Ícone do site HypeScience

Bill Gates acredita que as universidades serão substituídas pela internet

Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, é famoso por ter largado a faculdade para investir em seus negócios. Agora ele afirma que a internet poderia substituir as instituições de ensino superior, prevendo que os diplomas serão cada vez menos significativos.

Bill Gates estudava na Universidade de Harvard em 1975 e saiu da faculdade para fundar a maior empresa de software do mundo. Atualmente, além de ser uma das pessoas mais ricas do planeta, ele ainda está ativo e está ajudando, até mesmo, a projetar um reator nuclear. Apesar de ter recebido um diploma honorário de Harvard em 2007, ele não é muito fã de faculdades e,participando de uma conferência chamada Techonomy 2010 (uma junção das palavras “tech” de tecnologia e “economy” de economia), ele criticou o sistema das faculdades atuais.

Ele afirma que o ensino superior é complicado de se conseguir e diz que diplomas baseados em aulas presenciais não serão tão importantes no futuro. O argumento de Gates é que uma pessoa interessada pode aprender pela internet, e que as faculdades (com exceção das festas) não precisarão ser presenciais.

Apesar da sua visão de aprendizagem pela internet parecer meio radical nos dias de hoje (afinal, a própria Microsoft contrata apenas profissionais qualificados através de diploma – na maior parte dos casos) não parece ser algo completamente impossível de ocorrer no futuro.

E você, leitor, qual é sua opinião? Poderia alguém que aprendeu uma profissão pela internet substituir um profissional formado? [DailyTech]

Sair da versão mobile