Ícone do site HypeScience

Beber líquidos ajuda a combater mal-estar, mas fique atento

Quando alguém desmaia, vomita, passa mal com o calor ou tem uma variedade de outros tipos de problemas repentinos de saúde, nunca falta um transeunte para dizer: “bebe um copo d’água que ajuda”. Poucos param para pensar se isso realmente é útil, e o senso comum acredita, geralmente, que a água serve para “limpar” os germes do organismo.

Uma médica do Centro de Saúde Presbiteriano de Nova York afirma: essa é uma ideia enganosa. Beber água pode sim ajudar a combater alguns desses problemas, mas o motivo é outro. Em quase todas as situações de emergência, quando são necessários serviços de primeiros socorros, deve-se manter a vítima hidratada. Quando o problema é algo como febre, diarréia ou vômitos, perde-se fluidos corporais com uma rapidez maior do que se imagina, razão pela qual ele deve ser reposto imediatamente.

Mas a doutora faz questão de deixar claro que água não é remédio. Se houver alguma infecção de qualquer natureza, é preciso procurar um médico assim que o paciente se restabeleça – devidamente hidratado – o suficiente para ser examinado. Mas é claro que um organismo limpo tem muito mais chance de combater as infecções. [The New York Times]

Sair da versão mobile