Ícone do site HypeScience

Brasil recebe “chimpanzé fumante” do Líbano

Um chimpanzé de 12 anos foi descoberto fumando em um zoológico libanês. Agora ele será transferido para uma reserva aqui no Brasil.

Ômega pesa 60 quilos, nunca escalou uma árvore ou conviveu com outros chimpanzés e, além de tudo, é viciado em cigarros. Ele se habituou e pega os cigarros que os visitantes jogam no chão, imitando o comportamento dos humanos.

De acordo com Jason Meier, diretor do grupo de Direitos dos Animais do Líbano é só Ômega ver um cigarro abandonado por perto que ele o coloca na boca e começa a fumar. Isso começou porque, quando era mais novo, ele foi treinado por um dono de restaurante que o ensinou a fumar para divertir os clientes. Quando ele cresceu, foi doado para o zoológico, onde passou os últimos 10 anos em uma jaula que media apenas 40 metros quadrados.

Ômega é um caso triste, mas não é o único: normalmente chimpanzés e outros animais são levados para o Oriente Médio e expostos em restaurantes, hotéis e em zoológicos privados.

Hoje mesmo, Ômega deverá embarcar em um vôo que o levará para uma reserva ecológica, no estado de São Paulo. Outros animais encontrados no mesmo zoológico de Ômega, como aves e até mesmo uma hiena, irão ser enviados para novas casas também. [BBC]

Sair da versão mobile