meio pelo macho. As mulheres são mais frágeis. Precisou até de uma lei exclusiva para elas. Infelizmente essa realidade de violência ainda existe. Mas o homem está aprendendo a dominar pela inteligência e não pela violência.

    • Caleido:

      Ah, legal você dizer que o homem está aprendendo a dominar pela inteligência e não pela violência, mas como eu já li aqui algo como “as mulheres ainda não tiveram tempo o sulficiente desde que elas começaram a poder estudar para fazer descobertas e tals…” Pergunto para você: desde que existem humanos na terra (muuuuuuuito mais anos do que os que as mulheres tiveram para estudar) o homem ainda não conseguiu aprendender a dominar pela inteligência e não pela violência? Só conseguem vencer se for a força? Não parece tanta inteligencia assim…

    • Caleido:

      Ah claro, minha tia foi estuprada só de mentirinha, a amiga da minha mãe ficou sendo alisada pelo tio quando ela tinha nove anos de idade no mundo dos sonhos e quando eu passo na rua e só ouço comentarios nogentos de homens encostados nos postes, devo estar ficando esquizofrenica. Além das mulheres que conheço que apanhavam dos maridos sem razão plausivel. Eu não sei em que mundo fictício VOCÊ cresceu meu amigo.

    • Daniel:

      Esse tipo de coisa infelizmente acontece, mas a proporção desses acontecimentos é bem pequena. As pessoas acham que isso acontece a todo instante e em todos os lugares porque a mídia foca somente nesse tipo de notícia. As pessoas adoram assistir esses jornalecos pinga-sangue e depois ficam achando que nosso maravilhoso mundo esta cada dia pior.!

    • Daniel:

      Mulher domina o homem? Em que planeta? Se mulher dominasse O homem não haveria amantes, adultério. Se é que existe algum mínimo de dominação por parte das mulheres é pelo órgão sexual delas e não pelo cérebro. Tenho dúvidas se mulheres dominam relacionamentos interpessoais. Por serem mestres em fofoca não quer dizer nada. Essa dominação interpessoal só se for no baixo nível porque no alto nível os homens, como sempre, se saem melhor. Os grandes responsáveis pela diplomacia e OS ministros de relações exteriores são, na maioria, HOMENS.

  • maria:

    a verdade é no passado as mulheres eram ensinadas a cozinhar lavar passar ,cuidar de marido efilhos casavam-se cedo,enquanto que o homem podia frequentar escolas,ler e escrever etc..
    os homens tiram direitos e as mulheres deveres.
    e a matemática era direito do homens.
    mulher não tinha direito de estudar,quanto mais matematica.
    por isso esse preconceito dura até hoje.
    matematica hoje só não aprende quem não quer.
    e mulheres cientistas tinha e tem é so pesquisar.

  • Gilberto M.:

    Nem mesmo sabemos qual a especialidade das pesquisadoras Catherine Riegle-Crumb e Melissa Humphriess. Elas são formadas em que? Não sabemos.

    • lorota:

      Eu ainda desconfio que a diferença entre as notas dos meninos e das meninas seja maior do que as pesquisadoras tentam passar. Quando elas fizeram a pesquisa talvez fossem com o intuito de manipular as informações e terminar igualando as capacidades aí viram que ía ficar forçoso demais e pouco convincente passaram apenas a diminuir a diferença de potencial entre homens e mulheres. Não confio muito em estudos de mulheres, são muito tendenciosas, principalmente em se tratando de comparativos entre gêneros, não sei não, mas também não quero desprestigiar a classe científica, muitos ainda se esforçam em serem éticos.

  • alx:

    ta errado esse estudo, pelo menos axo q aqui no Brasil é o contrario

  • Tiago Moah Weimer:

    Não vou poder concordar com essa reportagem. Estou cursando Engenharia Química e na faculdade emq ue eu estudo, pelo menos 40% dos alunos das Engenharias são mulheres, então, é uma taxa bem elevada não concordam?

  • Betânia:

    Gente, acho que é mais simples do que foi demonstrado.

    Não sei se alguém já falou, mas todos temos a mesma capacidade. O que acontece? Em termos de evolução, mulheres são mais emotivas e homens, mais racionais. São inteligências que desenvolvemos.

    Mulheres são mais detalhistas e observadoras; homens conseguem formar uma visão geral de tudo e focar rapidamente no problema e na solução. Existem exceções? LÓGICO que sim.

    Assim, mulheres parecem desenvolver melhor as habilidades relacionadas a Humanidades, e homens, as com relação à Matemática, que é a ciência mais racional que há.

    Não existe ciência mais fácil ou difícil, o que varia é o interesse da pessoa e, portanto, a facilidade com que se aprende tal coisa.

    Por que os gênios eram homens? Por causa do machismo que durou tantos milênios. Natural. Mulheres não iam às universidades, não estudavam como os homens.

    Pessoalmente, eu sempre fui muito boa em português e em matemática, em toda a minha vida escolar não observei diferença de desempenho nessas matérias, simplesmente porque gostava das duas. Mas hoje eu gosto mais de português, gosto mais de história, filosofia, química, biologia…

    • malu:

      apoiada! a única diferença é que não entendo muito bem ciências humanas, acho uma coisa muito abstrata. mas respeito muito quem tem o dom pra coisa. admiro exageradamente a matemática, mas sou fã mesmo da física, que aplica a beleza da matemática nos fenômenos naturais.

    • Daniel:

      Existe sim ciência mais fácil e difícil. As ciências exatas são mais difíceis. Por isso mais homens dominam as mesma. Homens gostam de desafio. Em relação aos gênios serem homens não mudaria muito a história se homens e mulheres competissem de igual para igual. Mesmo assim os homens se destacariam muito mais por todas as características cerebrais que já foram ditas nesse site. Não adianta as mulheres arrumar mil desculpas para o fato de serem COADJUVANTES na história da humanidade. Quem domina o mundo são os homens. Mulheres competindo com homens em materia de racionalidade perdem feio. E genialidade está diretamente ligada à racionalidade e pensamento lógico/matemático no qual os homens dominam. Eu não disse que as mulheres não foram importantes, eu disse que não foram protagosnistas. Afinal os grandes nomes da história são homens.

    • Caleido:

      Como você pode dizer que as exatas são mais dificeis que as humanas se a primeira é simplismente tudo lógico, que faz sentido, pura decoreba de regras e segue sempre uma mesma linha sem segredos e a segunda é cheia de teorias, muitas vezes tem mais de um ponto de vista, existem várias linhas de pensamento e tratam assuntos com profundidade?
      E outra coisa…se você acha as exatas mais dificeis e diz que as mulheres nao sao boas nelas, você raciocina como uma garotinha certo? hehe

    • Daniel:

      Péssima notícia para você Caleido. Os homens também são gênios nas humanas querido. Um exemplo: Freud, Lacan, Jung… etc. Pode ter certeza que por trás de áreas humanas como filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, lingüística, economia, administração, contabilidade, geografia, direito, arqueologia, teologia e psicologia, também existe um homem com maior destaque, com raras excessões.

    • Rodrigo Rocchi:

      Às vezes a genialidade está na simplicidade. Por exemplo, o computador, todo complexo, é pautado em linguagem binária, ou seja só lê ‘0s’ e ‘1s’, algo que é tão ‘lógico’, bem parecido com a mente masculina, e pode até parecer ‘simples’, mas resultou em uma puta economia de energia e viabilidade de máquinas digitais! É um tipo de genialidade puramente masculina.

    • Caleido:

      Quem não tem moral sempre deixa uns fiozinhos soltos em seus argumentos…

    • Iago Pena:

      Fácil é apontar os erros dos outros, difícil é arranjar argumentos que defendam nossas idéias…

    • Caleido:

      Se o desvio padrão masculino é muito maior do que nas mulheres e há mais homens com QI mais acima e mais abaixo da média então, apesar de existirem homens no topo da lista dos bons em matematica, o fim da lista também é todo masculino, certo?
      E sim, o raciocínio é necessário nas ciencias humanas, mas não é o mesmo raciocinio das exatas, ele é formulado de forma diferente e é necessario muito mais para o pensamento das humanidades. Por isso gênios da matematica muitas vezes não conseguem desvendar as ciencias humanas.

    • Caleido:

      Não enalteço não. Apenas digo que não tem ciencia melhor ou pior porque todas contribuem da sua forma em algum ponto para a sociedade. Esses “valores” e “pesos” que são dados a tudo por aqueles que estão no “comando” e são passados por geraçoes e geraçoes é que é o problema.

  • malu:

    sou ótima em ciências exatas e naturais e tenho um pouco de dificuldade em humanas e da linguagem, ao contrário do que falam das mulheres. algumas das pessoas mais inteligentes em exatas que conheci são mulheres: minhas ex-professoras de física e matemática. acho que esse estereótipo contra a mulher é uma coisa ultrapassada, que infelizmente continua sendo repassado de geração em geração. a sociedade precisa encarar a verdade: a habilidade em determinada área é independente do sexo!

    • Caleido:

      Querido, da mesma forma que o Brasil precisa mais do que alguns anos após a ditadura para recuperar a integridade de sua vida politica, as mulheres precisam muito mais do que alguns anos de liberdade de estudo para conseguirem atingir seu pleno desempenho. Sem contar que mesmo que elas concluissem a educação básica, por causa da familia, por botarem os seres humanos no mundo, nao podiam levar seus estudos e carreira pra frente, e ninguem formula teorias cientificas só com o colegial. E além do mais, mesmo para aquelas que conseguiram condiçoes de seguir em frente nesse meio, a competição não é a prioridade das mulheres, elas não ficam como abestadas querendo ser melhores em tudo, como a testosterona faz os homens ficarem.

    • Daniel:

      Já tem mais de 40 anos que as mulheres tem liberdade para estudar e atingir “seu pleno desempenho” e até hoje nada. A mulher que esta lá na presidência está graças ao maior de todos os presidentes do Brasil que é um homem. Competiçaõ não é prioridade das mulheres porque elas não conseguem competir com os homens. Vão perder na maioria das vezes. Mulheres sofrem três vezes mais com as pressões e o stresse dos cargos. Mulheres sucumbem mais rápido que homens. Elas não aguentam o tranco. Mulheres tem três vezes mais doenças mentais causadas pelo stresse. Competição é coisa de MACHO com M maiúsculo. Homens são biologicamentes programados para competir a desbravar e mulheres para assistir e cuidar. Na minha empresa volta e meia vejo mulheres charando querendo desistir e pedir demissão porque não aguentam a pressão. Os homens são duros que nem uma rocha. Eles veem a pressão como desafios enquantoas mulheres a veem como ameaça. Se o mundo estivesse nas mãos das mulheres ainda estaríamos na idade média. Os maiores inventores e rovolucionários são e sempre serão os homens. Se liga mermão!

    • lorota:

      “Se o mundo estivesse nas mãos das mulheres ainda estaríamos na idade média”. Com certeza!E seria um mundo mais dividido e com mais guerras do que houve pois veja como elas são mais discordiosas e individualistas, adoram se rebelarem sem causa e entre elas mesmas são teimosas e encrenqueiras, mulher é um bicho muito problemático e muito orgulhoso, não ía dar certo, só se Deus quisesse, pois ele é quem define e estabelece tudo, inclusive a nossa dominância e liderança foi dada por ele, pra quem é cristão como eu entende do que estou dizendo, e isso ninguém toma ou muda nem que nós mesmos renegáscemos, elas podem se esperniar, reclamar… mas tem é que reconhecer isso, se manter na posição delas que é melhor pra todos. Isso delas almejarem o comando que nós temos já tinha sido previsto por Deus mas nunca alcançarão pois elas não foram feitas para isso, e Deus não deixa só quebram a cara com essa rebeldia ridícula e transloucada delas, e bem feito, vivem aprontando…

      Isso é um dos sinais dos tempos, de que o mundo está acabando.

      Mulher é apenas uma versão feminina do homem, foi baseada em nós quando Deus a fez, agente é a matriz delas seguindo sempre PRIMORDIALMENTE a imagem e semelhança de Deus, claro, mas nós fomos feitos primeiro então nada mais natural em sermos mais capacitados em quase tudo, vejam que tanto de bom quanto de ruim também infelizmente, a mulher entrou para nos auxiliar na vida, não é menosprezo é que elas veem isso como uma afronta então precisa-se que isso seja dito para que elas se coloquem na posição delas, se não, e nós? o que faremos? Nós rebelar contra Jesus Cristo, contestando-O, como elas fazem com nós? Que absurdo! Na criação existe uma hierarquia que tem que ser respeitada, do contrário é desobediência direta a Deus, que sairá bem caro para quem comete, pois estará apenas sendo um capacho de satanás.

    • Caleido:

      O preconceito que digo é o de achar que deverminado tipo de atividade é louvavel e é genio quem é bom naquilo e quem é bom na outra atividade, vista como algo mais bobo, é burro ou incapaz.
      Sem entrar na questão dos sexos mesmo você pode ver esse tipo de coisa. Na sua escola você deve ter visto algo do genero.
      Tem o Joãozinho que tira 10 em portugues, matematica, ciencias…E o Pedrinho que só tira nota ruim mas ele é otimo no skate, no poker, na natação, desenha como um artista, toca bateria… Mas sempre, sempre vão ficar falando que o Joãozinho é inteligente e o Pedrinho é burro.
      É desse tipo de coisa que eu estou falando, qual o problema se a maioria nas mulheres nao corre atras dessas atividades de dão esse tipo de destaque e preferem se aperfeiçoar em outras coisas? Porque as areas em que elas atuam e às quais se dedicam são consideradas inferiores?
      É o mesmo tipo de “preconceito” que se tem em relação as profissoes, tipo quem se forma em arquitetura é menos que alguem que se forma em direito, poque há algo que ronda por ai dizendo que tal coisa é melhor e a outra inferior.
      É desse tipo de preconceito que eu estou falando.

    • Daniel:

      “a habilidade em determinada área é independente do sexo!” – Você está errada. Homens tem muito mais habilidades em quase todas as áreas de atuação. Somos muito mais competentes em algumas áreas. Não adianta querer se igualar. Não é machismo, é biologia cerebral! Apenas aceite isso! Não há como mudar e nem porque mudar.

  • Elton:

    Todos temos capacidade pra aprender, eu era ruim em tudo, um dia comecei a gostar de tudo, após isso, matemática, física, e química pra mim é fácil e adoro, mas as pessoas tem que querer, e ter muita concentração, agora ir pra aula e ficar fofocando não dá né. Se a pessoa não prestar atenção realmente no que esta sendo ensinado, não aprende mesmo, vale pra homem e mulher…

  • Augusto:

    Galileo, Isaac Newton, Kepler, Karl Gauss, Deivid Hilbert, Einstein, todos grandes gênios, porque a maioria dos gênios da história são homens? Sempre me perguntei isto, alguém sabe o porque disto?

    • Matheus:

      Homens tem mais facilidade com ciências exatas, e ainda na sociedade da época as mulheres eram meio que excluídas.

    • malu:

      devido à época na qual eles viveram. o machismo é bastante visível… naquela época, a função da mulher era simplesmente reproduzir e cuidar da casa. ai daquela que deixasse estas obrigações para ir estudar! mulheres possuem participação em TODA a história, na mesma proporção que homens, mas devido a todo o machismo, poucas delas conseguiram o devido reconhecimento, tal como a Marie Curie (se não sabe quem é, por favor pesquise, ela é a cientista mais notória). na idade média, mulher que possuísse muito conhecimento era vista como bruxa e queimada até a morte. um filme interessante para assistir é Alexandria, que conta a história de Hypatia, eu recomendo. ressaltando que gênios da história são bastante próximos enquanto à quantidade de pessoas de cada sexo, não se engane.

    • Daniel:

      Se a mulher não ficasse em casa cuidando da cria quem o faria? A mulher dá a luz, é ela que amamenta e á ela que cuida da criança. Mulher tem por obrigação ficar em casa cuidando da cria. Mulheres tem uma vocação natural para cuidar e homens para prover condições para que esse cuidado seja efetivo. Acho muito nobre mulheres ficaram em casa cuidando da cria e da casa. Não há nada de desmerecedor nisso. Vocês são gênias nesse quesito (cuidar da cria e da casa). Mulheres não tem participação na história na mesma proporção. O número de mulheres que participaram na construção da história como protagonistas é ínfimo, muito pequeno em comparação aos homens. Os homens foram (e são) os melhores: cientistas, professores, dançarinos, músicos, engenheiros, arquitetos, artistas, assassinos, lideres, astronautas, médicos, psicanalistas, esportistas, navegadores, juristas, administradores, políticos, e é claro, motoristas. Enfim, a lista é enorme. Homem quando se propoem a ser alguma coisa ele se transforma no melhor naquela coisa. Até na cozinha os melhores cozinheiros são homens. Em matéria de engravidar as mulheres são melhores que os homens, por enquanto. Um dia chegaremos lá.

    • Caleido:

      Ah chegarão lá é? Com o que, ajudinha da ciencia? Se uma menina tiver alguem que ensine tudo sobre carro pra ela desde pequena com a dedicação que muito pai ensina pra filho homem, vai dirigir muito melhor que muito homem, porque alem de tudo não tem que ficar correndo mais rápido ou fazendo besteira no transito pra provar que é o mais fodão.

    • Daniel:

      Sim Caleidinho, com a ajuda da ciência. E muito provavelmente serão cientistas homens que farão essa façanha. Somos muito bons em descobertas. Mulheres que dirigem desde cedo fazem lambança mais cedo.

    • Tatiane:

      Muitos anos atrás o preconceito era muito maior, se nem os filosofos(homens) eram aceitos e ouvidos imaginem as mulheres, talvez elas tenham feito alguns estudos, porém dificilmente recebiam méritos por isso.

      É só uma hipotese.

    • Tiago Moah Weimer:

      De que época eles eram???
      Lembra-te do fato de que até pouco tempo atrás as idéias das mulheres eram taxadas como “infundadas” ou que “não valiam a pena serem levadas á sério”???
      Somente a partir de 1900 em diante é que elas realmente foram levadas mais á sério.

    • Caleido:

      E olhe lá né, até 1960 ainda era absurdo o preconceito…E até hoje a porcaria do preconceito continua. Todo mundo fica falando que melhorou mas é a maior mentira, o pessoal só ficou quieto porque se não vai pra cadeia. Só pararam de por pra fora o preconceito que se tem contra mulher, homossexual, negros, judeus, deficientes fisicos, enfim… Mas por dentro as pessoas continuam ruins e más igual antigamente.

    • Daniel:

      Você se engana. Isso é uma desculpa esfarrapada para o fato de as mulheres não se destacarem tanto quanto os homens. Nem se compara o preconceito de hoje com o de antigamente. Há décadas as mulheres estudam e entram em Universidades, mas os que estão no topo da cadeia da genialidade continua sendo os homens.

    • Dade Stigliani:

      São homens, porque nessa época mulher era impedida de estudar, as poucas que conseguiam não eram bem visas pela sociedade, mas existiram mulheres que romperam esse paradigma, como Marrie Curry, ganhadora de 2 Prêmios Nobéis, e amiga íntima de Einstein.
      A internet está aí é só pesquisar. É graças a ela que você faz raio X e que os elementos radioativos foram estudados.

    • Cristianne:

      Pq eles tiveram oportunidade de estudar agora ja as mulheres da idade deles nunca tiveram essa oportunidade!

    • Caleido:

      Estuda História que vc descobre.

  • Silvio L.:

    Fato

  • Matheus:

    acontece que as meninas aos 10 anos começam a cair o nível pois querem namorar,achando que são grandinhas.

    • Don Juan:

      E se acham as mais maduras namorando um cara de 20 (:

    • malu:

      que mente legal! é como dizer que meninos aos 12 começam a cair o nível, porque passam mais tempo se masturbando e pensando em sexo do que estudando.

    • Daniel:

      É por isso que os homens dominam o mundo. Porque estão sempre em contato com sua “arma” de dominação: O FALO.

  • Andhros:

    Acredito que é a afinidade.
    Sabemos, por observar o reino animal, que há diferentes disposições entre os gêneros, as quais contribuem para a sobrevivência da espécie ao organizar uma melhor divisão dos trabalhos da família e do grupo. Daí algumas afinidades, que como tudo, variam com a individualidade.
    Quando fazemos bem alguma coisa é porque temos afinidade ou bastante disciplina para fazer. E disciplina só vem com a necessidade hehehe…

  • Isabela:

    Preconceito!

  • Don Juan:

    E nem fizeram o teste da direção…

Deixe seu comentário!