Ícone do site HypeScience

As “trilhas de risada” realmente funcionam

Você costuma assistir seriados de comédia? Se sim, qual sua opinião sobre aquela velha técnica de colocar risadas gravadas, na trilha de fundo do áudio, logo depois de cada cena engraçada? Esse recurso divide opiniões, mas um psicólogo americano garante: elas podem realmente tornar o seriado mais atrativo.

A razão disso é simples: o ser humano tende a rir mais e melhor se estiver na presença de outras pessoas. Logo, se ele está na “presença” das risadas da trilha de fundo, se sente inconscientemente em companhia de outras pessoas para rir.

Quem afirma é um pesquisador do Darmouth College, em Hanover (New Hampshire, nos EUA). Ele garante que existe eficiência na risada “enlatada” dos programas de comédia. Baseado em estudos sociais que iniciaram a pesquisar nesse campo em 1974, ele conta que o cérebro humano processa o humor atrelado a certo senso de coletividade. Logo, quem ri acompanhado, ri melhor.

Os seriados americanos, em sua maioria, têm uma tradição de colocar risadas de fundo desde os anos 70. Um estudo do psicólogo mostrou que alguns seriados produzidos nos últimos anos abriram mão desse recurso. Mas a tradição, aparentemente, falaria mais alto: os programas mais recentes voltaram a aplicar a trilha da risada após cada cena onde o espectador deve rir. [MSN]

Sair da versão mobile