Ícone do site HypeScience

Câmera gigante capta fotos com dois andares de altura

Parece uma daquelas antigas câmeras sanfonadas como outra qualquer, em que o fotógrafo coloca o rosto por baixo de um pano preto na parte de trás e manda falar “xis”. Mas o equipamento construído pelo fotógrafo americano Dennis Mannarchy, para comemorar os duzentos anos da invenção da câmara escura, tem uma pequena diferença: a câmera tem mais de 11 metros de comprimento.

A gigantesca câmera foi batizada de “O Olho da América”. Cada negativo fotográfico desse aparato mede 2 metros por 1,5 metros, e a máquina é tão grande que precisa ser transportada em uma carreta de caminhão. Como as fotos tiradas serão ampliadas para o tamanho equivalente ao de dois andares de um prédio, a definição de imagem é mil vezes superior a uma câmera digital comum. O negativo é tão grande justamente para que isso seja possível.

A novidade faz parte de um projeto chamado “Retrato Americano”, no qual o criador da câmera percorrerá mais de 30 mil quilômetros pelos EUA, fotografando benfeitores da sociedade. [Gizmodo]

Sair da versão mobile