As tendências do fitness em 2012

Por , em 7.01.2012

Alongue-se, escolha uma música e se prepare para acompanhar as batidas. Zumba (atividade que mistura ritmos latino-americanos como salsa e samba) e outros exercícios de dança estão entre as 20 maiores tendências do fitness previstas para 2012. Não gosta de dançar? Tudo bem, a lista tem opções para praticamente todas as preferências e partes do corpo.

Essas tendências foram relacionadas através de uma pesquisa feita anualmente pelo American College of Sports Medicine. Foram classificados 20 termos que pesquisadores acreditam que serão as modas da atividade física neste novo ano.

“A pesquisa tenta mostrar uma distinção entre modismos e tendências, e é uma boa representação do que está ocorrendo na indústria de saúde e do fitness em todo o mundo”, disse Walter Thompson, que liderou o estudo.

De acordo com os pesquisadores, a lista serve para educar os consumidores e fazer com que eles se questionem sobre as academias e clubes de saúde que frequentam. Afinal, será que as academias buscam seguir a moda ou fornecer as atividades mais saudáveis?

O badalado Zumba, por exemplo, oferece aulas em mais de 110 mil lugares, por mais de 250 países. “Acho que as pessoas estão esperando para ver se somos uma moda passageira, mas os números estão crescendo e o Zumba está se tornando mais popular. Agora, as pessoas percebem que estamos aqui para ficar”, disse Alberto Perlman, cofundador do Zumba.

A popularidade do Zumba tem subido ao longo dos anos, e os exercícios de dança foram uma das maiores surpresas na lista de 2012. “Zumba é libertador e mágico, e uma das principais maneiras pelo qual ele tem se expandido é através do boca a boca”, disse Perlman.

Zumba está em nono na lista deste ano. Thompson está curioso para ver se a atividade vai seguir a curto prazo o caminho do Pilates, que foi classificado no top 10 durante três anos consecutivos, começando em 2008, mas caindo em 2011.

Algumas tendências sempre aparecem e são esperadas todos os anos na lista, como profissionais de fitness educados, certificados e experientes, e o treinamento de força e programas de fitness para pessoas mais velhas. Os profissionais do fitness estão no primeiro lugar da lista – e garantiram essa posição também nos últimos cinco anos.

É esperado que a demanda por profissionais do fitness (personal trainers) cresça ao longo dos próximos cinco anos. Estatísticas dos EUA indicam que os postos de trabalho no ramo das atividades físicas devem aumentar muito mais rapidamente do que a média para todas as ocupações até 2018.

Outra tendência que sempre aparece está em terceiro lugar na lista: programas de fitness para adultos mais velhos. As pessoas que estão envelhecendo querem cada vez mais se manter jovens e saudáveis, com visitas frequentes a academia.

Confira abaixo o top 10 das tendências do fitness para 2012. Você certamente ouvirá esses termos nas academias e matérias sobre saúde neste ano:

  1. Profissionais de fitness certificados, educados e experientes
  2. Treinamento de força – musculação
  3. Programas de fitness voltado para pessoas mais velhas
  4. Exercício e perda de peso
  5. Crianças e obesidade
  6. Treinadores pessoais (personal training)
  7. Exercícios abdominais
  8. Personal training em grupos
  9. Zumba e outros exercícios de dança
  10. Treinamento funcional[CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • Mario:

    podiam ter colocado um homem e uma mulher na foto, botaram 2 cabras.

  • Edilson Lima:

    Sine qua non!
    eliminemos a massa gorda necessaria e creiemmos massa magra que prescisa -se!
    como: seu nutricionista e preparador fisico qualificado, credenciado e sempres presente!
    Saiba cada um as suas reais possibilidade geneticas e dimensões bio fisicas, paa saber, se realmente o que voce está se propondo será cintificamente alcançado. Pesquisem! M uito mais que GERAÇAO SAUDE, MUITO MAIS QUE GERAÇAO SARADA… MAS SIM , GERAÇAO QUESTIONADORA, agora apliquemos os conceito de saude completa certa!!! Hoje as informaçoes estão disponivekis! QUESTINEM !!!!!! GALERA!!!
    E SEJA FELIZ.

  • Jesus:

    o que aconteceu????? não gostei de nenhum comentário, e agora não posso mais opinar???? vou falar com o meu pai…

    • Flor de Lis:

      Ah tá,, e espera que Ele diga: E faça-se de volta a negativação! E a negativação se fez! kkkkkkkkk

    • Ezio Jose:

      Fiat Lux.

    • Flor de Lis:

      Beijo pra vc, Ezio.

  • Adrielle Lopes:

    Me interessei pelo tema por mera curiosidade, tendo em vista que estou cursando Educação Física. Mas, confesso que as discussões chamaram muito mais a minha anteção. E, de fato, muito do que foi agumentado pelos colegas é verídico. Porém, não vamos generalizar essas situações. Cada um sabe (ou deveria saber) o que deve fazer para ter melhor qualidade de vida. É uma pena que, em alguns casos, as pessoas simplesmente ignoram essa sabedoria. Mas a culpada é a mídia que nos embriaga com padrões de beleza praticamente desumanos…daí a nossa cosnciência e sabedoria tomarem a iniciativa!

  • Roberto:

    Quanta gente que não está nem aí para exercícios físicos, doentes e estão com a saúde comprometida.

  • Nina:

    Muito legal, mas a zumba me lembra o body jam, mistura de danças que infelizmente não chegou ao interior.

  • Rafael:

    Se exercitar com música é muito legal pois evita o estresse devido o número e o tempo do exercício físico e evita o sono que surge. Já vi isso aqui na minha sidade; a pessoa se exercita depois cai no sono perde até o vigor para os execícios fica mole e sem força, prefere ficar domindo com o peso na mão ou em um aparelho de ginastica que estivé usando. Porem com a música isso não acontece porque a pessoa se mantem otimisada o que dar vigor para o exercício físico.

  • Templário:

    Estou contigo colega!

  • eEUcomISSO [tassio bruno]:

    ola pessoal, fiz questao de NAO ler o post, pelo seguinte ponto: pq nós fazemos exercicio — atividade fisica?
    a resposta é simples, como o corpo humano no campo evolutivo, tendeu sempre a se exercitar — para fugir e caçar — nós Temos q fazer exercicio para sobreviver.
    é um fato genetico.

    mas, oq ocorre hoje nas academias?
    1 – instrutores ou ‘amigos’ q dao uma solução rapida e plastica para homens E mulheres — anabolizantes!
    2 – perfil de beleza Deturpado — onde ja se chamou de belo, homens com aparecia de chimpanzes, e mulheres com Ombros Largos como o de Homens?
    3 – Exercicio tende a nos deixar mais felizes — tanto mentalmente como corporalmente — mas qualquer coisa em excesso faz mal; ora, quando só se fala em academia o dia todo, é pq Algo está errado.

    oq quero dizer é o seguinte: Nao estamos vivendo na ‘geração saude’ sonhada dos anos 80, muito pelo contrario, estamos vivendo a ‘geração sarada’, q leiam bem, como tudo termina, está tbm tende a terminar.

    pq? oras…pq os maus se somam, e mais cedo ou mais tarde, todos tenderao à mudar seus estilos de vida.

    ps: Ora, ouvimos falar de malhação, academia, exercicios, o dia todo na telivisao, e agora, até na internet…mas como eu sempre digo, Tudo tende a terminar.

    p²:Exercicio, atividade fisica, nao deve ser feita por obrigação de uma barriga sarada, ou de uma coxa e uma bumbum definidos, mas pelo prazer q ela nos proporciona, e pela saude q ela nos resulta. é simples.

    ps³:Quando se malha em excesso? quando homens muito malhados — como os que aparecem no hipertensao — perdem para homens mais magros, ou simplesmente melhor preparados no seu aparelho cardiorespiratório. como eu disse, os musculos sao apenas beleza plastica, mas ao q parece, se tornam tbm POUCO FUNCIONAIS. Afinal, a campea olimpica de salto em distancia, a brasileira Mauren Maggie tem as pernas mais grossas q a da valeska popozuda? — valesca, nada contra, eu gosto de vc — Ou por acaso Fabiana Murer que tem um corpo até magro, é menos forte q a gracianne barbosa — lembrando q fabiane é campeã mundial de salto em altura.

    sao nesses pontos, q os musculos deixam de ser funcionais, e passam a ser somente plasticos.

    Abraços a todos

    • César:

      Meu irmão, quanta revolta pra quem não tá nem aí com isso.

      Eu entendo seu ponto de vista, mas não concordo totalmente com ele. Eu faço academia desde os 14 anos (hoje tenho 25) e posso dizer com certeza que uns 90% das pessoas que entram na academia esperando somente entrar em forma e ficar sarado desistem. Vão um mês, no máximo três e aí se cansam.

      Os que não desistem simplesmente entendem o sentido da necessidade de ter um corpo saudável, e veja bem, isso não significa buscar ser um campeão mundial de qualquer coisa, se o objetivo fosse esse não só malhariam e sim dedicariam mais tempo a outra atividade que traria o titulo.

      PS: Fabiana Murer malha ( http://1.bp.blogspot.com/_GcDwloNYWoM/SLLUVr9mGzI/AAAAAAAACeQ/PI0IXlmj0i0/s320/Fabiana+001.JPG ). Já sobre a Maurren eu não sei dizer, acho que só faz treino de corrida, o que não deixa de ser uma malhação pras pernas.

      Tudo dependerá do objetivo pelo qual se começa a praticar um esporte, a musculação como qualquer outro esporte trás imensos benefícios ao corpo humano, e também como qualquer outro esporte se for praticado em excesso irá fatalmente lesioná-lo.

      O zumba vai ser sim só mais uma ondinha passageira nas academias, assim como tantas outras irá acabar, mas a musculação em si nunca deixará de ser um esporte, assim como o futebol, o volei, o basquete… a onda passa, mas os praticantes continuam. O que eu quero dizer é que generalizar dizendo que quem vai a academia vai somente pra ganhar músculo de plástico é, além de um grande “pré-conceito”, um pouco de falta de informação.

      Sem mais.

    • eEUcomISSO [tassio bruno]:

      ola cesar, gostei muito de seu comentario, ou seja, de seu contra-argumento, principalmente pq vc sabe e vivencia aquilo que eu fui contra.

      veja bem, eu nao sou contra a voce — praticante regular de atividade fisica — o qual, creio eu, entrou na academia como muitos, com um objetivo, diferente deste de ficar bonito ‘plasticamente’ falando.

      falo no entanto, do exagero q tanto se fala de uma geração q o amigo por viver nas academias sabe bem, nao se trata de ‘geraçao saude’. e agora m diga, será q as academias ficariam tao cheias somente com aqueles q tem objetivos como os seus?

      eu tbm tenho pouca experiencia em academias, mas larguissimas em atividade aerobica, como corrida, natação, e muitas outras.

      na academia, era comum se falar em ‘bomba’, em pressa, apesar do ambiente ser maravilhoso — as pessoas todas educadas e preocupadas com seu esforço, falo com sinceridade — contudo, nao sejamos tolos em dizer o quao costumeiro é encontrar instrutores despreparados tanto profissionalmente quanto eticamente — pq Eles sugerem os anabolizantes na maioria dos casos, tanto para homens, quanto para mulheres, O Q É Uma Abominação.

      sei q vc cesar, ja deve deter passado por algo assim — sugestões alheias — ou ate tomado algumas para poder ‘fortalecer’ mais rapido. enfim, nao quero discutir a etica das academias, pq nao sejamos hipocritas, existem problemas morais em todos os lugares, desde hospitais a templos, e academiais nao seriam excessoes.

      nao é da moral das academias q falo aq cesar.
      falo da perda/mudança de sensibilidade que as pessoas andam tendo. quais? oras, achar um ideal de beleza deturpado bonito — mulheres de ombros excessivamente largos, ou com pernas mais musculosas q o campeao olimpico/mundial de 100m rasos, Usain Bolt, e homens como chimpazes — e buscá-lo incessantemente, mesmo que signifique em perda de saude mental e fisica — justamente o oposto da ativdade fisica, q visa a Saude.

      é disto q falo aq.
      academia deixou de significar saude, para ser fabrica de beleza. é como ir no dentista e afiar os caninos para q eles fiquem com aparencia de gato — rolou isso na asia ano passado.

      e nao, nao adianta argumentar sobre a fabiana, pq a coisa fica um pouco feia. ela é campea mundial em salto em altura, e somente atividade aerobica nao lhe daria o tonus muscular o suficiente tanto para saltar, quanto para cair. e sim, doa o quanto doer, atividade anaerobica sem a aerobica nao da a qualidade cardiorespiratoria necessaria para nenhum praticante e vc sabe bem disso. ou seja, msm eu nao sendo prof de edu fisica, fica claro que deve se fazer um bom esforço aerobico, junto de anaerobico, para garantir força. nao dando maior qualidade para o anaerobico, cuja hipertrofia muscular em excesso, creio eu, deixa o musculo ‘plastico’ mas pouco eficiente.

      ora, quem é mais forte, um atleta olimpico de levamento de peso, algumas vezes ‘gordinho’, ou um daqueles homens fortes do mister universe? oras…é claro q os misters tem mais tonus plasticamente falando, mas o treinamento do atleta é superior, mesmo q este nao fique tao definido quanto o outro.

      Afinal de contas, há pessoas q Jamais serao fortes como Arnoldo Swazeneger ja foi, a nao ser que recorra aos anabolizantes, assim como é dificil para um gordinho ficar magro de mais, magro msm — sao genes caro amigo, e nenhuma atividade fisica regular, pode mudar os nossos genes.

      nao quer dizer q o gordo nao emagreça — e ira — ou oq o magro nao fique forte — e vai — mas dificilmente serao ‘tao’ quanto aqueles q tem os genes perfeitos para isso — ao menos q recorra para Algo Melhor….

      Enfim cesar, nao vou me alongar mais. fico feliz q encontrei na net alguem tao probo quanto vc, e q pratique a saude de verdade. espero q mais como vc surjam, e aqueles q nao tenham sua ‘cabeça boa’ mudem com sua presença na academia. meus abraços e meus respeitos cara.

      ps:Sei q muitos bons profissionais de Ed.Fisica pensam como eu. e sei q vc tbm ira meu amigo cesar.

    • eEUcomISSO [tassio bruno]:

      ps²:Algo melhor = sarcasmo q me refiro ao uso Abominavel de anabolizantes, por mulheres e homens em academias.

    • César:

      Não há o que discutir Tássio, como eu já disse, concordo com sua opinião, só disse que não se pode generalizar dizendo que todos são assim ou assado.

      É algo realmente triste o que a indústria da beleza insere na cabeça das pessoas, mas veja bem, isso não é culpa do esporte e sim do que as pessoas acreditam que podem conseguir em efeito instataneo praticando-o.
      ————————–
      Eu tinha falado aqui sobre atletas olimpicos que fazem/fizeram uso de artificios para conseguir o que almejavam, mas me alonguei demais e desisti. Isso chega a ser tão triste que não dá nem vontade de falar, por exemplo o Cielo, o guerreiro da natação. Enfim, é triste. Tão triste quanto esse estereótipo criado para a pratica de exercicios anaeróbicos.

      Partilhamos da mesma opinião Tássio, eu só digo que não se pode generalizar, nunca.

    • rodrigo:

      Tudo depende do objetivo de cada um, e os objetivos refletem bem o que uma pessoa é.

Deixe seu comentário!