Blogs e tweets podem prever o futuro?

Por , em 24.06.2010

Uma pesquisa de administradores do Google está estudando os efeitos, na sociedade, das milhões de postagens diárias nesses espaços da web. Segundo eles, basta observar, quantitativamente, o que mais é escrito pelos usuários do mundo todo, para que se tenha um indicativo do que o povo quer; e assim podem-se fazer projeções do que está por vir.

Tudo começou quando eles fizeram uma pesquisa sobre procura de carros. As conversas na internet, em que se discutiam preferências sobre esta ou aquela marca, determinado modelo, davam pistas muito fiéis sobre o ranking de vendas de automóveis no mês seguinte.

Mas os pesquisadores garantem que a avaliação não funciona apenas para pesquisas de mercado. Estudos profundos na população podem ser feitos a partir dos meios de comunicação virtual. Durante a campanha eleitoral de Barack Obama rumo à Casa Branca, o pessoal do Google já anteviu a vitória graças às postagens no Twitter.

Algumas previsões podem também ter utilidade direta para as pessoas. A partir da pesquisa em que o termo “procura de empregos” apareceu postado, foi possível fazer uma projeção da taxa de desemprego daquele ano. Outro exemplo: procurando por lá determinados nomes de marcas e produtos, é possível saber o que está sendo mais vendido. A filosofia deles, assim, é algo como “diga-me o que twittas e te direi quem és”. [New Scientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Jorginho:

    Em suma : Quem domina a tecnologia , domina o mundo !

    • Vitor Tinho:

      Não meu querido… O nome disso é INDEXAÇÃO, todo mundo vai fazer alguma coisa, a diferença é que aqui foi retratado o fato de todos informarem via internet oque iriam fazer, sendo assim possivel o site indexador adiantar o resultado (DÃRRRRRR). Nada de Bostradamus nem illuminatis……..

  • Kelvin:

    Hmmn…….isto está me parecendo a Psicohistória de Hari Seldon, no Livro Fundação do Isaac Asimov…….a chance de prever o futuro ,matematicamente, aumenta na proporação da quantidade de seres vivos.

  • Otávio:

    Olá escritor do hypescience por que você não faz quem nem no you tube, tipo tem como colocar negativo ou positivo no comentario de alguém isto elevaria o nivel de postagens =D

Deixe seu comentário!