Ícone do site HypeScience

Astronauta “MacGyver” conserta estação espacial usando escova de dentes

A história realmente parece retirada do seriado “Profissão: Perigo” ou também conhecida como “MacGyver”, nome do personagem principal, um agente secreto que não usava armas e resolvia problemas complexos usando fita adesiva, um canivete suíço e materiais encontrados no local.

O problema: você está em uma estação espacial internacional, precisa restaurar o sistema de energia dela, mas para isto precisa apertar um parafuso que se encontra encravado, e só vai poder ser parafusado depois que for limpo e engraxado, mas você não tem ferramentas para a limpeza.

A solução mais cara é esperar a ferramenta apropriada para a tarefa no próximo foguete. A solução mais barata? Improvisar uma ferramenta, usando restos de um cabo para fazer uma escova, e uma escova de dentes para fazer outra escova menor.

Foi o que fizeram os astronautas Sunita Williams da NASA e Akihiko Hoshide, do Japão. Depois de praticar um pouco com um parafuso sobressalente, eles foram para o local onde estava o novo distribuidor de energia, usaram nitrogênio comprimido para assoprar detritos, escovaram o parafuso, e o limparam com um pano com graxa. 4 horas e meia depois de ter começado a operação, chegou o momento da verdade, com Williams balançando gentilmente o parafuso e Hoshide apertando-o para baixo.

Deu certo. O novo distribuidor de energia foi instalado e está funcionando. E mais uma vez o improviso engenhoso venceu um imprevisto.

O improviso é tradição

O uso de ferramentas improvisadas – principalmente de fita adesiva – já faz parte do folclore e tradição da NASA. Um dos episódios mais notáveis da história dos imprevistos foi o filtro improvisado na Apolo 13, usando fita para juntar um filtro quadrado a um buraco circular em que ele devia ser encaixado para evitar o envenenamento dos astronautas.

Outro macgyverismo aconteceu na Apolo 17, com o jipe lunar, que estava jogando o regolito para cima e no equipamento sobre ele. Com mapas sobressalentes e fita, eles improvisaram um “para lamas” para o jipe lunar.

Em outra história que foi revelada em 2006, o astronauta Neil Armstrong quebrou uma chave de um circuito, e Buzz Aldrin improvisou uma chave com uma caneta esferográfica. Nada muito sério, exceto pelo fato de que, sem a chave, os dois astronautas estariam presos na lua.[MSNBC, News Daily, Duct Tape and Nasa, Mirror]

Sair da versão mobile