Ícone do site HypeScience

Ave selvagem mais velha dos EUA é mãe novamente

A ave selvagem mais antiga conhecida dos Estados Unidos vai ser mãe de novo.

A albatroz-de-laysan, chamada Sabedoria, tem cerca de 60 anos de idade e foi flagrada com um filhote recentemente. Saber que ela ainda pode dar a luz com êxito está empolgando os cientistas.

Sabedoria foi descoberta em 1956 como um ovo incubado, e na época foi estimada em pelo menos 5 anos. Esta é a mais tenra idade em que estas aves cruzam, embora façam isso mais tipicamente na idade de 8 ou 9, após um “namoro” de vários anos.

Sabedoria provavelmente tem gerado pelo menos 30 a 35 filhotes durante sua vida de criação, embora o número possa ser bem maior porque os pais experientes tendem a ser melhores pais. Um albatroz coloca somente um ovo por ano, mas é preciso muito desse ano para incubar e criar o filhote, com ambos os pais – os parceiros de uma vida toda – compartilhando o trabalho.

Depois de anos gerando filhotes com sucesso, os papais aves podem tomar o próximo ano para eles mesmos. Sabedoria teve filhos em 2006, 2008, 2009 e 2010, e agora está criando seu mais novo filhote.
Segundo os pesquisadores, embora o processo de anilhamento de uma ave não tenha mudado muito durante o século passado, as informações fornecidas pelas aves marcadas com uma simples banda de metal numerada transformaram o conhecimento sobre esses animais.

O registro notável de Sabedoria é apenas um exemplo dos dados valiosos fornecidos pelo anilhamento. Além de estabelecer registros de longevidade dos pássaros, prevê padrões migratórios e informações críticas utilizadas para gerir a sobrevivência das populações de aves migratórias, e apóia as atividades de investigação em muitas questões da toxicologia, como transmissão de doenças e comportamentos. [LiveScience]

Sair da versão mobile