Como batom e gloss em excesso podem te matar

Por , em 6.05.2013

Pessoas que não usam batom ou gloss têm pelo menos um bom motivo para continuar não usando: estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) analisaram diversas amostras desses cosméticos e encontraram níveis perigosos de chumbo, cádmio, alumínio e outros metais que podem fazer mal à saúde.

“Apenas encontrar esses metais não é o problema; o que importam são os níveis”, explica a professora S. Katharine Hammond, líder da equipe. “Alguns dos metais tóxicos estão presentes em níveis que podem ter efeitos a longo prazo”.

Usar batom pode ser perigoso

Uma vez nos lábios, batom e gloss são pouco a pouco absorvidos através da pele ou ingeridos sem a pessoa se dar conta. Mesmo usados em quantidades considerados aceitáveis (24 mg/dia), esses cosméticos podem expor a pessoa a níveis perigosos de cromo (que pode causar câncer de estômago) e manganês (que pode atacar o sistema nervoso), entre outros.

Os pesquisadores detectaram chumbo em 24 das 32 marcas analisadas e, embora os níveis estejam abaixo do mínimo “seguro” para adultos, é recomendável deixar maquiagem longe de crianças, já que não há nível de exposição seguro para elas.

Não é o caso, de acordo com os autores, de jogar fora batons e embalagens de gloss, mas de manter cautela em relação a esses produtos e evitar o uso excessivo.[ScienceDaily, Medical Xpress, Environmental Health Perspectives]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 2,00 de 5)

11 comentários

  • José Cevidanes:

    USAR BATOM
    CHINES É O MESMO QUE VOTAR NA DILMA!!!

  • Bele Sidney:

    Acho importante, talvez seja a explicacao de muitos problemas de saude hj que nao se encontraam a causa

  • nikapinika:

    Eu fui ler as fontes citadas e achei “interessante” a presença de vários links de anúncio de maquiagem, rs.
    Sobre as fontes q a matéria, tem uma coisa: achei meio superficial, o que acaba comprometendo a notícia para mim. Por exemplo, existem os batons orgânicos, livres de uma série de constituintes agressivos, como os da The all natural face, Erzule ou Aubrey.
    Do jeito que se apresentou, parece que ficou meio generalizado, sabe? Os batons comuns e os orgânicos ficaram num mesmo balaio.

    • Cesar Grossmann:

      O estudo foi feito nos Estados Unidos, analisando marcas disponíveis para o mercado deles. Por outro lado, alguém testou a composição dos batons “orgânicos”?

      As propagandas são colocadas automaticamente no texto por mecanismos “burros”, que tem uma lista de palavras ou de tags e uma relação de anúncios, e simplesmente combinam um com o outro. Assim, se tem no artigo ou nas tags do artigo a palavra “batom” ou “maquiagem”, o mecanismo de inserção de comercial vai colocar os anúncios que os anunciantes pediram para colocar quando aparecerem estas palavras (e outras).

  • Vera Francesa Francesa:

    fiquei muito triste pois e a pintura que mais gosto.

  • luciambf:

    Essa história é antiga e não procede… Leiam http://www.e-farsas.com/batom-com-chumbo-causa-cancer-sera.html

    • Gabriel Suster:

      na verdade nao esta sendo dito que os batons e gloss causem cancer como no hoax circulante qual voce cita, diz que existem concentraçoes de metais pesados no baton e a exposiçao prolongada de um uso excessivo possa trazer efeitos toxicos aos usuarios

    • Jazz La Vie:

      realmente, há muito tempo, a cada dia que passa, este site vai perdendo minha credibilidade. Sou médica e a FDA só libera a comercialização de cosméticos seguros. Então não há muito o que se preocupar. Continue usando o seu batom!

    • Cesar Grossmann:

      Não é a mesma matéria. A base do artigo do Hiperciência é uma publicação científica, está ali na referência. Você pode conferir o estudo, verificar os autores, as instituições em que trabalham, etc.

      Bem diferente do boato que o e-farsas desvendou.

      De qualquer forma, parabéns por procurar verificar se a notícia procede. É importante manter o ceticismo sempre.

    • Dinho01:

      Não é bem assim.Quando eu fazia faculdade,eu tinha uma professora que estudava contaminação por metais pesados e ela encontrou um caso de uma secretária que se contaminou.A causa provável foi o uso abusivo que ela fazia de batom e cosméticos em geral.Principalmente porque tinha a mania de retocar a maquiagem várias vezes ao dia.

  • Eline Costa:

    agora vou passar a usar menos batom 🙂

Deixe seu comentário!