Candidata do Miss Universo luta pela retirada da transexualidade da lista de doenças mentais da OMS

Por , em 25.10.2012

Nenhum concurso para o Miss Universo no Canadá foi tão polêmico como o deste ano. Loira, alta e de pernas delicadas, Jenna Talackova havia sido selecionada para a competição, mas foi desclassificada quando a organização descobriu que ela era transexual.

Apenas depois de muita luta, ela conseguiu voltar à competição, se transformando na primeira transexual que participou de um Miss Universo – e, de quebra, ficando entre as 12 mulheres mais belas do Canadá.

E isso é só o começo. Agora, Jenna luta para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retire a transexualidade de sua lista de doenças mentais. E sua campanha parece estar chamando atenção – a petição tem cerca de 45 mil assinaturas até agora.

“Eu não estou doente. Na verdade, eu estou ótima! Eu sou uma mulher que teve que passar por procedimentos médicos para ser quem eu realmente sou em meu interior”, diz Jenna no vídeo em que apela para que a OMS para de considerar o transexualismo como uma doença. Confira o vídeo completo de Jenna abaixo:

Você pode assinar a petição online aqui. [io9/G1]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Dahn___:

    se é uma competição feita para mulheres então so mulheres deveriam competir, ja pensou um “senhorita universo” com um machão musculoso, não daria certo, sei que o caso é diferente, e o individuo fez com que parecesse mulher, mas não muda o fato que nasceu homem, então assim se existe miss universo e mister universo, é certo um competir com o outro? um homem numa competição de mulheres e uma mulher competir numa de homens, não é logico, nem permitido em regras de nenhuma competição, se fazer parecer não muda o fato de quem voce nasceu. devemos respeitar a decisão/opinião dos outros, mas isso não significa ir contra as regras de uma competição, seria justo isso num caso de um homem so por parecer e querer ser mulher competir contra mulheres em um esporte olimpico como auterofilismo? ele ganharia vantagem, da mesma forma que o inverso na ginastica, ja que mulheres são mais rapidas e flexiveis naturalmente uma mulher competindo contra os homens levaria vantagem. nesse caso as chances estavam contra ele, mas mesmo assim, não é por que queremos voar como um passaro, e fizemos cirurgias para termos penas que mudara o fato de que nascemos humanos. então o justo seria uma competição so para transsexuais, assim como ha uma para MULHERES, e outra para HOMENS.

    • David Lopes:

      Ela deveria ira para a Miss Trans!!! Poxa esses concursos enfatizam a beleza NATURAL da MULHER sendo assim eleita a “mais bela”… Devido a esse fato (e outros) d maneira nenhuma deveria ser candidata um HOMEM!!!

    • Allan:

      Acontece que ela é mulher que nasceu como homem. Ela não possui traços masculinos, como musculos, pomo de adão e nem mais penis, ou seja, isso não seria ser uma mulher?
      Isso tudo o que você diz é praticamente como dizer que se a pessoa é definida no momento que nasce. Um tanto fechada essa mentalidade, acredito.
      E alem do mais, o artigo em questão nem ao menos questiona a opinião pública quanto ela participar ou não da competição, o que ja foi relatado que ela esta participando. A questão é a luta da candidata em lutar contra um conceito enraizado em ideias ultrapassadas de realidade.

    • Dinho01:

      Isso é uma questão complicada pois na cabeça dela,ela é uma mulher.

  • Kelly Zeferino:

    Eu não acredito que transexualidade ainda está na lista de doenças mentais… ¬¬

  • Jean P. Carvalho:

    Ok, Gargwlas… mas quem define esta “condição” do corpo??

  • Clara Telis:

    Pode ser uma disfunção emocional ,mas não uma doença mental ,pela primeira vez vejo uma miss que lute por algo útil ,geralmente elas são fúteis e sem ideias próprias.
    Pessoal ,tem que começar a ir se acostumando ,hoje em dia existem homens com vaginas e mulheres com pênis;vale lembrar que sempre existiu ,só que as pessoas se escondiam ,hoje não há mais necessidade disso ,estamos vivendo um revolução tecnológica,ou seja as mentes são outras ,ou pelo menos deveriam ser .

  • Osvaldo Quero-Quero:

    na vida tudo que aprendemos é porque fomos ensinados,respeitemos os outros,sua maneira de ser e suas opiniões.

  • Renato Almeida:

    Até isso ja inventaram Miss universo ? quer dizer que vao competir com as marcianas ETs ou coisa assim do universo ? deveria ser miss planeta

  • Gargwlas Gargw Gargwlas:

    mas é uma doença… se o corpo é uma condição mas a mente quer outra coisa.. algum dos 2 esta doente.. ou a mente ou o corpo.

    na minha opniao é o corpo

    • César H. Valentino:

      Muito bem colocado Gargwlas!.. Faria o seu comentario se vc já não tivesse o feito…

Deixe seu comentário!