A forma como as baleias jubarte conseguem realizar acrobacias debaixo d’água – apesar das barbatanas laterais de tamanho fora do comum – inspirou engenheiros de aviação em Göttingen, na Alemanha, a criar uma lâmina de rotor de helicóptero que faz o veículo ser mais rápido e silencioso.
Os helicópteros têm um rotor em forma de aerofólio, e contem lâminas que possibilitam o controle direcional e o voo para frente. Enquanto o rotor gira, o avanço da lâmina – que está se movendo na mesma direção do rotor – viaja mais rápido do que se a lâmina rodasse para o lado oposto.
Estas velocidades diferentes trazem vibração, turbulência e instabilidade – principalmente durante voos rápidos e no momento da viragem, quando a lâmina que recua é mais propensa a perder altura. Engenheiros que trabalham com helicópteros gastam muito tempo tentando minimizar esse efeito.
Observando a agilidade da jubarte na água, Kai Richter e seus colegas do Centro Aeroespacial Alemão se perguntaram se algo análogo aos solavancos sobre as barbatanas peitorais da baleia – conhecidas por elevar a posição e aumentar a flutuabilidade delas na água – poderia ajudá-los a melhorar o desing dos helicópteros.
Os pesquisadores fizeram amortecedores de borracha de 6 milímetros de diâmetros e prenderam 186 deles nas bordas dos rotores de um helicóptero de teste (como mostrado na imagem acima), inspirados nas barbatanas das baleias. Pilotos que testaram o novo veículo perceberam que de fato ele tem uma condução mais suave, sem tantos solavancos. [NewScientist]