Obsessões ao redor do mundo

Por , em 28.04.2015

A função de autocomplete do Google fornece sugestões de pesquisas mais comuns feitas no buscador por outros usuários. Comparando os resultados de pesquisas feitas em diversos países, podemos perceber muito bem como certos lugares são percebidos pelas pessoas ao redor do mundo.

Quanto custa?

Como você já deve imaginar, a busca no Google varia muito dependendo do país de interesse.

Por exemplo, as pessoas estão mais interessadas no custo de um passaporte ou de uma patente na América do Norte. Quanto à Europa, muitos estão preocupados com coisas práticas, como o custo de vida, de estudar ou a compra de uma cerveja. Já na África, os usuários do Google estão mais interessados em necessidades básicas como comida, gado e combustível.

Mas, se você olhar de perto, vai encontrar alguns resultados de pesquisa mais controversos, como o preço da prostituição no Brasil, Ucrânia, Hong Kong, e Letônia; o preço de escravos na Mauritânia; de um rim no Irã; da fertilização in vitro na Austrália; e da rinoplastia na Coreia.

No mínimo curioso

Intrigado com os resultados da análise das buscas mais frequentes por estado nos Estados Unidos, o site FIXR resolveu expandir a análise a nível mundial. Tudo começou com uma busca simples em cada país de “quanto custa tal coisa”, e terminou de cabelos em pé.

Os resultados foram coletados e colocados em um infográfico para comparar países e continentes. Aqui estão alguns dos resultados mais inusitados:

América do Norte

obsessoes america norte
O mapa completo de vida na América do Norte parece relativamente chato. Tão chato que os canadenses estão interessados principalmente no custo de um passaporte para deixar o país. Melhor ir para o México, onde a comida é boa e as praias são lindas.

América do Sul

obsessoes america sul
Chapéus panamá são populares no Equador. A prostituição é de interesse no Brasil e no Uruguai. No Chile, o preço da coca é de primordial importância… Não temos a certeza de que tipo.

Europa

obsessoes europa
Alguns resultados da pesquisa peculiares para a Europa incluem relógios da marca Rolex na Suíça, amarração de um iate em Mônaco, plásticas no nariz na Albânia, e voar em um MiG (um avião de caça russo) na Rússia.

Ásia

obsessoes asia
Para a Ásia, há uma ampla gama de resultados, o que naturalmente reflete a diversidade de culturas dentro do continente. A maior preocupação financeira para as pessoas que usam o Google no Líbano parece ser o custo de um PS3; para Kuwait são carros Lamborghinis, tapetes na Armênia e melancias no Japão.

África

obsessoes africa
Na África, os usuários do Google são mais preocupados com as necessidades básicas da vida. Mas, aparentemente, as pessoas de Serra Leoa estão mais interessadas na compra de diamantes, e na Mauritânia, estão mais preocupadas com a compra de escravos.

Oceania

obsessoes oceania
Aparentemente, os neozelandeses curtem uma boa farra e demonstram um grande interesse em vasectomias, enquanto seus vizinhos australianos estão mais preocupados com o custo da fertilização in vitro. Que paradoxo.

Antártida

obsessoes antartica
A busca mais comum sobre os custos na Antártida é o valor da terra. Enquanto ela pode não ser exatamente hospitaleira e acolhedora, com certeza existe um monte de lugar vazio por lá.

Olhar para algumas das buscas mais populares do Google em todo o mundo revela algumas diferenças culturais, mas também muitas semelhanças fundamentais.

Afinal, o Google não julga. Só mostra a resposta. [FIXR]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,14 de 5)

2 comentários

  • mozart:

    No Brasil, acredito que seja mais por sexo. Muito em breve será por um passaporte.

    • Humberto Barbosa:

      Por mim, no BR já é passaporte.

Deixe seu comentário!