A NASA irá transmitir ao vivo sua primeira missão em direção à 101955 Bennu, para recolher amostras do asteroide.
A sonda OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer) fará contato com Bennu no dia 3 de dezembro, às 15h no horário de Brasília (12h EST).
Para assistir, é só acessar o site da agência espacial norte-americana neste link.
A missão
A jornada do OSIRIS-REx começou em setembro de 2016. Três anos depois, ele está finalmente perto o suficiente para alcançar a rocha espacial. Em 3 de dezembro, iniciará suas operações em torno do asteroide, passando por seu polo norte, polo sul e equador a apenas 7 quilômetros de distância. Isso permitirá que a sonda determine sua massa e velocidade de rotação, bem como gere um modelo do asteroide.
A sonda está equipada com cinco instrumentos e examinará o asteroide por cerca de um ano, antes de selecionar um local para recuperar uma amostra.
OSIRIS-REx não vai pousar no asteroide, como a sonda japonesa Hayabusa 2 fez no início deste ano, optando por lançar um instrumento semelhante a um “soprador de folhas” na sua superfície a fim de lançar partículas de poeira em direção ao braço robótico da espaçonave.
A missão de US$ 800 milhões só estará completa em 2023, quando se espera que o OSIRIS-REx retorne à Terra com a poeira de Bennu a bordo.
Implicações
A partir da amostra da superfície rochosa de Bennu, os astrônomos podem potencialmente descobrir mais sobre como a vida na Terra começou, os tipos de compostos presentes no asteroide e a formação de nosso próprio sistema solar.
Há também o fato de que Bennu tem uma chance (muito minúscula) de colidir com a Terra depois de 2175. Seria muito bom se preparar para isso, não é mesmo? [Cnet]