Cansado de tossir? Tome uma colher de mel

Por , em 9.02.2011

É sempre bom dar um descanso aos antibióticos e aproveitar um remédio natural que não agrida o organismo. Mas como saber se aquela dica da sua avó realmente funciona? Eis uma que tem verdadeiro apoio científico: mel para tosse.

Uma colher de mel, ou até mesmo um pequeno copo de água aromatizada, têm poucos efeitos colaterais e parece ser eficaz. A ideia é que as substâncias doces de qualquer tipo ajudam a aliviar a parte posterior da garganta e acabar com o muco nas vias aéreas. O mel é também conhecido por possuir propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Pesquisadores já estudaram os resultados do mel. Eles recrutaram 105 crianças e adolescentes que tinham tosse de infecções no trato respiratório superior. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos: um que não recebeu tratamento, outro que recebeu uma ou duas colheres (de chá) de mel, e um terceiro grupo que recebeu uma dose de dextrometorfano (remédio) com sabor de mel. O grupo do mel teve as maiores melhorias: dormiram melhor e a frequência e a gravidade da tosse diminuíram.

Em um estudo similar, cientistas reuniram 100 crianças com infecções do trato respiratório que estavam tossindo por um período médio de mais de três dias. As crianças receberam um xarope para a tosse com dextrometorfano, um xarope para a tosse contendo um anti-histamínico, ou um placebo, que era essencialmente água aromatizada. Embora as crianças em todos os três grupos tiveram uma redução na tosse, as que receberam a água aromatizada apresentam os melhores resultados.

Apesar dos benefícios, os médicos alertam que o mel nunca deve ser dado a crianças menores de um ano de idade, porque em casos raros pode causar botulismo infantil. [NewYorkTimes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Ewerton Conde Da Matta Machado:

    E se a pessoa for diabética? Não podendo com o mel…

    • Orestes Benedictis:

      pelo que entendi… se houver algum adoçante que diabético possa tomar, é só misturá-lo a água, pois o doce ajuda

  • Evandro:

    Ai a Industria Farmaceutica, pega o mel, centrifuga, mistura com água, e mais alguma coisa. E vende o quadruplo do preço, falando que “este sim é bom para tosse e resolve”. Como a maior parte dos xaropes para tosse.

    Mel com limão não tem igual. E não só para tosse. Mas para dor e ardencia na garganta. Podem fazer o teste.

  • Eduardo:

    Por isso antes de eu usar alguns(não todos), dos conhecimentos populares, vejo primeiro se tem uma base cientifica, pois há exemplos de quem coloca leite ‘de peito’ nos olhos e poderá ficar cego…

  • O Crítico:

    Nada que o povo já não saiba.

    • Leo Joao:

      Sim sim, porém agora comprovado pela ciência.

  • Fábio Valentim:

    Essa receita é tão velha que minha avó passava isso desde pequeno. Isso vem de tradição milenar que já sabia desde que me entendi como gente.

Deixe seu comentário!