Ícone do site HypeScience

Recém-nascido ‘ressuscita’ depois de horas dentro de refrigerador

Um bebê prematuro que foi pronunciado como morto por médicos ‘ressuscitou’ na segunda-feira, depois de passar horas no refrigerador do hospital.

O bebê pesando apenas 600g no nascimento passou ao menos cinco horas dentro das unidades de refrigeração do hospital antes que seus pais, que a pegaram para enterrá-la, começaram a perceber algum movimento.

“Nós a desembrulhamos e sentimos que ela se mover. Nós não acreditamos no começo. Então ela começou a segurar a mão da minha mãe e em seguida a vimos abrir a boca”, disse Faiza Magdoub (imagem acima), a mãe de 26 anos.

A bebê do tamanho da palma de uma mão havia sido pronunciada morta várias horas antes, depois que médicos do hospital Western Galilee, ao norte de Israel, tiveram que fazer um aborto de emergência na mãe devido a uma hemorragia interna. Os médicos não haviam conseguido detectar o pulso do bebê antes do procedimentos. Faiza estava apenas na 23ª semana de gestação.

“Nós não sabemos como explicar isso, portanto quando não sabemos como explicar algo no mundo da medicina nós chamamos de milagre, e foi provavelmente o que aconteceu”, disse o diretor adjunto do hospital Moshe Daniel.

O bebê então foi levado à UTI neonatal do hospital para tratamento, mas os médicos não sabem o quão longe ela irá. Mas se ela sobreviver há fortes possibilidades de que venha a sofrer complicações mentais e motoras, de acordo com médicos.

O hospital nega qualquer negligência afirmando que o bebê foi cuidadosamente examinado antes de ser declarado como morto.

Motti Ravid, um professor de medicina, disse no Canal 10 de Israel que a baixa temperatura dentro do refrigerador diminuiu o metabolismo do bebê e possivelmente ajudou a pequenina a sobreviver. [Reuters, Sky, MailOnline]

Sair da versão mobile