Pesquisadores acreditam que o líquido digestivo das vacas, localizado em um órgão conhecido como rúmen, pode aumentar a produção de biocombustível, já que ele é capaz de quebrar moléculas de celulose contidas em plantas.
Cientistas do Joint Genome Institute, dos EUA, encontraram micróbios importantes nos estômagos das vacas, que podem levar à produção de biocombustíveis de forma mais simples.
Como produzir biocombustível em massa
Eles quebram as partículas de celulose em açúcar, o que é um processo muito importante para produzir biocombustíveis.
Vacas comem capim, que contém alto nível de celulose e que é muito difícil de ser digerido – basicamente, porque ele não contém nenhuma substância que se aproveita pro organismo da vaca por si só. São bactérias no sistema digestivo dela que são responsáveis por transformar o capim em açúcar, que pode ser digerido e usado como energia.
Agora os pesquisadores querem fazer com que esses mesmos micróbios ajudem na produção de biocombustíveis, transformando a celulose em açúcar que pode ser queimado e, por sua vez, transformado em energia. [DailyTech]
Calma, ainda não acabou? Você gostou do tema desse artigo? Então é bastante possível que você goste desses artigos também: