Ícone do site HypeScience

Ator americano desafia cientistas a se comunicarem melhor

Em 1947, o ator americano Alan Alda era um garoto de 11 anos de idade. Certo dia, ele perguntou a um professor o que exatamente era o fogo, uma chama. A resposta – “é oxidação” – não o satisfez. Hoje, ele é o fundador de um Centro Universitário para Ciências da Comunicação, mas garante que a ciência continua com o mesmo problema que ele verificou tanto tempo atrás: não sabe comunicar claramente suas ideias.

Alda afirma que esta imprecisão sobre o que é o fogo é apenas um exemplo. Ele afirma já ter lido muito sobre teoria da evolução ou sobre o fato dos experimentos no LHC (acelerador de partículas que tenta recriar o Big Bang) poderem originar um buraco negro, mas não entendeu direito: ele defende que nenhuma publicação consegue exprimir de maneira simples como as coisas funcionam.

Por essa razão, Alan Alda resolveu lançar um desafio aos cientistas do mundo, para que respondam sua velha questão: “O que é uma chama”? No último dia 2, ele criou o site “The Flame Challenge” (o desafio da chama), em que qualquer um pode dar sua explicação, com palavras, imagens ou gráficos, que satisfaça a velha dúvida do ator.

Um detalhe: as explicações não serão avaliadas por especialistas em física ou química, e sim por meninos de 11 anos de idade, como era Alda na primeira vez em que esta dúvida surgiu. Qualquer pessoa pode participar.

A explicação mais inteligível (ou seja, a mais fácil de entender) dará ao vencedor dois prêmios: ingresso VIP para o badalado Festival Mundial de Ciências, que acontece em junho na cidade de Nova Iorque (EUA), e uma camiseta. Além, é claro, da gratidão de milhões de garotos de 11 anos que finalmente vão entender o que é uma chama. [LiveScience]

Sair da versão mobile