Buraco negro é descoberto na Via Láctea

Por , em 10.10.2012

Um novo buraco negro foi descoberto na Via Láctea. Batizado de Swift J1745-26, ele brilhou na faixa do raio-X duas vezes na manhã de 16 de setembro, e mais uma vez no dia seguinte, e foi o suficiente para ser encontrado.

No dia 18, o brilho do buraco aumentou, chegando ao pico. Foi equivalente ao da famosa Nebulosa do Caranguejo, considerada uma das mais brilhantes fontes de energia, e usada para calibração de observatórios de alta-energia. Ela continua brilhando, e embora seu brilho tenha diminuído do seu auge, ainda está 30 vezes mais brilhante do que quando foi descoberta.

Os disparos de raio-X foram ocasionados por matéria caindo no buraco negro. Pouco antes de atravessar o horizonte de eventos, a matéria estava tão quente que, por instantes, brilhou na faixa do raio-X.

Os astrônomos agora querem medir a massa do objeto, e confirmar se é realmente um buraco negro, já que ainda há a possibilidade de ser uma estrela de nêutrons.

A origem da matéria é uma estrela vizinha – o buraco negro faz parte de um sistema binário. Ela vai se acumulando em um disco em torno do buraco negro para entrar dentro dele de uma só vez, em vez de cair lentamente com o tempo, produzindo um brilho contínuo de raio-X.

Não se sabe ao certo a distância em que se encontra o buraco negro. Estimativas variam de 20.000 a 30.000 anos-luz, e a posição é na constelação Sagitário, a mesma que abriga o buraco negro do centro da nossa galáxia. Na verdade, sua direção é possivelmente poucos graus distante da posição do buraco negro central.

A matéria que está brilhando e a estrela vizinha não são visíveis a partir da Terra porque nuvens de gás e poeira escondem a estrela, impedindo que seja vista daqui na faixa da luz visível, embora seja visível no infravermelho e rádio. Provavelmente, a companheira do buraco negro é uma estrela como o nosso sol.[Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Alberto Campos:

    Como não podemos ter certeza de nada, eu digo aqui, também especulando, que o buraco negro não suga nada. A galáxia sim, como podemos ver na foto. A periferia da galáxia suga a estrela próxima. Normalmente ela suga poeira cósmica que vai se agregar à galáxia e se transformar em copos celestes. O buraco negro é apenas um centro ôco, com uma forte força gravitacional. O texto deve estar correto. Isto também pode ser uma estrela de neutons, que atraiu matérias ao seu redor, foi crescendo, adquirindo mais força gravitacional e a tendencia é sugar tudo na galáxia. Este tipo de buraco negro tem um centro com massa. Note o jato de matéria e energia que sai do horizonte de eventos. Isto é a desintegração da matéria que gira a uma velocidade altíssima e se choca com a matéria a sua frente e provoca a desintegração da matéria e gera tambem antimatéria.
    Um buraco negro galáctico, dentro de uma galáxia, me parece impossivel de acontecer.

    • alex bezerra:

      puuuuuuuuuuutzzz
      cara,…n da pra ver a galaxia na foto … lol
      o q da pra ver eh a estrela,o buraco negro e o horizonte de eventos(com a luz da estrela,sendo sugada pelo buraco negro)…
      horizonte de eventos esse que vc esta confundindo com a galaxia…ehusheuhse
      essas ‘cores’ formando um espiral eh o q denominam horizonte de eventos,e n uma galaxia ^^

  • Abner Ferreira:

    hummmm…. ok. Eu iria fazer uma explicação aqui, mas decidi postar essa página que ja explica um bocado. https://sites.google.com/site/novarealidade2012/alinhamento-galactico

    entrem nesta depois, pode parecer ate loucura, mas uma loucura ate compreendida. http://www.novaera-alvorecer.net/as_7_profecias_maias.htm

    • Rone100theone:

      Ao Abner Ferreira. A matéria aqui fala um buraco negro próximo ao buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia. Li os links que vc postou. Só recentemente a ciência descobriu a localização exata do centro da nossa galáxia. O que dizer do conhecimento científico á + de 2 mil anos atrás? Não sabíamos nem mesmo da existência de outras estrelas além das que viamos a olho nu. A civilização maia que todo o respeito, podem até terem sido bons apreciadores das estrelas, mas dizer que eles sabiam que haveria um alinhamento do sol com o centro da galáxia? Bom pode ser até que sabiam. Já escrevo o motivo. Mas algo importantíssimo é que eles não sabiam o tempo que ocorreriam mudanças na humanidade. Primeiro porque eram povos adoradores de demônios ( anjos disfarçados de bons ou até de extra-terrestres) havia até sacrifícios de seres humanos naquela cultura Maia. O Criador do Universo deixou claro na bíblia que o dia e a hora do julgamento de Deus não era conhecido nem pelos filho Jesus um anjo, nem por quaisquer outros anjos ou demônios. O dia e a hora do juízo final apenas Deus o criador sabe. Se o alinhamento realmente ocorrer em 21/12/12 nada de diferente vai ocorrer na terra. Esta informação avançada em termos científicos pode muito bem ter sido passada a eles, os Mais como algo a mais em termos de mentiras e tentativas de desviar eles e a humanidade em geral de conhecer e adorar um Único Deus Criador que tem nome… Quem viver verá.

    • Glauco Ramalho:

      Eu acho que o centro galáctico deve ser uma região tão grande que a Terra já deve estar alinhada com ele a muuuuuuuito tempo…

  • Glauco Ramalho:

    Esses astrônomos estão muito sem parâmetros. Qualquer sinal de Raios-X, prá eles, é buraco negro. Lamentável…

    • Giovane:

      Haha falou o especialista. Lamentável os comentários desse cara, que aliás, estão ridículos ultimamente.

    • Glauco Ramalho:

      Ué, se mordeu pq? É astrônomo tb?

    • Bruno Santos:

      Com certeza este não é só mais um sinal de Raios-X para a informação ser divulgada né ?

  • Gargwlas Gargw Gargwlas:

    ainda bem que esta longe…

Deixe seu comentário!