Ícone do site HypeScience

Bento XVI realiza a primeira ligação para o espaço de um papa

O papa Bento XVI realizou a primeira ligação de um líder religioso da Igreja Católica para o espaço. No último sábado, dia 21, o pontífice mandou sua benção aos 12 astronautas a bordo da nave Endeavour. Segundo ele, a conversa foi “extraordinária”.

A ligação aconteceu depois que os astronautas encontraram uma fenda na espaçonave e ficaram preocupados com a sua volta segura para a Terra. Por fim, a NASA determinou que eles não corriam riscos.

Sentado à frente de uma televisão, o papa disse à tripulação que eles “eram os líderes da exploração humana do espaço e de novas possibilidades para nosso futuro”. Ele declarou que admirava a coragem, disciplina e comprometimento da equipe. “Parece óbvio para vocês que nós vivemos todos juntos na Terra e o quanto é absurdo que nos matemos. Eu sei que a esposa de Mark Kelly (um dos astronautas, cuja esposa levou um tiro na cabeça durante um evento político) foi vítima de um ataque sério, e eu espero que sua saúde continue a melhorar”.

Mark Kelly respondeu dizendo que do espaço não se enxergam fronteiras, e na Terra as pessoas ainda lutam por recursos. Na estação espacial, a energia é ilimitada e vem do Sol. “Se essas tecnologias fossem melhor adaptadas no nosso planeta, nós poderíamos diminuir um pouco da violência”, disse.

Bento XVI perguntou, então, sobre o futuro do planeta e os riscos ambientais a serem enfrentados e pediu que eles mandassem uma mensagem para os jovens. O astronauta Ronald Garan Jr falou sobre a camada fina da atmosfera que “separa os seres vivos do vácuo do espaço”. Mike Fincke completou dizendo que eles podem “olhar para baixo e ver o lindo planeta que Deus criou”. Ficke disse, contudo, que “quando nós olhamos para cima, vemos o resto do universo que está lá para ser explorado. A Estação Espacial Internacional é apenas um símbolo do que os humanos podem fazer quando trabalham juntos de maneira construtiva”.

Durante a conversa, que durou 18 minutos, o pontífice também expressou sua preocupação com o astronauta italiano Paolo Nespoli, cuja mãe havia acabado de falecer. “Como você tem lidado com esse momento de dor?”, perguntou. “Vossa santidade, eu senti suas preces e a de todos chegando até aqui. Nós temos a vantagem de olhar para a Terra e sentir tudo em nossa volta”, respondeu Nespoli, em italiano.

A chamada à longa distância foi realizada pela Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana, além da NASA. O papa de 84 anos falou do Vaticano e até deu risada quando um dos astronautas flutuou em sua frente. O porta-voz da Igreja, reverendo Federico Lombardi, disse que a ligação demonstrou a vontade do papa em se comunicar com os fiéis de todas as maneiras possíveis, seja mandando uma mensagem de texto com uma oração, ou pelo canal do Youtube com ensinamentos da igreja.[MSNBC]

Sair da versão mobile