Ícone do site HypeScience

Café da manhã ajuda na dieta? Tire essa dúvida de uma vez por todas!

Há quem diga que tomar um reforçado café da manhã ajuda na dieta. Afinal, em teoria, uma refeição com tudo o que você tem direito proporcionaria menos fome durante o dia e, assim, você comeria menos bobagens. Mas será que isso funciona mesmo? Nós temos a resposta!

Afinal, café da manhã ajuda na dieta?

Em todos os estudos feitos sobre o assunto, nos últimos 70 anos, a única solução garantida para a perda de peso é ingerir menos calorias do que você gasta. Ou seja, ou comer menos ou se exercitar mais.

Pesquisas mostram que tomar um grande café da manhã realmente diminui a quantidade total de calorias ingeridas no fim do dia. Mas isso levando-se em consideração a quantidade que as pessoas comem no dia todo para fazer essa comparação – ou seja, algumas tomavam um café da manhã grande comparado a pouca quantidade de comida que ingeriam no resto do dia, não necessariamente um café da manhã reforçado para os parâmetros de outras pessoas.

Cientistas do Centro de Medicina Nutricional Else-Kröner-Fresenius analisaram 300 pessoas e pediram para que elas mantivessem uma espécie de diário, relatando o que comiam todos os dias. Dentre as 300 pessoas havia quem caprichava no café da manhã, quem comia pouca coisa e quem não comia nada de manhã.

Os resultados revelaram que as pessoas comiam a mesma quantidade no almoço e no jantar, independente do tamanho do seu café da manhã. O que mudava era apenas a vontade de fazer um lanchinho entre o almoço e o desjejum, que realmente o impedia de comer menos besteiras. Mas como a diferença estabelecida entre um café da manhã reforçado e um normal era de 400 calorias, isso equivalia a contagem calórica do lanche da manhã, não fazendo diferença na quantidade total de calorias ingeridas ao dia.

Então especialistas ainda mantém a idéia de que para emagrecer o caminho certo é fazer exercícios e comer menos. [Science 2.0]

Sair da versão mobile